quarta-feira, 11 de novembro de 2009

SUPERANDO A FRUSTRAÇÃO ATRAVÉS DO MESTRE JESUS

Frustração é uma emoção que ocorre nas situações onde algo obstruí de alcançar um objetivo pessoal. Quanto mais importante for o objetivo, maior será a frustração. É comparável à raiva.

As fontes da frustração podem ser internas ou externas. As fontes internas da frustração envolvem deficiências pessoais como falta de confiança ou medo de situações sociais que impedem uma pessoa de alcançar uma meta.

(João 21:3) Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Responderam-lhe: Nós também vamos contigo. Saíram e entraram no barco; e naquela noite nada apanharam.

Pedro tinha deixado de ser pescador para ser discípulo de Jesus. Foram magníficas e indescritíveis as experiências na companhia do Mestre... Agora, angustiado, em depressão física e psicológica, volta a ser pescador. Transmite seu desânimo e sua frustração aos companheiros de discipulado, os quais foram também com ele pescadores.

Vou pescar" diz Pedro e “nós também vamos contigo", disseram os outros. Não havia Jesus transformado todos eles em “pescadores de homens"? Não lhes dera a importante tarefa de anunciá-lo ao mundo?... É que para eles, até aquele momento, tudo parecia ter terminado na tragédia do Gólgota, com a morte na cruz do Mestre querido... A voz de Pedro explodiu no peito de cada um, nas duas palavras, expressando a derrocada: “Vou pescar!” Era como se dissesse: Volto à minha antiga profissão, pois a vida não tem mais sentido para mim!...

Frase carregada de frustração, repetida diante do inesperado, funesto, danoso, irreparável, mortal... “A vida não tem mais sentido para mim!”"

Inúmeros acidentes, desastres, derrocadas financeiras, interrupção de relações amorosas, tempestades incontroláveis, diagnósticos de doenças incuráveis, perda de pessoas queridas, conduzem-nos, muitas vezes, a este estado de alma em que parece não haver mais esperança para o futuro e, então, dizemos “a vida perdeu o sentido para mim!..." Quantas vezes ouvi essa frase terrível, carregada de amargura, repassada de desesperança.

Foi o rapaz ou a moça, sonhadores, porque a pessoa amada manifestou desprezo e rompeu a relação tão cheia de esperanças... Ou então aquele senhor ou senhora que viveram a intensidade do amor e inesperadamente a morte os separou... Ou, ainda, a decepção muito grande de alguém que confiou demasiadamente no amigo ou no projeto e, de repente, tudo caiu no vazio... Podem ser tantas coisas, todas elas levando a pessoa, no desespero, a dizer: “para mim a vida não tem mais sentido..." O que foi que aconteceu?

Tudo continua como antes, só que agora está faltando a presença, o convívio feliz com aquela pessoa querida, que fazia ascender a luminosidade para sentir a beleza da vida.
A luz se apagou: não pode mais ver a vida como antes. Falta a presença! Era o que dava sentido. A vida não tinha mais sentido para Pedro porque Jesus ausentou-se dela!...

Primeiro: É Jesus que dá sentido à vida! Suas palavras nos levam ao êxtase do bem-estar: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10:10). Apenas viver é vida vegetativa; viver em abundância é ter a plenitude da vida. Plenitude da vida é ser feliz. É como ter tudo de bom que se imagina: paz, alegria, realização de sonhos, bem-estar físico e mental, satisfação total.

Que tremenda dificuldade e de viver abundantemente! Isto só é possível à vida que Jesus dá. Mesmo porque, nessa abundância de vida, oferecida por Jesus, existe a transmudação, isto é o novo sentido, de tal sorte que as coisas que antes nos agradavam e eram fúteis e passageiras são mudadas pela nova vida em Cristo, com todo o sentido que Ele dá: aconteça o que acontecer, em vez de dizermos “a vida não tem mais sentido para mim", passamos a dizer: “Encontrei um novo sentido na vida!" Onde Cristo está tudo muda e suas palavras em (Apocalipse 21:5) se completam: “Eis que faço novas todas as coisas"!

Segundo: Jesus vem e se manifesta a nós. Que felicidade a de Pedro e dos seus companheiros de pescaria. A desilusão, a tristeza, a frustração, o desengano durou muito pouco: um dia, quem sabe uma noite, pois o Senhor Jesus não permitiu que fossem dominados pela depressão, veio ao encontro deles, manifestou-se, reconstituiu neles a vida e tornou-a abundante. “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" Saíram dali, deixaram os barcos e as redes, agora definitivamente, para serem pescadores de homens... Que narrativa deliciosa, a do Evangelho: “Ao clarear a madrugada estava Jesus na praia..." (verso 4 de João 21).

A presença de Jesus mudou tudo. Transformaram-se os corações. Saíram do luto de um Jesus que havia morrido para o Cristo da Ressurreição. Alentem-se os nossos corações, a madrugada há de clarear-se em nossas vidas e sairemos da tristeza e do abatimento para a plenitude da vida!

Terceiro: Jesus envia o seu Espírito para nos dar consolo. Não fiquem tristes, não tenham medo, mesmo que pareça estar ausente, Eu estou com vocês. Não os deixarei órfãos... darei a vocês o meu Espírito, o Consolador, para que esteja sempre com vocês (João 14:16-18).

Um comentário:

Iraluz disse...

Oi amados, obrigada pelo carinho. Deus abençõe a vocês e a obras das vossas mãos. Adorei conhecê-los também e já estou seguindo este blog abençõado. Um beijo e fiquem na paz.