terça-feira, 17 de novembro de 2009

CUIDADO!!! O DESÂNIMO PODE CONTAGIAR

Texto: (Hebreus 10: 25) Não deixemos de congregar-nos (episinagoge – raiz si+ago = andar junto um com o outro), como é costume (ethos =hábito, comportamento, prática) de alguns; antes, façamos admoestações (paracaleo= estar ao lado de alguém chamando-o em alta voz) e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.

Introdução:


No NT temos pelo menos três passagens que alertam contra o desânimo:

(2 Coríntios 4:8) Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados;

(Colossenses 3:21) Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados.

(1 Tessalonicenses 5:14) Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.

O que é desânimo nos textos?

athumeo = abatido, coração quebrado.
oligopsuchos =sonhar pequeno.
exaporeomai = estar totalmente sem esperança, deixar de seguir, estar fora do caminho, desistir da vida, sem forças para continuar vivendo, estar totalmente destituído de recursos.

1) Primeiramente o desânimo é vencido quando descobrimos sua origem
“Como é o costume de alguns”.
(ethos =hábito, comportamento, prática)

O desânimo é um hábito adquirido, um comportamento assimilado. É um sentimento que se traduz na prática exercida no decorrer da vida de uma pessoa.. Ela se sente desanimada porque assimilou o desanimo.

Não é porque ela é crente que ela está desanimada, mas porque sempre foi desanimada mesmo antes de ser crente. Na realidade tal pessoa tem desanimo para tudo na vida: trabalho, lazer, esporte, serviço ao próximo etc.

De onde vem este hábito?

De dar ouvidos ao que os outros dizem de ruim;
De fixar o olhar só nas dificuldades da vida;
De ficar lendo só notícias de derrota.

A crise

Um homem vivia a beira de uma estrada e vendia cachorro quente. Ele não tinha radio, televisão e nem lia jornais, mas produzia e vendia bons cachorros quentes. Ele se preocupava com a divulgação do seu negocio e colocava cartazes pela estrada, oferecia o seu produto em voz alta e o povo comprava.

As vendas foram aumentando e, cada vez mais ele comprava o melhor pão e a melhor salsicha. Foi necessário também adquirir um fogão maior para atender uma grande quantidade de fregueses, e o negocio prosperava...

Seu cachorro quente era o melhor de toda região! Vencedor, ele conseguiu pagar uma boa escola ao filho. O menino cresceu, e foi estudar economia numa das melhores faculdades do país. Finalmente, o filho já formado, voltou para casa, notou que o pai continuava com a vidinha de sempre e teve uma seria conversa com ele: - Pai, então você não ouve radio? Você não vê televisão e não lê os jornais? Ha uma grande crise no mundo. A situação do nosso país é critica. Está tudo ruim. O Brasil vai quebrar. Depois de ouvir as considerações do filho estudado, o pai pensou: bem, se meu filho estudou economia, lê jornais, vê televisão, então só pode estar com a razão.

Com medo da crise, o pai procurou um fornecedor de pão mais barato (e, é claro, pior) e começou a comprar salsicha mais barata (que era, também, a pior). Para economizar, parou de fazer seus cartazes de propaganda na estrada. Abatido pela noticia da crise já não oferecia o seu produto em voz alta... Tomadas todas essas "providencias", as vendas começaram a cair e foram caindo, caindo e chegaram a níveis insuportáveis e o negocio de cachorro quente do velho, que antes gerava recursos até para fazer o filho estudar Economia, quebrou. O pai, triste, então falou para o filho: - "Você estava certo, meu filho, nós estamos no meio de uma grande crise." E comentou com os amigos, orgulhoso: - "Bendita a hora em que eu fiz meu filho estudar economia. Ele me avisou da crise..."

Cuidado com o que você ouve. Não permita que o pessimismo, o derrotismo, o desânimo dos outros penetre e crie raízes em seu coração pois, certamente, isso desanimará você.

2) Em segundo lugar o desânimo é vencido quando reconhecemos o mau que ele produz.

“Não deixemos de congregar”
(episinagoge – raiz si+ago = andar junto um com o outro),

O desanimo produz o isolamento da pessoa. Ela se afasta dos outros e dos ambientes sociais. Enfurna sua cabeça num mundo onde para ela todos são contra.

A pessoa começa a sentir pena de si mesmo e justificar tal comportamento criticando as pessoas vendo somente os defeitos dos outros e as dificuldades nas situações.

Se chove não sai de casa porque pode se molhar.
Se o sol aparece não sai de casa por causa do calor.
No final de semana, não sai de casa à noite por que já está ficando tarde demais e tem que acordar no outro dia cedo.
Se é dia de semana não sai porque trabalhou durante o dia.

A pessoa desanimada quer tudo nas mãos e faz somente aquilo que não exige muito de si mesmo.

Ilustração: O homem que morreu mas quando ouviu falar no arroz acordou e perguntou se já estava cozido: “ – ainda tem que ser feito!”
“- então toque o funeral”, disse ele.
A pessoa desanimada é como já estivesse morrido.

3) Em terceiro lugar, o desânimo é vencido quando permitimos que pessoas nos exortem.
“admoestemos uns aos outros”
paracaleo= Exortar, admoestar , encorajar, consolar.

Geralmente as pessoas pensam que exortar é “dar uma bronca” ou “puxar a orelha de alguém”, mas a palavra é mais do que isso. É estar ao lado de alguém chamando sua atenção, prevenindo, avisando, lembrando, advertindo em alta voz.

A pessoa desanimada precisa ouvir 24/7 palavras de animo e vitória para sua vida. Além de ler sobre e ver as coisas boas que a vida proporciona.

O educador Celso Antunes em seu livro “A criatividade na sala de aula”, diz que devemos buscar imaginar o outro lado da situação.
Ajude a pessoa e ver sempre o que pode ser bom e não somente o que é ruim em todos as situações da vida.

Existem dois extremos que precisam ser evitados: ser milindroso e ser indiferente. A pessoa milindrosa não gosta de ser exortada e a pessoa indiferente não se importa com a vida do irmão.

Não devemos ser milindrosos e nem indiferentes, mas devemos ser espirituais para podermos exortar e sermos exortados uns pelos outros.

A igreja nos auxilia a vencer o desânimo:

Como estar seguro no mundo de hoje

1. Evite dirigir automoveis porque estes são responsáveis por 20% de todos os acidentes fatais.
2. Não fique em casa porque 17% de todos acidentes ocorrem em casa.
3. Evite andar em ruas ou calçadas porque 14% de todos acidentes ocorrem
com pedestres.
4. Evite viajar pelo ar, trilhos, ou água pois 16% de todos acidentes
envolvem estas formas de transporte.
5. Dos restantes 33%, 32% de todas as mortes ocorrem em Hospitais. Acima
de todas as coisas, evitem hospitais.
6. Você ficará satisfeito em saber que 0.001% de todas as mortes ocorrem
em Cultos de Louvor na Igreja, e estas são normalmente relacionadas a
desordens físicas previas. Logo, a logica nos diz que o lugar mais seguro para você estar em qualquer momento é a Igreja!!!

Conclusão: O desânimo é uma prática de vida adquirida; tem como consequência o isolamento; é vencido quando alguém se põe lado a lado com palavras de encorajamento.

Que Jesus seja o centro de todas as coisas

Nenhum comentário: