Há atitudes necessárias visando a vitória sobre as tentações. Propositalmente, elas estão apresentadas na primeira pessoa do singular.
1. Procurarei ser preenchido pela presença de Deus. "Quando Deus preenche nosso vazio interior com o Espírito Santo, a vida funciona. Quando Deus não o preenche, uma multidão de apetites devoradores destrói nossas melhores intenções.
Pessoas brilhantes que deveriam dominar seus apetites acabam dominadas por algum demônio pavoroso que a princípio não eram bem-vindo. Depois a presença dele se tornou habitual. Finalmente era o vício, e não o cristão, que dominava". (MILLER, Calvin. Nas profundezas de Deus. São Paulo: Vida, 2004, p. 44).
2. Assumo corretamente que o diabo tenta as pessoas e isto me inclui, seja de forma extraordinária ou comum. Eu sei o que me particularmente difícil.
3. Reconheço que estou sendo tentado.
4. Admito a minha incompetência para me livrar sozinho das ciladas e resistir sozinho ao Tentador.
5. Aproximo-me de Deus como a Fonte da minha força, sabendo que em Sua presença, por meio da oração, sou alimentado e protegido e em sua Palavra encontro todo conselho para lidar com o mal. Estou certo que "não adianta orarmos por vitória sobre a tentação, se não nos compromissamos em lhe dizer 'não'" (Jerry Bridges).
6. Preciso e vou procurar uma pessoa que me possa aconselhar e a quem eu possa prestar contas.
7. Resistirei aos(s) ataque(s). Evitarei a atmosfera favorável o inimigo, porque "é mais fácil evitar a tentação do que resisti-la" (Bill Shannon).
Se eu ceder, ainda assim resistirei. Se eu cair, ainda assim resistirei. Mortificarei meus desejos pecaminosos (que é o mesmo que dizer: baterei duro em mim mesmo).
Não desistirei do projeto de santidade, desenhada por Deus para mim. Reconheço que "quando os cristãos estão expostos à tentação, precisam orar a Deus por sustentação; quando são tentados, não devem ficar desanimados. Não é pecado ser tentado; pecado é cair em tentação". (D.L. Moody).
8. Vigiarei as fontes dos desejos maus, cuidando do meu olhar. Vigiarei porque que sei que o Adversário não descansa.
Queridos temos em Jesus Cristo nosso refúgio e fortaleza, clame em oração e resista ao mal e creia que o Senhor Jesus o fortalecerá não desista.
Que o Senhor Jesus nos abençoe