PASSOS DE CURA INTERIOR


QUE  COMO  QUANDO

1 – Santificação do Espírito Rm.10:9 “porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo“

A salvação é fundamental, pois somente a aceitação do Senhor Jesus como nosso salvador nos torna além de criatura de Deus, filho de Deus. Sem a salvação não teremos a assistência do Espírito Santo de Deus para conquistarmos a alma e o corpo. Conversão(novo nascimento)

2 – Santificação da Alma

(I Te.5:23) “E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”

(Tg. 1:21) “Pelo que, despojando-nos de toda sorte de imundícias e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas”

(2Co.9:27) “Derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo” Após a Conversão

2.1 – Conquista da Mente

É necessário a renovação da mente através da palavra para os recém nascidos e revisão da doutrina para aqueles que já são convertidos.

Pontos importantes a serem ministrados:

1 – Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo;

2 – Novo Nascimento;

2.1 – Plano de Deus para salvação do homem;

2.2 – Significado do Sacrifício de Jesus na Cruz;

2.3 – Papel do Espírito Santo de Deus no processo de santificação;

2.4 – Batismo do Espírito Santo;

3 – Conceito de Espírito, Alma e Corpo;

4 - Orar em conformidade com as Escrituras Sagradas;

5 – Conceito de Maldição, Benção e Pecado.

6 – Batalha Espiritual

Nota: Para realizar a renovação da mente , além dos itens acima, devemos aprofundar no conhecimento da palavra no decorrer do processo de conquista da vontade, emoção e do corpo. Após a conversão

2.2 – Conquista da Vontade A conquista da vontade implica em aprender a exercitar o livre arbítrio alinhado com a palavra de Deus. Requer a ajuda do Espírito Santo de Deus para colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos na renovação da mente.

Aqui começa o ponto mais crítico do processo de conquista, pois a questão não é a teoria, mas a prática. O apoio de uma pessoa com experiência em cura interior é fundamental para iniciar a caminhada com o Espírito Santo de Deus”. Após a etapa 2.1

2.3 – Conquista das Emoções É uma batalha a ser travada simultaneamente com a conquista da vontade. Aqui será aplicada a metodologia de cura interior:

1 – Identificação do Problema;

2 – Levantamento detalhado do Histórico de Vida envolvendo o problema;

Nota: A correlação do problema com o histórico de vida pode ser complicada devido ao nosso mecanismo natural de defesa: nossa criatividade em encontrarmos formas pessoais de “encobrir as nossas vergonhas”. Adão e Eva cobriram as “vergonhas” com a folha da figueira, mas Deus  sabe exatamente o que representa a folha da figueira. Por isso, a conquista da santificação  deverá ser feita em parceria com Espírito Santo de
Deus. Não existe nenhuma outra forma alternativa  de cura interior sem estar na total dependência do
Espírito Santo de Deus.

3 – Confissão e súplica alinhada com as Escrituras Sagradas ( pedido de perdão ao Deus Altíssimo, pedido para restauração de feridas da alma como rejeição, humilhação, etc).

Nota: Nesta fase, aprender a entregar-se completamente ao Espírito Santo de Deus e ouvir a Sua voz é o segredo do sucesso.

Para isso o cristão será orientado, passo a passo, pois é como caminhar no escuro pela primeira vez e não ter a mínima noção de direção. Esse processo(cura interior) uma vez aprendido, pode ser feito entre o crente e o Espírito Santo de Deus. A partir de então a produtividade de sua conquista será cada vez melhor.

Simultaneamente a conquista da vontade

3 – Santificação do Corpo (ICo.9:27) “ Antes subjugo o meu corpo e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros eu mesmo não venha a ficar reprovado”

A santificação do corpo ocorre simultaneamente a conquista da vontade e das emoções, pois o exercício do livre arbítrio alinhado com a vontade de Deus significa libertação de compulsões da carne(sexo, comida...) que na maioria das vezes são resultantes de passividade da vontade e desequilíbrio emocional devido aos vínculos com iniqüidades no passado e presente. A oração de fé acompanhada da assistência do Espírito Santo de Deus que é o nosso professor, ajudador, intercessor, consolador, selo da salvação..., fará toda a diferença no processo de santificação do corpo. Simultaneamente a conquista da vontade e emoção



CATIVEIRO INTERIOR