quinta-feira, 26 de novembro de 2009

CUIDADO COM A IMPACIÊNCIA ELA PODE SER DANOSA E PREJUDICIAL

Porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, esta a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes (Is 30.15)
Pesquisadores de uma universidade em Chicago (EUA) publicaram na semana passada, os resultados de uma pesquisa sobre as conseqüências da impaciência para a saúde das pessoas.
Pessoas impacientes sofrem mais com problemas de hipertensão e têm mais probabilidades de contrair doenças cardíacas. Eles utilizaram algumas perguntas para avaliar se uma pessoa é impaciente: Você se aborrece quando tem de esperar? Você come depressa? Você costuma sentir-se pressionado no fim de um dia normal de trabalho? Costuma sentir-se pressionado pelo tempo? Aproveite e faça uma auto-avaliação. Você é uma pessoa impaciente?A Bíblia afirma que a impaciência é uma manifestação de incredulidade e desconfiança. O profeta Isaías apresenta quatro atitudes geradas pela impaciência:

A impaciência leva-nos a substituir os planos de Deus pelos nossos. (Is 30.1) A impaciência nos conduz a fazer coisas proibidas por Deus. (Is 30.1) A impaciência gera frustrações e decepções. (Is 30.2-3)A impaciência produz a rejeição do tempo ou do momento certo de Deus. (Is 30.4-5).

A impaciência, portanto, é danosa e prejudicial. Ela e uma evidencia clara da falta de fé em Deus. O profeta Isaías apresenta a solução para a impaciência:

Porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, esta a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes. (Is 30.15).

Três lições bíblicas para superarmos a impaciência:

Precisamos de conversão para Deus. A conversão é voltar à mente e o coração para Deus. Ela é imprescindível no começo da vida cristã e indispensável no crescimento espiritual. Deus diz ao seu povo: Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.(2Cr 7.14). Quando o apóstolo Pedro estava tomado pelo pecado da soberba, Jesus lhe disse: Tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos (Lc 22.32).

Precisamos sossegar ou tranqüilizar o coração

A conversão a Deus sossega o coração. A fé tranqüiliza e nos dá acesso a paz de Deus: Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito e firme; porque ele confia em ti (Is 26.3). E é na tranqüilidade que aprendemos quem é Deus, e o seu grande poder. O salmista declara que no contexto de turbulência e agitação, precisamos ficar quietos: Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus (Sl 46.10). Ore e transfira para Deus toda a sua ansiedade.

Precisamos confiar nas promessas de Deus

As promessas de Deus estão em sua Palavra. Confiar em Deus e acreditar na sua pessoa e naquilo que Ele diz. Aguardo o Senhor, a minha alma o aguarda; eu espero na sua palavra (Sl 130.5). Josué testemunha de maneira maravilhosa: Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara a casa de Israel; tudo se cumpriu. (Js 21.45). Deus nunca falhou ou descumpriu o que prometeu. Ninguém jamais ficou envergonhado em esperar no Senhor.

Vivemos dias agitados. Estamos sempre sob pressão. Neste contexto, a impaciência é considerada uma virtude, por muitos. A medicina e a Bíblia, porém, advertem: a impaciência é prejudicial a sua saúde física e espiritual.

Nenhum comentário: