quinta-feira, 26 de novembro de 2009

CONFLITOS DE EMOÇÕES DESEQUILIBRAM O BEM ESTAR DO CORPO

Vivemos em um tempo, onde as doenças da alma estão se multiplicando; as situações mal resolvidas, sentimentos guardados, armazenam no inconsciente amargura, decepções, ódios, que na sua grande maioria geram doenças que chamamos de doenças psicossomáticas.

Definimos distúrbio psicossomático de acordo com os critérios diagnósticos do manual Diagnóstico e Estatístico de doenças mentais, como fatores psicológicos que afetam a condição física, resultantes de estímulos ambientais psicologicamente significativos e relacionados ao início ou exacerbação de uma condição física ou distúrbio específico.

É cada vez mais freqüente nos dias atuais diante da crise e dificuldades sociais que passamos encontrarmos pacientes que após serem submetidos a inúmeros exames, diagnósticos e enviados de médico em médico, mas não se tratando de uma doença. “Tudo está na sua cabeça” ou então que “sua doença é causada pelos nervos” como se diz popularmente, ou melhor, dizendo, por fatores psicológicos.

No entanto, qualquer pessoa que seja vítima de uma dor psicogênica sabe perfeitamente que essa é tão real, quanto uma perna quebrada e que a dor não passará a menos que seja tratada. Na verdade, todas as doenças possuem um fator psicológico associado, uma vez que fatores desencadeiam todas as alterações do “corpo” através dos nervos e hormônios. “Mente” e “corpo” representa antes de tudo o aspecto do ser humano como indivíduo, isto é, ser único, indivisível em sua essência.
O stresse que enfrentamos diariamente, vivenciando de forma negativa leva a desencadear reações de defesa do organismo, muitas vezes expressas sobre a forma de sintomas relatados, as vezes aos médicos, através de uma linguagem que exprime em si mesma o significado do Adoecer. As pessoas têm os “pés frios”, estão “geladas de medo”, “Tem um bolo na garganta”, ou sentem ânsia de vômitos por alguém ou alguma situação que não suporta.

A Psicossomática é um termo que surgiu no século passado, e só consolidou a partir desse século nos E.U.A, na escola de Chicago. Atualmente muitas patologias têm sido estudadas e compreendidas com relação aos mecanismos psicológicos que atuavam em suas origens. Dentre estas, as mais conhecidas pela população em geral são: A úlcera, a hipertensão arterial, palpitações, arritmias, asma brônquica, enxaquecas, cefaléias tencionais, síndrome pré-menstrual, angústias da menopausa, distúrbios alérgicos, diabetes, hipertireoídismo, dor crônica, câncer.

Como se trata?

As técnicas utilizadas no tratamento, baseiam-se no conhecimento dos fatores emocionais que ocorrem em cada caso e em diversas formas de terapia, utilizadas de acordo com cada patologia e associada a mediação clínica em uso pelo paciente.

O organismo dá sinais que evidenciam o problema antes que ele manifeste. “Percebe-los nem sempre é fácil, pois exige olhar para dentro de si”.

Muitas vezes, basta notar as pequenas contrariedades do dia-a-dia para descobrir o que não vai bem, se não dermos atenção à dor de cabeça, a irritação permanente, o problema vai sempre seguindo adiante até que a certa altura, o corpo trava, o corpo fala.
O estado emocional fragilizado pode até abrir espaço para ataques de agentes extremos, como vírus e bactérias.

Que estado emocional fragilizado é este?

É um resultado de situações mal resolvidas, em um passado próximo (superego) ou em um passado antigo (inconsciente).
É preciso detectar, diagnosticar, se o leitor é vítima de tal situação, procure ajuda para não se tornar algo crônico que não tenha mais solução; (A olhos humanos).
Que estado emocional é este?

Mágoa, revolta, amargura, ódio, falta de perdão, tristeza profunda, melancolia, decepção, etc.

A Psicossomática e a Bíblia

O apóstolo Paulo afirma que:

“O mesmo Deus de paz, vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (I Ts.5:23).”

Deus quer que estejamos assim entrelaçados nesta visão Tricotômica, corpo, alma e espírito. Para tal, é necessário consonância e harmonia entre eles. A palavra de Deus é alimento, é orientação e ela diz através do autor aos Hebreus:

“Porque a palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante que espada de dois gumes e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” ( Hb4:12)

Deus quer que sejamos confrontados pela palavra nos aspectos espirituais, físicos e emocionais, porque Ele nos vê como um todo. Se não têm sido possível esta totalidade diante de Deus, busque ajuda. Ele quer que nos apresentemos diante dele em inteireza de coração.







Nenhum comentário: