segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

QUANDO O CARÁTER NÃO SUPORTA O PESO DO TALENTO

O que é mais importante, o talento ou o caráter?

Esta pergunta provoca uma outra: Qual das asas do avião é a mais importante, a da direita ou da esquerda? Com certeza você respondeu, as duas. Assim é com o talento e o caráter, os dois são imprescindíveis na construção do projeto de vida de qualquer pessoa. Pensando em construção, quanto maior e mais alto for o projeto de vida, mais tempo e dinheiro tem que se gastar no alicerce, na fundação, pelo contrário a construção será uma obra vulnerável e sujeita a deabafar provocando uma tragédia com prejuízos irreparáveis. O que o alicerce significa para a construção, o caráter significa para a vida de cada um de nós.

O caráter é aquilo que nos define como pessoa. Caráter tem a ver com verdade, integridade, lealdade, disciplina, coerência, prestação de contas, justiça, compromisso com valores inegociáveis etc. Talento é um dom, mas caráter é uma escolha. O seu caráter é o resultado das escolhas que você faz.

A razão porque muitas pessoas talentosas alcançaram sucesso rápido, porém, tudo acabou tão rápido, é porque elas não construíram uma trajetória de vida sobre base (caráter) sólida. O caráter é que garante sucesso duradouro.

As pessoas que desejam construir uma história digna de ser lembrada como um exemplo a ser seguido, precisa freqüentemente atentar para as falhas do caráter que precisam ser reparadas. Em algum lugar ouvi a frase: “Uma fraqueza não corrigida, pode levar uma pessoa à falência moral amanhã.” Com razão a Bíblia diz: “O bom nome vale mais do que riquezas.” (Pv 22.21)
O caráter tem a ver com excelência, e na excelência não há arrependimento. Lembre-se, a vida é uma viagem e ninguém gosta de viajar ao lado de alguém cujo caráter não inspira confiança. Você é uma pessoa cujo caráter inspira muita confiança? Pessoas de caráter íntegro, trabalham só com a verdade, e quem trabalha só com a verdade constrói confiança.

Não basta ter uma voz privilegiada para cantar e um comportamento que revela deformidade de caráter. Não basta ter o dom de pregar e fazê-lo com extrema competência, mas não viver os princípios que propaga.

Não basta ter carisma e o dom da simpatia, mas não inspirar confiança com suas atitudes. Não basta ser o melhor aluno, professor ou técnico e não ter compromisso com a verdade. O caráter é a base que deve sustentar o talento, sem ele tudo perde o seu verdadeiro valor.


Pr. Josué Gonçalves

Nenhum comentário: