quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O QUE FAZER QUANDO TUDO PARECE CONFUSO?

“Oh, não volte envergonhado o oprimido; louvem o teu nome o aflito e o necessitado.” (Sl. 74:21)

Quando as coisas estão indo em sentido contrário; quando não se consegue enxergar em meio a uma escuridão; quando não se entende o que Deus está fazendo surgem temores internos que são como granadas em explosão; a medida que as coisas vão surgindo e ficando ainda mais difícil de saber o que fazer.


Perguntas surgem; indagações de; o porque disso e o porque daquilo. Um sentimento de tristeza toma conta de milhares de vidas, em ter uma vida que não gostaria de ter; talvez alguém pode dizer: Não poderia ser diferente a vida para mim? Deus parece estar sendo injusto comigo! O Senhor não está vendo?

1. ENTENDER QUE DEUS NÃO TE DEIXOU NEM TE DESAMPAROU.

v.21 “não volte envergonhado o oprimido...”

Asafe se via rejeitado por Deus e como se sua ira fosse consumi-lo. (Sl.74:1). Muitos estão parando justamente aqui, que por causa de alguma coisa que não deu certo; de um pecado; Deus rejeitou e está irado.

1.1 Deus está atento a cada detalhe de sua vida: Estamos desconhecendo a grandeza do nosso Deus? Por ter o criado tudo, o sustentador, o preservador, o observador, o conhecedor de tudo quanto há; ainda achamos que Ele, está só preocupado com as estrelas do céus, com a gravidade, com o equilíbrio do sistema solar e etc.

Deus está atento as minúcias de sua vida. Deus é um ser pessoal, que se relaciona com cada um em particular. A dimensão de sua preocupação vemos no detalhe que: até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados (Mt.10:30). Não conheceria o seu interior?

1.2 Deus está perto: Por entender isto Esdras orou ao Senhor (Ed.9:6) Estamos muitas vezes confiantes como Pedro sobre as águas do mar, mas, quando sente o vento forte o medo se torna solo e começa-se a afundar. Porque não clamas a mim? Pedro clamou e diz a palavra “ESTENDENDO A MÃO, SEGUROU-O” (Mt.14:30-31) Deus está perto! (Jr.23:23) Você nunca deslizará da mão de Deus, pois, Ele te segura. (Is.41:13)


1.3 Deus não te deixará envergonhado (a) : (Hb.13:5-6). (Sl.119:5-6). O que seria de José se Deus o abandonasse no poço vazio, sem água onde fora lançado pelos seus irmãos?(Gn.37:24).

De Daniel se Deus o abandonasse na cova com os leões; uma pedra na boca da cova e o selo do anel do rei? (Dn.6:16-17).

O que seria de Jeremias se Deus o abandonasse atolado de lama (Jr.38:6)? Se Deus abandonasse o coração de João Batista, de nada valeria morrer com a sua cabeça fora de um prato, de que falar a verdade a Herodes. (Mc.6:17-18). DEUS NÃO TE DEIXARÁ VOLTAR ENVERGONHADO!

2. ADORE AO SENHOR

v.21 “...louvem o teu nome...”

Uma vez entendendo que Deus não te deixou nem te desamparou já é motivo para o adorar. Asafe, adora ao Senhor da seguinte maneira.

2.1 Adore ao Senhor pelo que Ele é: v.12 “ Deus é o meu rei...” Deus nunca foi Ele é. Asafe O vislumbrou como Rei e você como está vendo o seu Senhor?

2.2 Adore ao Senhor pelo que Ele fez: Não que Asafe vivia do passado, pois o que ele fazia era adorar a Deus pelos feitos no passado:

v. 13 “ Tu dividiste o mar...” Não há barreiras que Deus não abra para o seu povo passar.

v. 14 “...deste...” Deus não tem limites para dar.

v. 15 “ Fendeste a fonte...” Deus tanto traz a água como faz secar os rios.

v. 16 “ ...preparaste a luz...” Deus já tem tudo preparado.

v. 17 “ Estabeleceste...” Se Deus estabeleceu ninguém muda.

2.3 Adore ao Senhor pelo que Ele ainda fará: Deus faz muito mais. (Ef.3:20). Deus trabalha não se cansa. Deus ainda:

v. 18 “ Lembrará da afronta do inimigo...” Deus não dá a sua gloria a outrem.

v. 19 “Não entregues ás feras a alma da tua pombinha...” Deus cuidará de ti.

v. 20 “ Atende a tua aliança...” Deus tem um pacto que não pode ser esquecido.(Gn.12:2-3). Jamais sua semente secará.

3. DEUS SE MOVE EM FAVOR DO AFLITO E O NECESSITADO.

v.21 “...o aflito e o necessitado.”.

3.1 Deus se move em favor de sua aflição: Há aflições que se tornam em gemidos. Assim como Deus ouviu o gemido do povo de Israel cativo (Ex.2:24), e os atendeu assim será com você.

Qual é a tua aflição apresente ao Senhor, e Ele ouvirá (Sl.5:1).

3.2 Deus se move em favor de sua necessidade: A nossa urgência não é a de Deus. Queremos para ontem.. Seu nome é Jiré; o que pode te satisfazer suficientemente em tudo. Paulo diz:

“O meu Deus segundo as suas riquezas, suprirá todas(acredite nisso=grifo meu) as vossas necessidades em glória...” (Fl.4:19)

3.3 Deus pode se levantar em seu favor agora: Uma coisa é certa, quando Deus ver que é a hora de ser suprida a nossa necessidade Ele dirá: Eu me levantarei agora, diz o SENHOR; e porei a salvo a quem por isso suspira. (Sl.12:5).

CONCLUSÃO:

Deus hoje lhe dá a oportunidade de sair diferente da maneira como entrou . A palavra de ordem é: Não volte envergonhado (a), pois Deus se move em seu favor.

Nenhum comentário: