quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

GIGANTES NA CIÊNCIA, MAS FRÁGEIS NAS EMOÇÕES

MUITOS DE NÓS CONQUISTAMOS MUITOS TÍTULOS, TROFÉUS, E MEDALHAS. FOMOS CAPAZES DE ASSIMILAR IDÉIAS, DEFENDER TESES E DEBATER QUESTÕES POLÊMICAS DA NOSSA SOCIEDADE. PORÉM, EM UM DADO MOMENTO, DESCOBRIMOS QUE DESCONHECEMOS A NOSSA ALMA, O NOSSO MUNDO INTERIOR.

Nos tornamos gigantes na ciência do conhecimento dos outros, mas frágeis e pequenos em nossas emoções, desconhecendo a nossa própria capacidade e inteligência, ignorando o nosso potencial humano e espiritual. Deus nos criou à Sua imagem e semelhança, e nos capacitou com uma inteligência privilegiada.

Conhecer a nós mesmos significa dedicar tempo para cumprir o mandamento de Deus que nos diz: “Ame ao próximo como a ti mesmo” (Lv 19:18). Com isso entendemos que precisamos percorrer territórios pouco explorados por nós: O AMOR.

Quando amamos, derramamos lágrimas de alegria, nos emocionamos, nos tornamos sensíveis. A sensibilidade nos leva a Deus, o Criador de todas as coisas. Muitos procuram a felicidade em todo o universo, através de seitas, religiões e crendices, mas se esquecem de olhar para si mesmos e ver o Autor da Vida, Jesus. Nós fomos feitos a imagem e semelhança de Deus, e Ele em nós, nos faz completos.

Procuramos a felicidade e sonhamos em viver dias felizes, mas a maior miséria humana está no solo da emoção. Como diz Cury: “O sentido da vida se encontra num mercado onde não se usa dinheiro”. É nas coisas simples que estão a maior beleza.

Você poderia se perguntar porque muitas pessoas buscaram a felicidade e falharam? Porque quiseram o perfume suave das flores, porém elas não quiseram sujar as suas mãos para cultivá-las. Como ,então, podemos dominar a nossa emoção?
Vejamos:

1. Precisamos educar as nossas emoções para ser feliz

Aprenda a superar as perdas e frustrações; Não se afunde no problema, mas vença, pois sem sonhos, a vida não tem brilho; Sem metas, os sonhos não tem alicerces firmes; Sem prioridades os sonhos não se tornam realidade e a vida não tem brilho.

Precisamos tentar, porque é melhor errar tentando, do que se omitir e nunca tentar. - Se você não saturar a sua emoção com os seus sonhos e projetos, você não terá perseverança para executá-los (Tg 1:2-4).

2. Sem diálogo ficamos isolados em nossas emoções.

Essa é a ferramenta que está morrendo em nossa sociedade. Ela é muito eficaz mas está sendo pouco usada por nós. Dialogar é colocar para fora, expor os nossos sentimentos. É o tempo de darmos a nós mesmos uma chance de melhorar. Decida ser alegre, seguro e feliz, tenha novas experiências. Crie novas oportunidades, saia do isolamento. Dê testemunho das grandezas de Deus em sua vida. (Is 50:4; Sl 119:140)

3. Precisamos dar valor para a vida.

A saúde das nossas emoções está no amor pela vida. As preocupações nos sufocam e nos atolamos com atividades e não conseguimos ver além das dificuldades, pois o cansaço nos cega. Precisamos aprender a ter um tempo com a natureza para contemplar a criação de Deus, sentir o ar que respiramos, o vento, brincar com os filhos. Trabalho, sempre teremos, então, saia um pouco da rotina e viva mais a vida com quem você ama. (Mt 6:28-33).

4. Superar os complexos de inferioridade e superioridade.

Saiba que você é uma pessoa singular e que a beleza está nos olhos de quem vê. Não se sinta diminuído ou incapaz, também não se ache sabedor de tudo, pois todos nós temos experiências para compartilhar uns com os outros (Tg 2:9).

Seja um eterno aprendiz na escola da vida, saiba receber e dar, saiba perdoar, o perdão nos tira do cárcere das nossas emoções e nos libera para novas experiências. Existem pessoas que não se perdoam e vivem se culpando, seu conceito de si mesmo é baixo e não consegue vencer, pois isso lhe prende a alma. Seja liberto e ande na luz da Palavra.

5. Proteja suas emoções.

Não aceite palavras agressivas. Filtre as incompreensões. Não faça das suas emoções uma lata de lixo social, saiba ouvir e reter o que é bom. Esteja sempre certo que se você tiver algum insucesso sempre existirá uma saída que você pode não estar enxergando. Então, areje suas emoções.

Será que você não se auto-abandonou? Nunca desista da vida. O maior carrasco do homem é o próprio homem (Tg 3:10).

6. Aprenda a expor e não impor as suas idéias.

Treine ser lúcido, eficiente e trabalhe em equipe. Muitos têm medo de errar e impõe regras e normas.

Não tenha medo, pois ele sempre aumenta e distorce a realidade. Seja um líder seguro consigo mesmo e vença a sua mente, que diz que você não consegue. Saiba que todos nós temos idéias boas e que todos nós olhamos de forma diferente as coisas. Não tenha medo de falhar, nem de reconhecer quando falha, não tenha medo de reavaliar a sua vida, não esqueça de sempre dar mais uma chance a si mesmo.

7. Não desista.

Persiga seus sonhos, creia que você é vencedor, acredite nos seus sonhos, não desista de lutar. Deus te ama e vai fazer de você um líder de excelência. Creia ainda que pareça difícil. Ponha a Palavra a prova (Ml 3:10; Ef 6:18; Hb 10:36).

Nenhum comentário: