segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

PESSIMISMO UM ESTADO DE ESPÍRITO

O pessimismo é um estado de espírito contrário ao otimismo, que se caracteriza por ver as coisas pelo lado ruim, podendo assim, afetar a alma como todo .

Segundo o dicionário Aurélio, em sua versão eletrônica, pessimismo é a “disposição de espírito que leva o indivíduo a encarar tudo pelo lado negativo, a esperar de tudo o pior”. No âmbito filosófico, segundo a mesma fonte, refere-se a um “caráter das doutrinas metafísicas ou morais que afirmam a supremacia do mal sobre o bem e costumam levar à adoção de uma atitude geral de escapismo, imobilismo ou conformismo, quer seja o mal considerado a privação dos meios de conservação da vida (alimentação, abrigo, etc.), quer seja considerado a privação dos meios de expansão e desenvolvimento espiritual.”

Em relação a filosofia, o Pessimismo é uma da doutrina filosófica da atual, ela está baseada na Lei Pessimista de Murphy, onde ele diz:

“Se alguma coisa pode dar errado, dará. Dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível. Se existem x possibilidades de dar erado e você conseguir evitar todas, uma nova possibilidade surgira. E se algo pode dar certo, tem grande chance de dar errado”.

O pessimista é uma pessoa que reclama de tudo e é resistente a mudanças. Seus pensamentos tendem a ser reações exageradas a fatos específicos. Observe que existe o tipo de pessoa que reclama de qualquer coisa, mesmo sem motivo. Esse tipo de comportamento pode ter sua raiz na infância, onde a criança coloca uma lente de aumento nos problemas e sempre responsabiliza os outros.

Podemos perceber que o maior prejudicado é a própria pessoa, já que todo mundo tende a se afastar dela. Pessoas pessimistas e com o hábito da autocritica destrutiva estão mais predisposta a desenvolver doenças, principalmente as cardiovasculares. A boa noticia é que da para reverter o processo.
Como reagir diante do pessimismo? Aprender a identificar e reconhecer esses pensamentos negativos é o primeiro passo. O próximo passo é combate-los. Pense em alternativas razoáveis.
Veja algumas dicas para romper com a reclamação: conscientize-se que a atitude negativa é auto-destrutiva; pare de culpar e responsabilizar os outros; seja responsável pela sua vida; seja criativo e busque novas alternativas para solucionar os problemas; seja flexível; ás vezes os outros realmente estão com problemas não é nada com você, logo não tome tudo para si; não seja muito auto- critico; não se cobre tanto.

Não há segredo: se você esperava receber uma maçã, mas recebeu um limão, não faça cara feia, faça uma limonada. Se for esperto, colocara o suco em um litro de água e fara uma limonada. Se for bom comerciante, vendera pelo menos 10 copos de limonada e comprará mais limões. Se for sábio dará um copo ao seu amigo… só não vale chorar e reclamar.

Os seres humanos, em 99,9% dos casos enxergam apenas um dos lados, e normalmente, o lado trágico das coisas.
Todas as situações tem dois lados. Podemos parar no negativismos ou dar uma resposta diferente.

Para Meditação:

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. (Efésios 4:29)

CONCLUSÃO:

Quando a vida é dominada pelas tragédias, somos invadidos pelo pessimismo e o sentimento de inutilidade. Revendo o texto de Jó 11, fui profundamente tocado com o que Deus faz quando nos entregamos a ele de verdade. Veja o texto: “... se você consagrar o coração a Deus, você estará confiante, graças a esperança que haverá; olhará ao redor, e repousará em segurança. Você se deitará, e ninguém lhe causará medo, e muitos procurarão o seu favor”. (Jó 11:13,18-19) NVI.

Um comentário:

Luciano disse...

Graça e Paz!
Realmente, essa é a realidade, mas é muito dificil mudar uma tendência enraizada, de se ver apenas a face escura dos acontecimentos.
Que os pessimistas comecem a encarar a vida sobre a ótica de Jesus, que mesmo sabendo que seria crucificado, foi até o final, o pessimista provavelmente desistiria antes de Judas trair Jesus, e voltaria à Casa do Pai.
Feliz semana!