quarta-feira, 7 de outubro de 2009

MENTIRA - ALMA VAZIA E AMARGURADA

Existem muitos hábitos que prejudicam o homem de forma exagerada, entre estes hábitos encontra-se o da mentira. Muitos por quererem escapar de uma situação ou encobrirem uma falta, optam pela mentira. Existem aqueles que afirmam que uma "mentirinha" não faz mal a ninguém; quero aqui ressaltar que sempre uma meia-verdade nunca deixará de ser uma mentira inteira, e como mentira as suas conseqüências são inevitáveis, não somente no que se refere ao julgamento futuro, mas também nesta vida atual. Erramos em pensar que com relação a mentira, Deus em nossos dias a deixa passar impune, pois, as "conseqüências" aparecerão dentro de nós! A penalidade interna pelas nossas mentiras é a perda instantânea de uma consciência limpa, de paz mental, o temor de sermos expostos, o sacrifício do nosso respeito próprio, e o inevitável enfraquecimento da nossa fibra moral. Assim sendo o fato de contarmos a verdade ou sofrermos as conseqüências torna-se uma escolha liberal e inevitável e que afeta todos os aspectos do homem, física, mental e espiritualmente.

Que a mentira é fato, está claramente demonstrado pela exortação de Paulo a Igreja de Éfeso que diz assim:
"Pelo que deixai à mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo "(Ef. 4:25).

Agora reflitamos: como pode permitir um cristão que os seus hábitos profiram mentiras quando nele habita o Espírito Santo que é chamado de "o Espírito da verdade"; e àqueles que optam por essa prática assemelham-se aos que engerem comprimidos que são cobertos de açúcar para torná-los saborosos e esconder os seus ingredientes amargos, pois o hábito de "meias-verdades" ou de "mentirinhas" sempre trarão amarguras para a alma.


Lembre-se, para Deus não existem "meias-verdades", pois o homem que rouba dez centavos é tão ladrão quanto aquele que rouba um milhão de reais, o homem que se afasta da verdade em questões mínimas é de fato tão mentiroso quanto o mais desavergonhado contador de mentiras, e a sua parte é o lago de fogo. (Ap.21:8;22:15).

O cristão que verdadeiramente nasceu de novo, que vive a vida de Cristo em sua vida, deve tomar o máximo de cuidado para não manusear a verdade de forma descuidada, e assumir e falar a verdade independentemente das "conseqüências" que lhe sobrevenha, honrando com isto a presença Daquele que tem selado para o dia da salvação, o Espírito Santo da Verdade.

CONCLUSÃO:

Já passei por este amargo gosto da inverdade. Quantas vezes mentimos e alimentamos esta terrível situação dentro de nós, simplesmente por medo de substitui-la pela verdade, ficamos cegos, tememos perder se falarmos a verdade, mas esquecemos muitas vezes que uma mentira plantada e alimentada pode ocasionar grandes males a nós próprios (perda da tranquilidade) e até mesmo aquele que consideramos vítima de tal mal. Por experiência própria digo "a verdade cabe em qualquer lugar", temos que ser importantes e bem vistos assim como somos, Deus nos criou e nos aceita assim... sejamos verdadeiros sempre mesmo que nos custe perder, vale a pena. Sigamos sempre com Jesus, em verdade, para que Ele possa habitar dentro de nós.
Escrito por Eliane

Um comentário:

Eliane Jany Barbanti disse...

Olá, parabéns pelo seu interessante blog!!! Já sou sua seguidora.
Agradeço sua visita ao Louvor a Deus e por tornar-se nossa seguidor TB.
Paz e graça com o senhor abundantemente!!!
Beijos de luz.
Eliane