domingo, 11 de outubro de 2009

TRAUMAS EMOCIONAIS 2

Há traumas que envolvem apenas situações desagradáveis, enquanto que outros estão diretamente associados com pessoas que nos causaram males.

As abordagens convencionais para lidar com os traumas envolvem o uso de drogas e psicoterapias. As drogas aliviam os sintomas, muitas vezes às custas de efeitos colaterais e dependência, mas não aliviam as lembranças e os freqüentes conflitos emocionais que mantém a experiência viva no íntimo de cada um.

Apresentamos, a seguir algumas soluções para os traumas:

Ressonância Afetiva: manter a comunicação emocional

A relação afetiva é um regulador de todas as emoções e, portanto, da fisiologia do corpo. O contato emocional é uma necessidade biológica. Experiências afirmam que a qualidade da relação entre pais e filhos, definida pelo grau de empatia dos pais e pelas suas respostas às necessidades emocionais dos filhos, determina, anos mais tarde, a tonicidade do sistema parassimpático da criança, ou seja, o fator que favorece a coerência do ritmo cardíaco e permite melhor resistir ao estresse e à depressão.

Num livro sobre o cérebro emocional e suas funções, "Uma Teoria Geral do Amor", Thomas Lewis, Richard Lannon e Fari Amini, três psiquiatras da Universidade da Califórnia em San Francisco, batizaram o fenômeno de "relação límbica" e afirmaram: "A relação afetiva é um conceito tão real e determinante quanto qualquer medicamento ou intervenção cirúrgica". Mesmo o amor de um cachorro ou de um gato tem efeitos importantes sobre o humor e o estresse.

Clínica Pastoral

1) Há poder curador na oração - Como lidar com sentimentos dolorosos? Como conviver com a culpa, auto-estima em baixa, frustração e muitas outras feridas emocionais, que tanto interferem em nosso comportamento?

A Palavra de Deus nos diz que quando oramos "...o Espírito nos assiste em nossa fraqueza..." (Rm 8:26). A palavra "assistir" é colocada justamente no sentido de acompanhar, passo a passo, um processo de cura. A Bíblia demonstra a imensurável graça e infinito amor de Deus no sentido de promover a cura integral do homem. A ação libertadora e curadora do Espírito Santo restaura a alma das feridas emocionais do passado.

Clamor: "Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás." (Sl 50:15).

Refúgio: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia." (Sl 46:1).

Auxílio: "Dá-nos auxílio para sair da angústia, porque vão é o socorro da parte do homem." (Sl 108:12).

Descanso: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." (Mt 11:29).

2) Perdão - Temos que perdoar a quem nos ofendeu. Se o trauma envolver pessoas que nos ofenderam, temos que liberar perdão para obtermos a cura. O perdão rompe as cadeias emocionais que nos prendem às experiências dolorosas do passado. Quando seguramos a raiva ou ódio de alguém que nos causou males, estamos amarrados a essas emoções e não obteremos vitória enquanto não liberarmos perdão a essas pessoas. O perdão romperá as correntes emocionais negativas. Passado e presente se distanciarão.

A falta de perdão é a principal porta de entrada de satanás na vida dos cristãos. Paulo nos exorta para perdoarmos a fim de que satanás não alcance vantagem sobre nós. (2 Co 2:11).

Nossa relação com os demais (bons e maus) deve ser a mesma de Deus para conosco: perdão, aceitação e amor.

Perdoar não significa que devemos tolerar o pecado ou compartilhar dos erros dos outros.

Há situações em que a pessoa traumatizada torna-se vítima da ingerência de demônios. Para casos desse tipo é preciso Cura Interior Redentora, ou seja, libertação espiritual e restauração das emoções.

Se você é um renascido veja seu passado à luz do que você é em Cristo. Você tem uma nova herança em Cristo. O trauma exerce efeito sobre sua natureza adâmica, não sobre sua nova natureza em Cristo.

Todos nós podemos ser vítimas de traumas e isto não pode ser evitado porque está relacionado ao nosso passado e não há como voltar no tempo e modificar nossa experiência dolorosa. Mas, o cristão tem como romper com o passado e deixar de ser vítima do tempo, seguindo a vida com sua nova identidade em Cristo.

A intensidade da emoção primária (traumática) foi gerada a partir da percepção dos fatos, quando ocorreram. A emoção secundária é gerada a partir da percepção de nossa nova identidade (hoje) em Cristo.

Muitas pessoas são escravas dos traumas e vivem num baixo padrão de vida porque estão presas às emoções negativas de experiências ruins que aconteceram no passado. Quando assumimos nossa nova identidade em Cristo, as coisas velhas ficam para trás, somos libertos delas.

A Bíblia ensina como fazer uma reengenharia na alma, de modo que os nossos pensamentos, sentimentos e vontades tenham o padrão de Jesus e não o de Adão caído.

Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Co 5:17).

CONCLUSÂO

Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.

Intimidade em adoração e oração com o Médico dos médicos, Jesus, é a melhor forma de receber a cura interior. A visitação do Espírito Santo é balsâmica: sereniza nossa alma, cura as feridas interiores.

Sofonias 3.17 - O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para te salvar; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo.

Isaías 61.3 – "... a ordenar acerca dos que choram em Sião que se lhes dê uma coroa em vez de cinzas, óleo de gozo em vez de pranto, vestidos de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado".

Pela obediência ao Senhor e a Sua Palavra – (Dt 30: 9-10).

Então o Senhor teu Deus te fará prosperar grandemente em todas as obras das tuas mãos, no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo; porquanto o Senhor tornará a alegrar-se em ti para te fazer bem, como se alegrou em teus pais; quando obedeceres à voz do Senhor teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste livro da lei; quando te converteres ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma.

Nenhum comentário: