sexta-feira, 9 de outubro de 2009

AVAREZA - ÍDOLO INVISÍVEL

O QUE SIGNIFICA AVAREZA?

"A avareza é o medo de perder algo que possui. Uma pessoa avarenta tem dificuldade de abrir mão do que tem mesmo que receba algo em troca, tem cuidado dos seus pertences como uma pessoa egoísta. Prefere abrir mão do que tem menos valor e preservar o que é mais valioso. Acha que perder algo pode ser um desastre."
É também o apego excessivo ao dinheiro; Mesquinhez; Sovinice.

A AVAREZA É UM PECADO?

Sim. Cremos que se a Bíblia coloca a avareza como um comportamento inadequado para o ser humano, porque esta é uma característica do homem que ainda não foi regenerado pelo Espírito Santo. Precisa nascer de novo.

COMO SER CURADO DA AVAREZA?

Gosto sempre de citar o exemplo de Zaqueu, homem rico e avarento, que ao encontrar Jesus teve sua vida transformada. Em Jesus está a fonte de todo bem. Ele deu o exemplo maior de desprendimento quando deixou seu trono de glória, e tornou-se humano, habitando junto da sua criação.

Foi grande a surpresa de Zaqueu quando Jesus disse: “Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje”. Que privilégio! O Salvador do mundo na minha casa? O Criador de todas as coisas debaixo do meu teto, junto com minha família? Por que Ele decidiu ir a minha casa, na casa de um publicano? “Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria”. (Lucas 19.1-10)


O que poderia acontecer num encontro como esse? Aquele homem riquíssimo, avarento, um cobrador de impostos apegado aos bens materiais, agora se desprende, amolece seu coração, cai por terra todo espírito de avareza e declara ao alto e bom som: “Olha Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais”.

Logicamente Jesus Cristo já sabia antecipadamente o que ia acontecer na vida de Zaqueu e de sua família. Mas, para mostrar aos expectadores que o criticavam por estar hospedado na casa de um publicano, ele afirmou: “Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”.

A salvação chegou à casa de Zaqueu, duplamente. Ele foi salvo porque creu que Jesus é o Filho de Deus, Senhor e Salvador do mundo. Ele foi salvo, também, da avareza, do apego excessivo ao dinheiro. Ele não tinha mais essa necessidade. Suas necessidades básicas foram supridas pela presença de Jesus na sua casa e vida.

A avareza escraviza a alma.

Também todas as armas do avarento são más; ele maquina invenções malignas, para destruir os mansos com palavras falsas, mesmo quando o pobre chega a falar retamente”. (Isaías 32.7)

O avarento é uma pessoa contaminada pelo mal no seu interior. As pessoas mais contaminadas pelo crente avarento é a sua família que acaba sofrendo as conseqüências. (Marcos 7.20-23)
E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem”.

"Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei”. (Hebreus 13.5)

“Filhinhos, guardai-vos dos ídolos”. (I João 5.21) o maior ídolo interno que governa os corações humano infelizmente é a avareza. O avarento é idolatra, adora os bens materiais, as pessoas (pai, mãe, esposa, filhos, marido, etc...). o dinheiro, colocando em primeiro lugar em suas vidas todas essas coisas.

“Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam o homem na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça (avareza), se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores”. (I Timóteo 6.9,10)

CONCLUSÃO

Podemos ver que a prática da avareza nos leva a ser egoístas e idólatras, o avarento fica cego, limitado, não consegue usufruir daquilo que Deus o concede. Por conseguinte leva toda a sua família a passar privações, claro, não podemos ser consumistas por impulsão, mas temos que ser moderados em tudo, conforme a palavra de Deus nos ensina, devemos pedir orientação ao Espírito Santo para lidarmos com as finanças, como bons mordomos de Deus. Ele nos dá os recursos para que possamos usar com sabedoria e sermos uma benção para o nosso semelhante.

O povo de Israel quando reclamava a Moisés por falta de comida, Deus concedeu-lhes o maná (pré figura de Jesus o mais excelente pão), e disse lhes que a cada dia daria a porção necessária e que eles não acumulassem, pois o mesmo (maná) estragaria. O povo como sempre rebelde e obstinado, não obedeceu, deixando com que a incredulidade gerasse mesquinhez e por sua vez a avareza tomou conta de seus corações rebeldes e idólatras. (Ex.16:4-10)

Queridos a palavra de Deus nos ensina que jamais deixará um filho seu passar necessidades, e nos adverte que a avareza é o medo de perder algo que possui (dinheiro, bens materiais, filhos, cônjuge, etc), fazendo dos mesmos o seu deus. Deus jamais repartirá a sua glória com outra coisa. Por isso que seja somente dEle a sua adoração.

Nenhum comentário: