terça-feira, 20 de outubro de 2009

ARREPENDIMENTO - RENDIÇÃO E AMOR A DEUS

Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará. E a tua justiça irá adiante da tua face, e a glória do Senhor será a tua retaguarda. Então clamarás e o Senhor te responderá...: ‘Eis-me aqui!"". ( Isaías: 58:8 e 9)

"O arrependimento traz cura ao mundo."

Todo o capítulo 58 de Isaías, é um convite ao arrependimento e o retorno a Deus. Um sincero e puro arrependimento que leva a alma ao auge, a um estado de silêncio interior, quando palavras não são suficientes, a alma clama com gemidos voltados a Deus e Sua salvação iminente, e o coração repleto de adoração ("mesmo no sofrimento"), a alma atinge o nível de amor a Deus, que a leva a verdadeira rendição.

A Bíblia se refere como sendo "doente da alma" o que tem o "mal de amor." Este é o estado descrito no Cântico dos Cânticos: “Sustenta-me com taças de vinho; revive-me com maçãs, Porque desfaleço de amor”. Estar doente de amor é a ânsia de retornar e tornar-se um com o ser amado, de quem se afastou. Essa é a experiência de exílio espiritual, a fonte da doença é o afastamento de Deus. Nesse texto, o "Eu" afastado, o "Eu" que anseia por estar junto do "Ti" – é que está doente. Este estado de doença reflete a falha espiritual, a carência do Criador.

A carência da própria consciência Divina. Por ignorar isso, a pessoa afasta-se cada vez mais do Criador até o ponto de procurar por prazeres mundanos, assim perde a consciência Divina, a enfermidade da alma se agrava ao ponto de enfermar o corpo também. A luxúria afasta a mente e o coração da pessoa, de Deus, e com esse distanciamento, ela danifica o nível das emoções de seu coração. E passa a ser uma pessoa vazia, amarga e indesejável; só se queixa e todos se afastam dela. Seus pés descem à morte.

“Eu sou Deus, que te cura," A conscientização da necessidade de cura leva ao retorno a Deus, que dá origem ao arrependimento. O arrependimento é o poder curativo da alma. A doença da alma (que conseqüentemente adoece o físico) deriva de um estado espiritual de "carência" ou "vazio." Assim, "curar" é preencher" ou "completar". O coração realmente sábio é aquele que deseja voltar-se a Deus, e portanto, ser curado. O profeta Isaías diz: “E seu coração entenderá, e ele retornará e será curado”. Por meio de sincero arrependimento e retorno a Deus, a pessoa atrai a misericórdia de Deus e Seu poder curador para preencher todas as lacunas, para restaurar a saúde.

A carência mais forte da alma é a falta da consciência da luz dos mistérios da Palavra de Deus, aquela luz que resolve todos os conflitos da vida, que responde todas as perguntas existenciais da vida: por que estamos aqui, onde estamos indo.

O apóstolo João diz: “Nele (em Jesus) estava a vida e a vida é a luz dos homens” (João 1:4). A carência de Deus leva a pessoa a estar realmente "enferma". Porém, paradoxalmente, a própria "preocupação" a respeito das questões existenciais da vida e o retorno a Deus, torna a pessoa um recipiente para receber a cura. O reconhecimento de que está doente e que necessita de Deus, é o caminho da cura. No Salmo 41 o rei Davi fala de sua enfermidade, menciona que está deitado e não consegue se levantar, e no verso 4 ele diz: “Sara minha alma porque pequei contra Ti”. Ele entendeu que embora sentisse no corpo, sua doença era na alma. Só estaremos completamente curados no corpo, quando estivermos curados na alma.

Felicidade traz saúde. Jesus disse: “Eu vim para que tenhais vida e vida em abundância” (vida com saúde plena, feliz e abençoada). Deus deseja que nós, Seus filhos, participemos de todas as alegrias que Ele criou para nós (dentro dos parâmetros definidos pela Sua Palavra), deseja que nós tenhamos total consciência da necessidade da comunhão com Ele (de vivermos Nele) Sua presença em tudo, e assim vivenciarmos uma vida vitoriosa com sincera gratidão para com Ele, por Sua benevolência.

Por meio do retorno a Deus, nossa comunhão com Ele é restaurada e todas as carências preenchidas e todas as falhas retificadas, nossa alma curada, e só então, teremos saúde no corpo e vida abundante, realmente feliz.

Retornemos a Deus através de Jesus Cristo Seu Filho (para sermos curados em nossa alma) assim também Ele, retornará a nós e nos curará todas as nossas doenças físicas. “Vinde! retornemos ao Senhor e Ele nos sarará!”. (Oséias 6:1)


Maurício Picarelli

Nenhum comentário: