quinta-feira, 15 de outubro de 2009

SAINDO DO ABISMO DA DEPRESSÃO

Depressão...

Esta é muito mais que uma palavra que vem se tornando cada vez mais comum no vocabulário do homem moderno; é a realidade dolorosa e angustiante de muitas pessoas que sentem-se como que literalmente imersas num fosso de angústia, tristeza, ansiedade e total desencorajamento interior.

Talvez você mesmo esteja vivendo esta realidade...

A depressão pode ter muitas causas diferentes; tem diversos sintomas quando está presente na vida de uma pessoa, mas somente quem a viveu ou a experimenta, conhece a real dimensão de sua dor.

Talvez, você ache que ninguém à sua volta entende a linguagem de sua dor; talvez você pense que está afundando num poço sem fundo, sem volta, sem solução...Talvez, você sinta como se nunca mais em sua vida, você vá conseguir voltar a ser quem você era; vá voltar a ser alegre, a ter ânimo para viver, a ter coragem para enfrentar os desafios da vida...Quem sabe, apenas pensar nisto seja pesado demais para você...Você se sente fraca, impotente diante de seus conflitos interiores, desfalecida diante dos medos quase esmagadores que tomaram de assalto o seu interior...

Quem sabe, tudo que você tem desejado é sumir, desaparecer, talvez, mesmo morrer...para escapar de alguma forma deste vazio, desta angústia, deste desespero interior...
Mas a realidade é que existe uma saída, uma volta, uma solução para você! Existe sim! Não uma mágica, mas um CAMINHO DE RESTAURAÇÃO!

Talvez, você sofreu a perda de alguém muito amado, se decepcionou fortemente com alguém em quem depositou seus sonhos, está estressado e estafado por uma sobrecarga física e emocional, está vivendo debaixo de pressões muito intensas e fortes, está há tempos passando por crises em sua família, em seus relacionamentos,em sua vida financeira ou pessoal; luta contra compulsões que não consegue vencer, etc. Só você e Deus sabem...Sim, só você e Deus conhecem a dimensão desta dor encrustrada no seu coração, o tamanho do seu desespero, a agonia da sua solidão...
Mas lembre-se: VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO! VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHA!

Como vencer isto? Há respostas práticas, um caminho equilibrado para superar toda esta crise?
Com certeza há! Vamos para a Bíblia, a carta de amor de Deus para o homem.
Sabia que a Bíblia fala muito sobre depressão, e para aquelas pessoas que estão assim deprimidas como você? E sabe o que Deus nos ensina nela?

1- Você precisa aceitar o fato de que você é humano, e como ser humano, você é um ser complexo; muito complexo.

Você é espírito, alma e corpo. É assim que a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus nos apresenta. Somos um todo, que precisa estar em harmonia e equilíbrio. Nunca, jamais esqueça disto. Deus nos criou à Sua própria imagem e semelhança, para amá-Lo, sermos amados por Ele, sermos agasalhados por Seu carinho divino, provarmos e vivenciarmos Seu imenso amor; adorá-Lo e andar em íntima comunhão com Ele. Esta é a primeira e a mais fundamental e essencial dimensão do ser; do ser gente, do ser pleno, do ser integralmente humano. Sem esta experiência, tudo o mais adoece, enferma, e se desequilibra em nossas vidas...

Você tem emoções, sentimentos; reage às situações e às circunstâncias de maneira profundamente pessoal; de sua própria maneira...Você tem um corpo, cheio de suas complexidades...Você é humano! Tem necessidades, carências, desejos, anseios, características próprias do ser humano. Tudo isto é importante e fundamental para compreender o que você possa estar atravessando neste momento.

Entenda que estar deprimido não é algo fora da condição do ser humano. Você é humano; e não se condene por isto! Você não é o primeiro, nem o único a passar por isto. Muitos já passaram, e saíram desta situação. Respeite a sua humanidade; pois Deus criou você com emoções e sentimentos; Ele criou você capaz de agir e reagir à vida.

2 - Saiba que embora você esteja passando por esta situação, você não vai viver nela para sempre!

Você vai sair disto! Você precisa deixar a esperança renascer no seu interior! Há um Deus apaixonado por você, que se importa com o que você está sentindo, sofrendo, vivendo...Ele entende a linguagem do seu sofrimento! Ele é profundamente apaixonado por você!

A Bíblia diz que Deus amou você de tal maneira, que Ele deu o Seu Filho unigênito, para que você, crendo nEle, não pereça, mas tenha vida eterna (João 3:16). Diz que Deus prova o Seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores (Romanos 5:8); que nisto consiste o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Deus nos amou, e enviou o Seu Filho Jesus para morrer pelos nossos pecados; que nós amamos a Deus, porque Ele nos amou primeiro, que não fomos nós que escolhemos a Deus, mas foi Ele quem nos escolheu...

Você compreende este imenso amor de Deus por você?

A Bíblia diz que Jesus foi "homem de dores, e que sabe o que é padecer"(Isaías 53). Diz que Jesus foi tentado em todas as coisas como nós somos, porém sem pecado; e que por isto mesmo pode se compadecer de nós e interceder por nós diante do Pai Celestial (Hebreus 4). Jesus sabe o que é sentir-se deprimido, decepcionado, Ele sabe o que ficar emocionalmente exausto, o que é ser abandonado, covardemente traído, injustamente acusado, exposto à vergonha, ser violentado emocional e fisicamente...Ele entende a crueza e a terrível intensidade da tua dor!

3 - Disponha-se a ser sarado; a ser tocado por este amor incondicional do Pai Celestial.
Se for necessário procurar uma ajuda especializada, procure sem culpa ou auto cobranças doentias. Respeite a si mesmo, porque Deus quer que você valorize quem Ele criou com tanto amor e carinho para a Sua própria glória e louvor! Saiba que o desejo de Deus é restaurar você.

Talvez você precise de mais descanso, de uma alimentação mais adequada, de uma orientação médica, de mais tempo para si mesmo diante de Deus, de um lazer sadio, de refletir com mais equilíbrio sobre o que de fato está acontecendo em sua vida...Mas com certeza, você precisa de um mergulho no grande e renovador amor de Deus por você! Você precisa deixar Deus te ensinar a ler a história da tua vida com os olhos dEle.

4 - Abra-se para ter sua visão de Deus e da vida renovada.
Você precisa deixar Deus se apresentar para você nas páginas dos Evangelhos, na Pessoa maravilhosa do Senhor Jesus Cristo. Jesus disse: "Quem vê a Mim, vê o Pai". Ver Jesus, é contemplar o Deus Criador do Universo. Ele quer sarar a tua visão de quem Deus de fato é; do que é de fato e de verdade um relacionamento sadio com Ele; e quer sarar a tua visão da própria vida. Ele quer deixar de ser apenas um personagem da religião, para ser o teu Salvador pessoal; literalmente o teu Conselheiro pessoal, o teu Senhor, o teu Mestre, o teu Guia, o teu Pastor pessoal. Isso é relacionamento; é comunhão, é vida, é intimidade com Deus.

Você tem esta experiência com Jesus Cristo?

Deixe a Bíblia, a Palavra de Deus, redefinir os teus conceitos, ensinar como se deve viver e se relacionar com o próximo, como enfrentar as crises e as dificuldades, como lidar com as situações, com as decepções, com as frustrações... Abra-se para uma cura profunda em sua visão do mundo e de sua própria história. Deus quer fazer isto com e em você!

A depressão não precisa acabar em um desistir de sonhos, em um desespero contínuo, em um abandono das esperanças, em um viver amargo; você pode, em Jesus, aprender o caminho de saída dela. Não é uma mágica; não é uma fantasia, não é um esforço em vão, mas uma renovação interior que vai te levar passo a passo para fora desse fosso da depressão. Deixar a verdade de Deus entrar em nossa mente e nos libertar dos falsos conceitos interiores; das mentiras nas quais temos acreditado por anos e anos, e que tem nos mantido em um cativeiro emocional e comportamental.

Não se culpe pelo que está sentindo...talvez, crises de choro que parecem não ter fim, medos quase inexplicavéis, desânimo, falta total de motivação para tudo, desinteresse pelo que antes o fascinava, dificuldade de desempenhar tarefas antes corriqueiras de sua vida, desânimo para orar ou mesmo ler a Palavra; vontade de se isolar e ao mesmo tempo de ter alguém ao seu lado, pensamentos de querer sumir ou mesmo morrer, etc. Não se condene por sentir estas coisas, mas ao mesmo tempo não se entregue a elas. Respeite-se, sabendo que Deus o ama e cuida de você. Mas ao mesmo tempo, abra-se para Deus, para receber dEle o amor, o consolo, o carinho, uma visão renovada dEle mesmo e de sua vida.

Deixe Deus te ajudar a ler a história de sua vida com os olhos dEle.

Com certeza, você vai um dia olhar para trás, e concluir que Deus atravessou este vale escuro junto com você, sem abandoná-Lo um só momento, e que vocês dois chegaram juntos ao outro lado.

Se você ainda não convidou Jesus Cristo a ser o Senhor de sua vida, faça-o agora. É simples; como uma criança dando seus primeiros passos. Jesus disse que precisamos nos tornar como crianças para entrar em seu reino.

Convide Jesus, numa oração simples de fé, a entrar em seu coração, e a assumir o controle de sua vida; peça que Ele perdoe os seus pecados, que Ele traga a Sua doce presença e amor ao seu interior; e confie que na cruz Ele morreu por você, para que você pudesse voltar para os braços de amor de Deus.

Depois, caminhe com Ele. Cada dia ore a Deus, converse com Ele, colocando diante dEle todas as tuas ansiedades, dificuldades, anseios, tristezas, alegrias, desejos, gratidão, vitórias ou fracassos. Orar é conversar francamente com Deus em nome de Jesus. Faça da Bíblia, o seu livro dos livros.

Não existe um livro que possa se igualar a este! É a própria Palavra de Deus para você. Leia com o coração aberto, pronto a aprender e a colocar em prática seus ensinamentos. Uma sugestão? Comece lendo os Salmos e o Evangelho de João.

Você está deprimido?

Deus te ama profundamente. Ele está no controle de todas as coisas e de sua vida também. Ele se importa com cada detalhe do seu ser. Ainda que você não consiga entender, você ainda assim pode confiar. Este Deus já provou o Seu imenso amor por você ao dar Seu único Filho, Jesus, para morrer na cruz em seu lugar...Para que? Para achegar você a Ele, para tê-lo de volta em Sua comunhão...Você compreende isto?
Ele se importa! Ele te ama! Ele está pronto a caminhar através deste vale com você, e a conduzi-lo até o outro lado em vitória.

Se você precisa de oração, ou gostaria de compartilhar seu coração conosco, envie-nos o seu comentário.

Que esta palavra possa ter sido útil para sua vida e para o seu coração. Deus te abençõe muito!

Nenhum comentário: