sábado, 19 de setembro de 2009

A TIMIDEZ ATROFIA A FÉ , LIMITANDO NOSSA VISÃO...

O QUE É A TIMIDEZ?

Embora seja um fenômeno generalizado e Universal, e varie de cultura para cultura, ela é mais freqüente nas crianças do que nos adultos. A pessoa tímida é retraída e receosa em auto-afirmar-se sentindo se constrangida na presença de estranhos. O tímido (a) mostra alguma relutância em falar, mas o seu silêncio não é como se costuma dizer de "ouro", é um silêncio sofrido por medo da excessiva intrusão do outro. “Diz o ditado popular que a vergonha é irmã da dúvida”, mas da dúvida das capacidades pessoais que o tímido sente sobre si próprio. A pessoa tímida reprime os seus pensamentos sobre as coisas que lhe vão à alma, é como se o pensamento fosse uma estrada com muitas escapatórias e alternativas quase labirínticas. As pessoas tímidas estão sempre ou quase sempre a tentar perceber-se a si próprias, gastando muito tempo a analisar-se, e a perceber os seus motivos e motivações. Quando coram em excesso é porque duvidam e não agüentam o turbilhão de idéias que circulam na sua mente. Agora deixem-me que lhes diga, que como tudo na vida, também tem o seu lado positivo. Muitas vezes na vida temos que ter tempero, temos que não saltar de imediato para iniciativas que nos possam prejudicar perante os outros. Utilizando mais um ditado popular “nem tanto ao mar nem tanto a terra”. É provável que as pessoas excessivamente tímidas tenham sido "muito privadas" de se afirmarem ou por pais excessivamente castradores e repressores ou por ambientes que pouco as deixaram ser elas próprias no crescimento.

VENCENDO A TIMIDEZ ATRAVÉS DA FÉ – (Mt 8.23-27, Mc 4.35-41)

O Senhor levou Seus discípulos a viverem uma experiência muito significativa de fé. Aquele barco, certamente, poderia ser considerado o barco da prova da fé. Nele o Senhor pôde ensinar-lhes algo profundo em termos de fé. O Senhor estava para mostrar-lhes que, pela fé, eles poderiam exercer autoridade até sobre as forças da natureza. Eles não sabiam, mas através daquela viajem de barco, o Senhor lhes ensinaria a exercitar a fé sobrepondo a timidez, confirmando que não há limites para o que nEle crêem.

Alguns de nós navegamos prazerosamente em mares tranqüilos e com ventos mansos. Outros, no entanto, mesmo com Jesus na viagem, estão no típico barco da provação, cruzando mares bravios e ventos tempestuosos, sendo lançados de um lado para outro, visitados por alguns “tripulantes” indesejáveis como o medo, a insegurança, a desistência, a vontade de retornar, o desejo de pular do barco e abandonar a caminhada, a equipe e, até, Jesus. Alguns ficam tão atormentados pelas tormentas, que até se esquecem de que o Senhor está ali com eles e não exercitam a fé, a única saída para tais situações – ficam tímidos!

Jesus lhes confrontou com a timidez e a pequena fé que mostraram diante das circunstâncias. Encarando aquelas circunstâncias daquele jeito, jamais veriam a glória de Deus. De certa forma, a timidez é uma expressão de medo e insegurança e está ligada à incredulidade ou a um nível pequeno de fé. O grande ensino de Jesus com aquela experiência é: timidez e pequena fé nunca são os ingredientes certos para a manifestação do poder e da glória de Deus!

Muitos cristãos naufragam ou ficam à deriva, quando a turbulência entra em suas vidas, por causa do medo, da timidez e da pequena ou nenhuma fé que possuem. Se agirmos com timidez, jamais ativaremos nossa fé e dificilmente veremos a manifestação do poder de Deus em nossas vidas e a nosso favor. Muitas vidas, famílias, negócios, lideranças, ministérios e finanças estão à deriva, à mercê das ondas e dos ventos bravios, porque não houve ousadia nem o exercício da fé no Deus para Quem não há impossíveis em todas as coisas. Aleluia! Hoje o Senhor quer arrancar todo medo e timidez que entrou em sua vida e enchê-lo de ousadia e fé para que toda tempestade cesse e a bonança entre em sua vida e história.

CONCLUSÃO

O Senhor quer que saibamos que muitas crises ou tempestades entram e permanecem na vida de muitos cristãos, por causa da timidez e pouca fé ou incredulidade presentes em suas vidas. Se você está no barco da tormenta ou tempestade, não se atrapalhe nem se intimide mais – levante-se com ousadia e fé e exerça a autoridade que o Senhor lhe deu, repreendendo a fúria do mar e do vento, mandando-os calar. Não permita mais que as vozes do mar revolto e do vento impetuoso encham a sua alma de medo, insegurança e timidez; faça-os calar e eles lhe ouvirão e se calarão em nome de Jesus e para a glória do Senhor de tudo e de todos.

Um comentário:

Antonio Nasser disse...

Que o Rei Jesus, nosso Senhor e Salvador, continue dando a voces condicoes de manter esse Blog que muito abencoa vidas. Sejam sempre fieis ao Senhor e andem na forca que Ele da..
Paz
Pr. Nasser