segunda-feira, 14 de setembro de 2009

MISSÕES NA FAMILIA


TEXTO BÁSICO : GÊNESIS 7:1 - JOSUÉ 24:15 - ATOS 16:31

I. FOCALIZANDO A QUESTÃO FAMILIAR

O ambiente familiar constitui-se o grande foco do desafio missionário. As circunstâncias familiares, e certos casos, forma o Evangelismo quase impossível. Em muitos casos o cristão que deseja levar o amor de Cristo aos familiares conclui que seja mais fácil fazê-lo entre estranhos, tamanha é as dificuldades que se levantam no seio familiar.
Nesta lição enfatizamos que Missões na família é mais uma questão de removermos os impedimentos do que obtermos oportunidades.
Deste modo vamos abordar a partir de agora alguns impedimentos, em meio a tantos, que se retirados contribuirão para a ação missionária.

II. RETIRANDO AS BARREIRAS

Qualquer coisa ou circunstância que nos impeça de Evangelizar deve ser alvo de nossa atenção minuciosa. Se queremos nossos familiares salvos, saibamos que tal bênção exigirá de nós severa disciplina pessoal. Todavia, em tudo o Senhor está conosco ( Mateus 28:19-20 ).

Evitando qualquer julgamento

Iniciemos por evitar qualquer julgamento para com os familiares. Primeiramente porque se trata de um mandamento direto do Senhor ( Mateus 7:1-5, João 7:24;8:15, Romanos 14:13, I Coríntios 4:5 ). Segundo, porque causa embaraços difíceis de serem desfeito ao Evangelho de Deus.
Se julgarmos nossos parentes perdemos a abertura de lhes falar livremente das coisas de Deus. Especialmente se nosso julgamento tornar-se conhecido dos demais membros da família. Os familiares afetados por nossa opinião poderão facilmente se ressentirem a nosso respeito e se fecharem ao Evangelho que desejamos repartir com eles.

Evitando cuidar da vida alheia

Paulo ensinou : " Procurai viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com as vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado..." (I Tessalonicenses 4:16 ).
Nada causa tantos transtornos na família do que cuidar da vida dos outros. Esta atitude tem poder de provocar ira, ressentimento, mágoa e até ódio instantaneamente. O cristão que se descuidar e intrometer-se em assuntos alheios sofrerá rapidamente conseqüências desagradáveis e colocará tropeças à obra de Deus no âmbito familiar ( Romanos 14:21 ).
Cada indivíduo quer ter o direto de errar ou acertar por si só.
Quando este direito é ferido, a reação é imediata. Naturalmente, que quando somos chamados, ou quando o parente não percebe em hipótese alguma o seu mal, devemos agir, como por exemplo, nos mostra os textos de Provérbios 19:18, Gálatas 6:1, II Timóteo 2:25 e Ezequiel 33:1-9.
Nosso enfoque neste item recai sobre a atitude de intervir na vida das pessoas desnecessidade só pelo '' prazer '' de fazê-lo, ou por leviandade ou e até mesmo por mexerico.
O cristão zeloso, cuidadoso e de espírito missionário , sabe o quanto tais atitudes prejudicam o Evangelismo.

Buscando Sabedoria do Alto

A sabedoria de deus sobre seus servos os apresentará aos palácios. A sabedoria adorna, enriquece e a tudo tempera. A convivência familiar exige sabedoria e sabedoria Divina.. É tão fácil tirar os pés da sabedoria e pisar sobre espinhos. Em outras palavras situações familiares podem desafiar a fé do cristão e não havendo sabedoria os espinhos serão pisados. Se no seio da família o cristão manter-se sábio será como um farol nas praias iluminando o curso de naus sem rumo.
Havendo sabedoria do alto sobre o cristão as possibilidades Evangelísticas serão amplas.

Leiamos: Provérbios 4:26; 2:1-12.

III. PONTOS QUE AJUDAM NO EVANGELISMO FAMILIAR

Muitas circunstâncias e atitudes podem contribuir para a semeadura do Evangelho de Deus no rol familiar. Vejamos algumas :

Encontros Familiares

Na história familiar ocorrem muitos encontros. São almoços e jantares especiais, aniversários diversos, visitas sociáveis, etc. Todos estes encontros podem oferecer oportunidades preciosas para o Evangelismo.
Há, infelizmente, encontros menos agradáveis tais como; visitas a hospitais e até mesmo funerais. O cristão zeloso e sábio saberá, nestas ocasiões, levar uma palavra amiga, solidária e temperada de boas novas.

Leiamos: Apocalipse 3:8, Colossenses 4:3, I Coríntios 16:9.

Apresentar Cristo como verdade

Uma das críticas mais mordazes contra os cristãos por parte dos incrédulos é com relação à verdade. Os que ainda não são salvos denominam os cristãos de os '' donos da verdade ''. A verdade que nos está não é a '' nossa '' ( verdade que veio de nós mesmo ) verdade mas a verdade de Deus, que é Cristo.
(João 14:6)..Devemos, quando evangelizarmos nossos parentes, apontar sempre para Cristo Jesus e para as Escrituras. A todo custo devemos evitar a impressão de que acharmos a verdade por nós mesmos ( até porque não a acharmos, fomos achados ).
Nosso compromisso é apresentar o Senhor Jesus, a verdade de Deus. Quando o fazemos seremos bem sucedidos.

Leiamos: I Coríntios 1:23-24..

IV CÔNJUGE NÃO CONVERTIDO

Muitas pessoas chegam a Cristo primeiro que seus cônjuges. Outros, já sendo do Senhor, casam-se com pessoas ainda não salvas, contrariando frontalmente o mandamento do Senhor ( II Coríntios 6:14, Esdras 10 ) e devido a isto, infelizmente, no tempo presente, vivem mal .
Sempre será conflituoso quando um é servo do Senhor e outro ainda não. Mesmo havendo genuíno amor entre o casal, um é luz e outro trevas (II Coríntios 6:14).
Todavia, o amor de Deus tem como objetivo alcançar o cônjuge não convertido e fazer do casamento apenas luz.
A mulher cristã e o marido cristão que anela por ver seus companheiros salvos podem se valer dos seguintes conselhos bíblicos.

4.1 Caminhar com paciência - Salmos 40:1, I Timóteo 6:11, Tiago 5:11
4.2 Buscar acréscimos à fé - I Coríntios 13:4 - II Pedro 1:5-10
4.3 Ter como alvo construir - Provérbios 14:1;31:10
4.4 Orar sempre - Mateus 26:41, Lucas 18:1

De modo geral, o Evangelismo aos cônjuges não crentes deve ser contínuo, amoroso, paciente, sábio, tendo sempre a fé (Hebreus 11:1) que o marido, a esposa não salvos venham se desprender dos laços do adversário (II Timóteo 2:26) sendo-lhes tirado a venda dos olhos (II Coríntios 4:4 - Efésios 1:8;4:18) para conhecerem plenamente à verdade.

CONCLUSÃO

Quanto amor há no coração do Senhor para ser derramado nas vidas de nossos familiares, não é mesmo leitor querido ?
Vamos desejar a conversão de cada membro de nossas famílias, vamos orar até vê-los salvos e servindo ao Senhor nosso Deus.
Conceda, a todos nós, sabedoria, perseverança, amor, zelo e paciência para vê-los convertidos.

Romanos 5:3-5

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns e obrigado pelo estudo. Simples, claro e eficaz. Deus abençoe!