terça-feira, 1 de setembro de 2009

PECADOS ATORMENTADORES DA ALMA

"Os pecados atormentadores da alma humana, que infectam e destroem todo o interior do homem. A seguir estudaremos alguns deles. Se eles têm feito parte da sua vida, ore a Deus, peça discernimento e os abandone o mais rápido possível."

PECADOS POR AÇÃO


Posses materiais:


Qual é a sua atitude em relação a suas posses materiais? Você as antepõe a Deus e aos outros? Você pensa que pode fazer com elas o que quer? Você está disposto a perder tudo pelo Senhor? Se você não está, então você precisa confessar isso como pecado. Muitos cristãos estão completamente sem condições de ouvir o Senhor ao dizer-lhes para dar um passo, por exemplo, por­que estão presos demais à segurança dada por sua presente situação de vida, e por seu emprego. Muitos cristãos têm sido advertidos pelo Senhor para que se preparem para o tempo vindouro de dificuldades e de perseguição, mas eles não se dispõem a diminuir o seu padrão de vida para isso. Querem continuar a viver tão bem quanto puderem até o último momento possível. Você é um desses?

Orgulho:

Quantas vezes você tem sido vaidoso quanto à sua aparência? Quantas vezes você tem se magoado porque outros não lhe dão aten­ção, nem o cumprimentam, nem lhe agradecem por algo que você fez? Quantas vezes você fez algo para ser o centro das atenções? Você olha para os outros de cima, como sendo inferiores a você? Isto é pecado.

Inveja:

Quantas vezes você tem tido inveja de outros, de sua aparência, de suas posses, ou mesmo de suas posições e funções dentro do cor­po de Cristo? Quantas vezes você tem comentado ou se apoiado nas falhas de outros para fazer com que você mesmo pareça melhor? Es­creva essas circunstâncias específicas de pecado.

Crítica:

Ser crítico com relação aos outros permite que cresça em você uma raiz de amargura e depois, de ódio. A amargura e o ódio o destruirão. Considere atentamente suas conversas e pensamentos diários. Você é crítico para com os outros? Será que há amargura em sua vida? Lembre-se, o coração é muito enganoso. Uma boa maneira de medir a amargura é esta: Quão facilmente as outras pessoas o tornam irado? Quão freqüentemente você tem pensamentos de ira de alguém? A ira muito freqüentemente é um sintoma da amargura.

Difamação:

Você alguma vez já passou adiante uma fofoca? O Senhor odeia calúnia e fofocas! Quantas vezes você já falou pelas costas de alguém, desnecessariamente ou sem ter uma boa razão, sobre as faltas dessa pessoa, reais ou imaginárias? Quantas vezes você presumiu que sabia o que ia no coração de alguém? Somente Deus conhece o nosso coração! E com relação às várias organizações de "Informação Cristã" que dão informações acerca de pessoas? Você já parou para pensar se a informação que é dada é correta? Se você passar adiante tal "informação" e for realmente uma difamação, você está pecando. Você é, de fato, culpado de derramar sangue inocente -o que eqüivale a um assassinato.

Falta de seriedade adequada:

Quantas vezes você tem tratado Deus levianamente, ou falado de Deus levianamente? As Escrituras nos ad­vertem que o "temor do Senhor é o princípio da sabedoria". Você carece do respeito adequado por este nosso Deus? Se sim, isto é pecado!

Mentira:

Mentir é enganar deliberadamente. Examine a sua vida diária. Com que freqüência você mente, apresentando o fato como "apenas uma mentira inocente"? Com que freqüência você exagera? Todas as mentiras são pecado.

Trapacear:

Você já passou pelo caixa em um mercado e não disse nada quando o caixa por engano lhe cobrou menos do que a quantia que você devia? Se sim, você trapaceou. Trapacear é qualquer ocasião em que você fez a alguém algo que não gostaria que tivessem feito com você. Escreva as circunstâncias em que você fez isso.

Hipocrisia:

Quantas vezes você confessou pecados que realmente não tinha a intenção de abandonar? Quantas vezes você fingiu ser alguém que você não era?

Roubar a Deus:

Relacione todas as vezes em que Deus quis que você ajudasse alguém ou que compartilhasse o evangelho com alguém e você não o fez. Você tem perdido tempo em recreação ou noutras atividades, quando Deus quer enviá-lo à seara para trazer almas a Jesus? Você tem tempo para assistir TV, mas não para um tempo a sós com Deus todo dia?

Mau gênio:

As Escrituras dizem-nos: "irai-vos e não pequeis" (Ef. 4:26). Nós, como cristãos, devemos disciplinar-nos. Se tivermos mau gênio, então estaremos pecando. Podemos escolher não nos ofender com o que a outra pessoa faz.

Impedir que outros sejam úteis:

Você já debilitou alguém críticando-o, de forma que ele fique receoso de avançar em fé e atuar como Deus quer? Você é um queixoso? Você gasta o tempo de outras pessoas queixando-se de seus problemas? Você está desperdiçando o tempo de seu pastor exigindo intermináveis sessões de aconselhamento com ele? Tudo isso é pecado.

Rebelião:

Quão freqüentemente você tem se recusado a obedecer a alguém que tem autoridade sobre você? Quão freqüentemente você tem lido a Palavra de Deus sem nenhuma intenção de obedecer o que descobre nela? Quão freqüentemente você tem tomado conhecimento de algo que deveria ter feito mas que não fez? Quão freqüentemente o Senhor tem dito a você para fazer algo e você não fez? Lembre-se, Deus leva a rebelião muito a sério.

"Seis cousas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que der­ramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, teste­munha falsa que profere mentiras e o que semeia con­tendas entre irmãos" (Provérbios 6:16-19)

"E o vencedor herdará estas cousas, e eu lhe serei Deus e ele me será filho. Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.''' (Apocalipse 21:7-8)

Veja a lista de pecados que são mencionados nestes poucos ver­sículos:

Mentira, Rebelião, Imoralidade sexual, Orgulho, Assassinato, Feitiçaria ou bruxaria, Covardia, Incredulidade, Falso testemunho, Idolatria, Envolvimento no ocultismo, Semear discórdia entre irmãos, Derramar sangue inocente - isto é feito de forma muito eficaz através da fofoca.

PECADOS DE OMISSÃO

"Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando." (Tiago 4:17)

Ingratidão:

Quantas vezes Deus o ajudou e você nunca agradeceu a ele? As roupas em seu corpo, a comida em sua mesa, sua saúde, sua família, seu emprego, tudo lhe é dado pelo Senhor. Com que freqüência você lhe agradece por essas bênçãos? Você come sem antes parar para agradecer sinceramente a Deus por sua provisão a você? Se sim, você está pecando. Você viaja a trabalho e retorna sem ter sofrido acidentes? Você deveria agradecer a Deus por sua proteção. Escreva toda situação em que puder pensar, na qual você não tem agradecido a Deus por suas provisões a você.

Falta de amor a Deus:

Se você ama alguém, você conversa com ele e gasta tempo com ele. Você tem negligenciado amar a Deus? Isto é pecado.

Negligência para com a Bíblia:

Relacione as vezes em que, por dias, ou até mesmo semanas ou meses, você menosprezou a Palavra de Deus. Quando você lê a Palavra de Deus, você o faz de uma maneira agradável a ele? Nós temos de ler a Bíblia com a disposição de que vamos obedecer imediatamente cada mandamento que encontrarmos!

Incredulidade:



Quantas vezes você virtualmente acusou a Deus de mentir? Você crê em sua Palavra? Se não, isso é pecado.

Negligência na oração:

Quantas vezes você tem deixado de ter mo­mentos de oração pessoal ou familiar? Nós ofendemos grandemente a Deus, não orando.

Negligência nos meios de receber a graça de Deus: Somos con­clamados a ter comunhão uns com os outros. Se você não tem feito isso, você tem pecado.

Como você realiza os seus deveres: Você faz tudo para o Senhor? Ou você é preguiçoso e indolente em seu trabalho e na vida diária? Isso é pecado. Você faz, no trabalho, apenas as coisas que o seu chefe exige? Jesus espera que você "ande a segunda milha". Você é indolente em fazer a obra de Deus? Quantas vezes você tem tido conhecimento de coisas que você deveria fazer e não as tem feito? Quantas vezes, sabendo que devia fazer alguma coisa, tal como colo­car o lixo do lado de fora, ou lavar pratos, você não fez isso? Escreva esses casos e confesse-os como pecado.

Falta de amor pela alma do próximo:

É Sua responsabilidade compartilhar as boas novas de Jesus Cristo com cada um ao seu redor. Quantas pessoas você conhece e com quem se relaciona, com as quais você ainda não compartilhou o evangelho? Relacione-as. Isso é pecado. Deus ordenou a cada cristão que compartilhe o evangelho com os outros. Se você não está fazendo isso, você está pecando. Você tem de perdoar todas essas pessoas para rece­ber o perdão de seus próprios pecados.




Nenhum comentário: