sábado, 12 de dezembro de 2009

QUAL VERDADEIRO SEGREDO DA BELEZA E FORMOSURA?

" Não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para Ele, não havia boa aparência nEle, para que o desejássemos." (Isaías 53.2)

Na verdade, as nossas intenções ao nos espelharmos, não farão enxergarmos exatamente aquilo que queremos.

Já quando olhamos para dentro de nós e passamos a analisar que fomos feitos imagem e semelhança de Deus, outra visão passa a se desvendar frente aos nossos olhos.

Pergunte-se:

1- Que tenho diferente dos outros seres que me faz semelhante ao criador?
2- O que mais Deus valoriza em mim que me fez diferente de todas as demais criaturas, inclusive, dos meus genitores?
3- Que lição Deus quer me transmitir quando minha aparência externa não se iguala as minhas expectativas e conceitos que eu tenho de beleza e formosura?

Pense num detalhe importante:
Se você pudesse ouvir as árvores falarem, tenha por certo que as ouviriam louvando a Deus; se pudesse entender o que os pássaros cantam, outra coisa não seria senão louvores a Deus; se os ruídos que os peixes fazem lhes fossem perceptíveis e compreensíveis, de igual modo os ouviriam louvando a Deus; então, porque negar a Deus o tributo de louvor e gratidão por tudo que és , excedendo em valor a todas essas demais criaturas?!

O salmista ao olhar para dentro de si, não obstante ter sido o menor dos filhos de Jessé e apenas pastor de ovelhas (1 Sm. 16.11,12), não obstante também ter passado por duras lutas e provações, dizia para si mesmo: "Bendize, ó minha alma ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome".

Tudo! Da planta dos pés, ao último fio de cabelo. Por certo que não é fácil vencer obstáculos, principalmente aqueles que nós mesmos acrescentamos às nossas vidas.

Todavia, busque ser sempre autêntico à medida que reconhece o mundo a sua volta. Valorize o que você tem de natural e fuja dos subterfúgios.

Não se deixe vencer pelos apelos da secularização que nos roubam a simplicidade, a identidade e a singeleza.

A vida é muito mais salutar quando a encaramos de forma natural. Procure também não usar máscaras a fim de camuflar o que você ainda não consegue enxergar com bons olhos. Olhe mais vezes para dentro de você mesmo e veja que tudo o que Deus fez tem uma razão de ser!

Não se martirize pelos traços aparentes que não gostaria de ter em seu corpo. Muito mais belo é o que temos dentro de nós, na nossa alma. O tempo jamais envelhecerá esse corpo!

Encare suas características físicas como um dom de Deus. Aprenda a viver harmoniosamente com elas e reconheça, mais uma vez, que a maior beleza que nós temos não está impresso na aparência externa; ao contrário, ela faz parte dos valores morais e espirituais e, são por pessoas de igual valor que nós somos identificados.

Existem diferentes formas de enxergar e perceber a beleza externa. Isso tem muito mais haver com a cultura de um povo ou de uma comunidade, do que com o que de fato carregamos em nosso corpo.

Em uma sociedade onde os interesses econômicos sobressaem sobre os valores éticos e morais; há também um excesso no uso dos bens de consumo supérfluos. A ganância da indústria dos cosméticos e da medicina estética aliada à força da mídia, termina por moldar e transformar a aparência e o perfil físico das pessoas a quem elas possam atingir.

A pretexto de se tornarem cafonas e ultrapassadas, de cometerem gafes e “micos”, a idéia do que seja atual e pós moderno, marginaliza aqueles que não se submetem aos caprichos das novas tendências desenvolvidas e insufladas por esses engenhosos mecanismos seculares.

Na verdade, não é fácil ficar imune a tantos apelos que mais colocam as pessoas reféns do consumo compulsivo, do que, de fato, querem torná-las mais felizes, pois a busca daquilo que seja belo, no conceito ocidentalizado, nunca se satisfaz por completo até que torne cativa e, por vezes, sequeladas, seus alvos de consumo.

Isso já não acontece em comunidades cuja cultura cultiva outros hábitos e valoriza a sua própria tradição e seus bons costumes.

A cor da pele, a textura e a cor do cabelo, o tipo de roupa, etc, não representam diferença alguma a partir do momento que procuramos entender que a indiferença quem faz somos nós e não a natureza.

Sejamos comedidos! Deixe que ao seu tempo as coisas aconteçam naturalmente. Busque ser belo, bonito e atraente, entretanto; não às custas de sacrifícios e de tratamentos que ponham em risco a integridade física e moral do seu corpo.

CONCLUSÃO:

Sejamos sempre gratos ao Senhor em tudo que somos, procuremos sempre fazer o melhor para agradar ao Pai , Aquele que nos deu o dom da vida e nos planejou assim como somos, somos um sonho de Deus e devemos nos aprimorar a cada dia para nos tornar-mos a Sua imagem e semelhança. Você é especial!!


por: Eliane de Antonio

Nenhum comentário: