quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

OS MALES OU TORMENTOS DA SOLIDÃO

SOLIDÃO UM MAL QUE AFLINGE A ALMA

A solidão é um estado de alma, um vazio interior, uma insatisfação e um tédio interminável. A simples presença de pessoas ao nosso lado não é suficiente para eliminar o sentimento de solidão. Davi nunca esteve só, sempre houve companheiros ao seu lado (I Crônicas 12:22). Entretanto Ele disse: “Olha para mim, e tem piedade de mim, porque estou solitário e aflito” (Sl 25:16). A cura da alma está na presença de Deus (Sl 62:5) (Sl 84:2) (Sl 46:1).

A SOLIDÃO TRAZ TRISTEZA

A solidão traz a tristeza, fragiliza e desumaniza o ser humano. Cada vez que a pessoa se frustra ou não consegue realizar os seus objetivos, é como se estivesse vendo morrer cada uma das possibilidades de concretização de seus anseios, projetos e ideais. Isto produz amargura e muita tristeza.

A SOLIDÃO TRAZ MEDO

Quando a pessoa esta mergulhada em uma crise de solidão, facilmente é atacada pelo medo, pela insegurança e pela angústia. O medo produz “tormento” e muita “perturbação” (I Jo 4:18) (Jó 33:7. 10)

No medo existe a atuação de espíritos malignos, porém, Deus não nos deu o espírito de medo, mas de poder, de amor e de moderação. (II Tm 1:7)

SOLIDÃO UM MAL QUE AFETA A NOSSA AUTO-ESTIMA

A solidão desestabiliza psicologicamente e emocionalmente a pessoa e contribui para deixá-la com a sua auto-estima abalada, vulnerável e sem controle da situação. Isto aconteceu com o “profeta Elias” que buscou refugiar-se no deserto, tendo a sua alto-estima afetada de tal maneira que esperou a morte dormindo (I Reis 19:4-5). A solidão abate o Espírito do homem (Pv 18:14). O servo do Senhor, porém jamais ficará prostrado, pois o Senhor o levantará (I Reis 19:5-7) (Sl 37: 23-24).

SOLIDÃO UM MAL QUE AFETA NOSSA CONVIVÊNCIA

A solidão é um mal ou crise que ameaça o bem estar de uma pessoa e interfere em sua rotina de vida (Sl 102:4-6,11). Afeta o nosso viver (Sl 38:6). Aquele que vivencia a experiência da solidão tem mesmo dificuldade de sentir-se participante ativo em qualquer atividade. O relacionamento com o próximo é percebido como distante. Os fatos acontecem à sua volta, no entanto jamais chegam atingir o seu coração. Podemos afirmar de forma segura e contundente: “O homem carece de Deus para enfrentar e superar as condições limitadas da sua existência e relacionamentos cotidiano”.

COMO ROMPER OS GRILHÕES DA SOLIDÃO

Esta é uma pergunta que não pode ser calada. A solidão é um tormento que vem consumindo a vida de muitas pessoas nestes últimos tempos (Sl 25:16) (Sl 107:4-7 11). Entretanto não podemos nos render diante desta situação, mas devemos buscar na presença de Deus a cura desse tão grande mal (Ex 33:14-15) (Sl 9:9)

1.RECONHEÇA A PRESENÇA DE DEUS

Deus está em todo lugar. Não existe lugar onde estejamos que Ele não esteja também (Sl 139) (Is 49:15-16).

Ele prometeu: “Nunca o deixarei, jamais o abandonarei (Josué 1:5)”. Abra os olhos e reconheça a presença de Deus em qualquer lugar que você estiver. Depois de recebermos Jesus em nosso coração temos a garantia da presença do Senhor conosco. (Is 44:21 “b”), (Is 54:10), (Jr 33:3), (Rm 8:38-39), (Heb 13:5 “b”). Embora amigos terrenos falhem, o Senhor nunca falha (Sl 27:10), (Pv 18:24), (Is 66:13), (II Tes 2:16-17). Deus faz que o solitário habite em família (Sl 68:6).

2.CUIDE-SE MENTAL, ESPIRITUAL E SOCIALMENTE

Cuide de suas necessidades espirituais lendo e estudando a bíblia. Ela proporciona orientação, instrução, encorajamento e esperança. (II TM 3:16-17) Leia bons livros e revistas. Ore e passe tempo com pessoas que compartilhem a mesma fé. Cuide de suas necessidades sociais, cultivando boas amizades, seja generoso e paciente.

3.PERMITA O TRABALHAR DO ESPIRÍTO SANTO EM SEU CORAÇÃO

O Espírito Santo no coração do homem, restaura suas habilidades de relacionamentos intrapessoal e interpessoal (relacionamentos com Deus, consigo mesmo, e com o próximo (Ef 5:18).

1. Ele é o nosso consolador (Jo 14:16-17);
2. Ele nos ajuda em nossas fraquezas (Rm 8:26-27);
3. Ele fortalece o nosso interior.

4. MINIMIZE O SOFRIMENTO

Não fique remoendo o sofrimento em sua mente, vezes e mais vezes. Não se torne amargo nem rancoroso. Ninguém gosta de ficar perto de pessoas ressentidas. Não supervalorize os problemas, nem lhes dê demasiada importância, mas ore a respeito deles.

5.UTILIZE BEM O TEMPO

Use bem o seu tempo para cuidar de suas necessidades espirituais, físicas e sociais. Resista a tentação de não fazer nada.

AS EXPERIÊNCIAS DA SOLIDÃO

1.NA SOLIDÃO CONHECEMOS MELHOR A NÓS MESMOS

Na solidão o ser humano tem a possibilidade de descobrir e compreender muito a cerca de si mesmo.

a) A nossa capacidade de superação é colocada à prova, de interagir e de manter laços fraternos de sociabilidade;

b) Temos uma melhor compreensão de nossa estrutura e capacidade física, emocional psicológica e espiritual;

c) Nos convencemos que todos os talentos e habilidades da pessoa humana foram dados por Deus, com um objetivo ou missão especifica, e devemos desenvolver e trabalhar estes valores e talentos disponibilizados, conforme o propósito e a soberana vontade do Senhor. (Mateus 25:14-30; 13)

d) Passamos a entender melhor que humanamente falando todas as pessoas tem limitações e imperfeições, mas em Cristo somos mais do que vencedores (Romanos 8:37-39) (Filipenses 4:13);

e) Fica evidenciado que nossas vidas estão guardadas e fundamentadas em Deus e na sua palavra, e Ele é poderoso pra nos fazer sobrepujar toda e qualquer situação, por mais difícil que ela demonstre ser (Efésios 4:11);

f) Firmamos convicção que a vida em todos os sentidos é constituída de fases ou etapas, e que há um tempo determinado por Deus para todas as coisas (Eclesiastes 3: 1-8);

2.A SOLIDÃO PODE SER UM MOMENTO PARA O EXERCÍCIO DA BUSCA INTERIOR

Um momento especialmente voltado para o oração, leitura e reflexão da palavra de Deus, louvor etc. A prática do exercício devocional leva ao crescimento espiritual e ao amadurecimento da fé.(Mat 6:5-14)

3- NA SOLIDÃO CONHECEMOS MELHOR AO SENHOR

a) Profeta Elias na solidão do deserto aprendeu a conhecer melhor a voz do Senhor (I Reis 19:13);

b)
Patriarca Jó no seu sofrimento e terrível solidão conheceu a Deus, sua justiça, retidão e misericórdia (Jo 42:1-6).

c) Jacó ficou a sós no “Vau de Jaboque”, além de conhecer melhor a Deus foi por Ele abençoado (Gênesis 32:24-29);

d) Paulo no final do seu ministério experimentou o abandono e a solidão e foi fortalecido pelo Senhor (II Tm 4:9-11) (II Tm 4:16-17);

e) O apostolo João a sós na ilha de Patmos recebeu a revelação do apocalipse (Ap 1:9-20);

f) Samuel quando se encontrava sozinho em seu quarto de dormir ouviu a voz do Senhor (I Samuel 3: 10);

g)
Paulo depois da sua conversão foi estar a sós com Deus para conhecer melhor ao Senhor e receber a revelação do evangelho a ser anunciado aos gentios (Gálatas 1:15-18);

Devemos atentar para os momentos a sós que o Senhor nos permite, para estreitar nossa comunhão com Ele. (Sl 63:1), (Sl 63:5-7), (Sl 73:25,26,28).

4- NA SOLIDÃO DEVEMOS SEGUIR O EXEMPLO DO SENHOR JESUS

a) O Senhor Jesus aproveitava os momentos de isolamento social para falar com o Pai em oração (Lucas 5:16);

b) Aproveitava os momentos a sós para buscar forças espirituais para o dia a dia de seu ministério;

c) Cada momento que temos a sós, deve ser aproveitado para a nossa edificação espiritual (Salmo 1:2) (Filipense 4:8);

d) Jesus na solidão do Getsemane, do seu julgamento, condenação e morte foi vitorioso e conquistou a nossa salvação. (Isaias 53:3,4,6,12), (Mateus 26:56), (Mateus 27:46), (Salmo 22:1-2).

e) Devemos confiar no Senhor Jesus como nosso grande sumo sacerdote perante Deus (Hebreus 4:15-16).

CONCLUSÃO

Quanto mais aproxima o momento da vinda do Senhor Jesus para arrebatar a sua Igreja, somos bombardeados de forma assustadora pelo inimigo, e estamos vendo aumentar os problemas, as intempéries e as adversidades que afligem a humanidade. O aquecimento global tem a afetado de forma drástica a terra, e alterado até mesmo os hábitos do homem. A água potável tornou-se preocupação, devido a possibilidade iminente de sua escassez, e o solo já não produz satisfatoriamente por força das constantes alterações climáticas. A violência desenfreada e a pecaminosidade avalassadora da humanidade, faz com que as pessoas que não tem a presença de Cristo em suas vidas, vivam experiências sombrias de desesperança, tristezas e solidão.

Os nossos maiores problemas não estão nos obstáculos do caminho, mas na escolha da direção errada. Somos produto do nosso passado, mas não somos escravos dele... Devemos ter a mesma atitude do profeta Habacuque: “Porque ainda que a figueira não floresce, nem haja fruto na vide; ainda que o produto da oliveira minta e os campos não produzam mantimentos, ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatas, e nos currais não haja gado. Todavia, eu me alegrarei no Senhor e exultarei no Deus da minha salvação". (Habacuque 3:17-18. 16)

Deus tem grandes promessas e bênçãos para as nossas vidas neste mundo e na eternidade. Em Cristo somos mais do que vencedores (Rm 8:37).

Nenhum comentário: