sábado, 12 de dezembro de 2009

VENCENDO O PODER DA IRA

Texto (Ef 4.26- 32).

“Irai- vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando- vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo”

Texto

“Todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” (Tg 1.19b)

A IRA E SEUS SIGNIFICADOS:

•A ira é um intenso sentimento de raiva, ódio, rancor, um conjunto de fortes emoções e vontade de agressão geralmente derivada de causas acumuladas ou traumas. Pode ser visto como uma cólera e um sentimento de vingança, ou seja, uma vontade frequentemente tida como incontrolável dirigida a uma ou mais pessoas por qualquer tipo de ofensa ou insulto.

•É um sentimento mental e emotivo de conflito com o mundo externo ou consigo mesmo, que controlamos pouco e manejamos pior ainda, deixando- nos fora de nossas ações.
Termos populares:
Tô pê da vida, invocado, arretado,, tá que tá, rodei a bahiana

COMO SURGE A IRA

1.Por provocação

Sendo a provocação uma porta de entrada da ira então devemos mantê- la fechada.
Os pais não devem provocar os filhos; “E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai- os na doutrina e admoestação do Senhor” (Ef 6.4).

Não devemos provocar à ira de nossos superiores; “Como o rugido do leão é o terror do rei; o que o provoca à ira peca contra a sua própria alma” (Pv 20.2).

As nossas atitudes erradas provocam a ira de Deus. “E queimaram ali incenso em todos os altos, como as nações, que o Senhor expulsara de diante deles; e fizeram coisas ruins, para provocarem à ira o Senhor.” (2 Rs 17.11).

2.Por descontrole emocional

Uma pessoa provocada sem controle emocional facilmente ficara irada. “O limite entre o descontrole emocional e a doença psicológica é muito tênue. É preciso ter cuidado

3.Por alguma frustração

Um jovem adolescente que estuda durante um ano inteiro para uma prova, que poderá ser a sua última oportunidade, é um ótimo candidato a ficar irado.
Um general que prepara um filho para a carreira militar e este, depois de estudar algum tempo na Academia desiste da carreira, traz àquele grande frustração.

4.Por não ter alcançado seus objetivos

Uma boa ocasião para irar- se é quando estamos em posição adversa. Tem- se visto muitas pessoas manifestando sua ira pelo rosto sisudo, porque vivem em situação em que “nada lhes dá certo”. É como se dizem: “chutando o balde”.

DANOS CAUSADOS PELA IRA

1.Conduz à prática do mal;“Deixa a ira e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal.” (Sl 37.8);
2.
Conduz o ser humano a cometer desatinos; “O que se indigna à toa fará doidices, e o homem de maus intentos será odiado” (Pv 14.17)

3.
É fruto de insensatez; “E não te poupará o meu olho, nem terei piedade de ti; conforme os teus caminhos, assim te punirei, e as tuas abominações estarão no meio de ti; e sabereis que eu, o Senhor, é que firo.” (Ez 7.9);

4.Demonstra falta de sabedoria; “O tolo revela todo o seu pensamento, mas o sábio o guarda até o fim” (Pv 29.11);

5.Revela um temperamento incontrolável; “longânime é grande em entendimento, mas o que é de espírito impaciente mostra a sua loucura” (Pv 14.29); Traz o juízo de Deus; “Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.” (Mt 5.22).

Danos pessoais

Em Provérbios lemos: “O homem de grande indignação deve sofrer o dano; porque se tu o livrares ainda terás de tornar a fazê- lo” (Pv 19.19). De fato quem fica irado acaba se prejudicando.

Alguns danos individuais nas pessoas foram postos pelo escritor da Lição, como “azedas, explosivas, grossas, malcriadas, encolerizadas, nervosas, sem equilíbrio e falto de bom senso.

Danos à família

As famílias sofrem nas mãos de um irado. “O extravasar constante da ira produz frutos amargos. Experimente olhar o rosto dos seus filhos quando você, completamente descontrolado, explode em ira. As marcas que uma explosão de ira deixam nos olhos de nossos familiares revelam um retrato de horror”

Dano aos amigos e aos irmãos em Cristo

Na igreja de Corinto, havia contendas, invejas, iras, porfias, murmuração, intrigas, orgulho e tumultuo (2Co 12.20); Os frutos da carne estavam presentes na Galácia – idolatria. Feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, ira, discórdias, diversos interesses, opiniões e motins; (Gl 5.20,21);
Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas de entre vós (Ef 4.31)

À igreja de Colossos, o apóstolo advertiu para que se despojasse da ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem obscena (Cl 3.8).

Danos à sociedade em geral


Uma pessoa irada não é bem sucedida e nenhum espaço social. Temos visto em todas as partes a manifestação da ira e os transtornos que causam.

LIBERTANDO- SE DA IRA

Para quem não consegue controlar a ira fica ainda um recurso: A libertação. Ademais, em Provérbios temos uma valoração para aquele que mantém a ira no coração. “porque a ira repousa no íntimo dos tolos” (Ec 7.9b). è mesmo um título depreciativo. Ninguém que ser chamado de tolo, mas é o nome bíblico para o irado.

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus” (Gl 5.19- 21) Além de ser um problema de descontrole emocional, a ira ou raiva é ação demoníaca. No dia seguinte, um espírito maligno, da parte de Deus, se apossou de Saul, que teve uma crise de raiva em casa…” (I Samuel 18: 7- 10).

CONTROLANDO A IRA

“Melhor é o que tarda em irar- se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade” (Pv 16.32).

Devemos depender de Deus para controlar aquilo que não podemos. Devemos deixar que Ele controle as nossas reações e amanse o nosso espírito não nos deixando dominar pelo homem exterior.

Devemos, mais uma vez, permitir que o Espírito Santo tenha total controle, tanto sobe nós como sobre as circunstâncias sobre as quais não temos o poder de controlar.

IRADO, MAS SEM PECAR

Podemos ficar irados e não cometermos pecados fomentados pele ira. Por isso Paulo escreveu: “Irai- vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.” (Ef 4.26). Com isto posto, devemos atentar para a recomendação paulina de não deixarmos que a ira ganhe morada em nossa vida: Citando Efésios 4.26- 31 aprendemos a irar sem pecar:

1.Não vá para a cama irado; antes reconcilie- se e perdoe (v.26);
2.Não use palavras torpes (v.29a);
3.
Use palavra que edifiquem (v.29b);
4.
Não entristeça o Espírito Santo (v.30);
5.Afaste- se da ira e gritaria (v.31).
6.
Ao invés de dar lugar à ira, acalme- se e ore bastante pedindo o controle de Deus sobre suas emoções.
Pense no que Jesus faria se estivesse em seu lugar

PRESTE MUITA ATENÇÃO NESSA HISTÓRIA:

“Num belo dia de sol, Sr. Mário, um caminhoneiro muito trabalhador, chega em casa todo orgulhoso e chama sua mulher e filhos para ver o lindo caminhão que comprara depois de longos e árduos 20 anos de trabalho. Era o primeiro caminhão que conseguira comprar depois de tantos anos de sufoco e estrada. A partir daquele dia, finalmente seria seu próprio patrão.
No entanto, ao chegar à porta de sua casa para mostrar o caminhão à família, encontra seu filhinho caçula de 6 anos, martelando alegremente a lataria do reluzente caminhão. Irado e aos berros pergunta o que o filho estava fazendo. Sem nem ouvir a resposta, completamente fora de si, pega o martelo da mão da criança e faz o mesmo que o menino fazia, só que desta vez usa o martelo impiedosamente nas mãos do garoto, que se põe a chorar desesperadamente sem entender o que estava acontecendo.
A mulher do caminhoneiro, corre em socorro do filho, mas pouco pôde fazer. Chorando junto ao filho, consegue trazer o marido à realidade, e juntos levam o garoto ao hospital para cuidar dos ferimentos provocados. Passadas várias horas de cirurgia, o médico desconsolado e bastante abatido, chama os pais e informa que as dilacerações foram de tão grande extensão, que todos os dedos da criança tiveram que ser amputados. Porém, o menino era forte e resistira bem ao ato cirúrgico, devendo os pais guarda- lo no quarto. Ao acordar, o menino ainda sonolento esboçou um sorriso e disse ao pai: Papai, me desculpe.
Eu só queria consertar seu caminhão, como você me ensinou outro dia. Não fique bravo comigo! O pai, sem saber muito o que dizer e profundamente arrependido, deu um forte abraço no filho e disse que aquilo não tinha mais importância. Não estava bravo e sim arrependido de ter sido tão duro com ele e que a lataria do caminhão nem tinha estragado. Então o garoto perguntou: Quer dizer que não está mais bravo comigo? É claro que não! – respondeu o pai.

Ao que o menino pergunta: Se estou perdoado papai, quando meus dedinhos vão nascer de novo?

Moral da história: Nos momentos de raiva cega, machucamos as pessoas que mais amamos, e muitas vezes não podemos sarar a ferida que deixamos. Nesses momentos, tente parar e pensar em suas atitudes, a fim de evitar que os danos sejam irreversíveis.”

Perguntas para Compartilhar:

1. O que você faz para controlar sua ira?

2. O que nós cristãos, demonstramos para os outros quando estamos irado?

3. Controlar- se e agir com calma diante de uma situação em que você está sendo agredido(a), para quem não tem Jesus, se controlar fraqueza. Mas para você que isso representa?

4. O que você aprendeu nessa Lição hoje deve se tornar uma realidade? Porque?

5. Na história que lemos, vimos o que o pai fez com o filho, por ter se irado e perdido o controle. Isso nos leva a refletir o quanto nós prejudicamos a nós mesmos e aos outros quando não nos controlamos. Comente sobre isso.

6. Por causa da ira descontrolada, casamentos se destroem, relacionamentos e amizades se desfazem e muitos homicídios acontecem. Portanto, o que representa pra você o controle da ira? Reflita, pense a respeito!!!

Nenhum comentário: