quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

SAIBAMOS DIFERENCIAR: PERFEIÇÃO E PERFECCIONISMO

A Bíblia diz em Mateus 5:48 “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial.”

O dicionário diz assim:

Perfeição = Qualidade do que é perfeito em seu gênero. /Qualidades da alma e do corpo./Teologia Perfeições divinas, atributos de Deus em grau infinito.

Perfeccionismo = Escola inglesa do séc. XVII que afirmava a desnecessidade da religião para que o homem atingisse a perfeição. / Busca excessiva, patológica, da perfeição.


Perfeccionismo:

Se antes de considerar uma tarefa ou trabalho terminado, você o revisa minuciosamente. A sua obsessão pela perfeição vai obrigá-lo a ficar dedicado ao trabalho muitas horas a mais que os seus colegas, porém este não é o grande problema.

O problema é que jamais você fica satisfeito com o que faz. Sempre, a pessoa perfeccionista pode buscar uma sensação de controle sobre as situações da sua vida, porem se tornar "escravos“ dos êxitos e tornando-se vulneráveis a frustrações.

A pessoa perfeccionista pode ser definida como aquela que se esforça em melhorar o êxito de seu objetivo seguindo um padrão ideal . Este padrão ideal pode estar presente em todas as áreas da vida da pessoa; abrangendo desde os seus bens pessoais, trabalho, relacionamentos e imagem corporal.

Estas pessoas tendem a dar uma importância exagerada a tudo e nunca se sentem satisfeitas.

Sempre ficam com a sensação de que poderiam ter feito ainda melhor. A maioria das vezes conseguem seu objetivo, porém a energia para alcançá-lo são sufocantes. Podem ser detalhistas, meticulosos e caprichosos frente ao que desejam aperfeiçoar.

O problema é que quando alguma coisa fracassa surge à frustração, sentimento que não toleram e que os faz cair numa crise de tristeza, agressividade e culpa.

O perfeccionismo costuma ser definido por uma "síndrome depressiva derivada de frustrações e dos fracassos que descompensam".

O perfeccionista acaba apresentando uma formação rígida que o impede de adaptar-se a diferentes situações e pessoas.

São identificados dois tipos de perfeccionistas:

1- Introspectivo: Apresentam pouca auto-estima e confiança. Sentem que qualquer erro será terrível (o que é uma fantasia, embora pareça real) e que errando não contariam com o carinho, admiração e aprovação dos outros. Nunca estão satisfeitos com eles mesmos.

2 - Extropectivos: Não apresentam baixa auto-estima, porém não confiam nas habilidades ou capacidades do restante do grupo de trabalho e, por isso, não conseguem delegar. Exigem das pessoas a perfeição que eles procuram em si mesmos.

O perfeccionista espera que todos ao redor sejam perfeitos (de acordo com o SEU modelo “particular de perfeição”) e se incomoda quando não consegue aplicar aos outros suas regras de disciplina.

As pessoas do seu convívio não conhecem suas expectativas (porque não vivenciam a mesma necessidade de perfeição), o que gera tensão com sua família, amigos e colegas, e um grande sentimento de raiva.

A chave está em entender que não é possível obrigar outras pessoas a ter atitudes perfeccionistas. Ninguém jamais poderá sentir o que você esta sentindo. Cada um de nós está sozinho internamente, com sentimentos e pensamentos únicos, só seus.

Você pode usar esse conceito para ter a liberdade, de pôr um ponto final num esforço que pode durar a sua vida inteira; e, que de sobra é inútil, para que as outras pessoas sintam o que você sente.

Pensando dessa forma você também terá forças para ser você mesmo, de uma forma mais poderosa e positiva. A idéia de que estamos sozinhos com nossos pensamentos e sentimentos, não nos torna uma ilha, incompreendidos ou solitários.

Nenhum homem ou mulher é uma ilha, mas, sabemos que em virtude do nosso caráter único e de nossas experiências próprias, que, internamente somos ilhas para nós mesmos, e, que compreender esta idéia nos ajudará a construir pontes para os demais, em vez de erguer barreiras, perturbando-nos, brigando e nos magoando quando vemos que os outros não pensam, nem são como nós.

O indivíduo com personalidade perfeccionista pode mudar sua conduta, aos poucos e com êxito. Deve aprender a dar prioridades às suas atividades, sem fazer tudo de um modo extremamente perfeito e exagerado , já que é isso o que faz perder de vista o objetivo principal de suas ações.

Muitas vezes o perfeccionista acaba vivendo “pela metade” já que desperdiça uma série de oportunidades pessoais e de vida. O perfeccionismo é uma fantasia; só se libertando desta idéia você poderá viver a vida de maneira completa.

CONCLUSÃO:


Deixemos o perfeccionismo de lado e busquemos ser perfeitos sem exagero extremo.

A perfeição alcança-se através de um processo de escutar, aprender e crescer com a ajuda de Jesus.
A Bíblia diz em Colossenses 1:28 “O qual nós anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo.” A perfeição será completa em nós quando Jesus regressar.
A Bíblia diz em Judas 24-25 “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos ante a sua glória imaculados e jubilosos, ao único Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, e agora, e para todo o sempre. Amém.”

Um comentário:

Bruno disse...

Interessante o texto... Tem um lado bom e um lado extremamente ruim em ser um perfeccionista. Lado bom: O resultado da obra dele sai excelente, de muito bom para melhor. Lado ruim: ele não fica satisfeito, e se erra, morre de raiva, ou tristeza, ou algum sentimento que o leve para baixo... Agora eu quero tentar ser perfeito no que eu faço, só que com moderação. :D