quarta-feira, 5 de maio de 2010

A PEDAGOGIA DE DEUS PARA CURAR UMA ALMA

Perder alguém, é a experiência mais traumática da existência humana. Mario Quintana- o poeta gaúcho sintetizou isto numa frase perspicaz "A morte chega pontualmente na hora errada".

(1 Reis 17.1-24)

0 texto de hoje nos remete ao encontro entre um profeta (Elias) e uma mulher viúva.

PROFETAS DE DEUS SÃO HOMENS QUE NAS SUAS NECESSIDADES BÁSICAS, DEPENDEM DA GRAÇA DE DEUS.

Em (1 Rs 17.3-4) lemos: Na solidão existencial do isolamento, profetas de Deus aprendem a ser dependentes de Deus. Elias se alimenta do pão e da carne trazidos pelo animal mais imundo que existe na face da Terra. E alimentado por um corvo que é o símbolo e não por uma águia que é o símbolo do poder .

Profetas de Deus são homens que vivem de milagres. Aqui está a primeira “Tele-entrega” que a humanidade conhece.

Depois de aprender a viver na dependência de Deus (que é a vocação dos profetas de Deus) Ele recebe a sua primeira missão profética: visitar uma viúva (1 Rs 17.9).

Metade dos pastores que eu conheço desistiriam do ministério nesta hora. Dias e dias comendo um menu servido por corvo e este é o desafio profético...Senhor?

-A situação das viúvas é dramática na história da humanidade. Na índia algumas castas queimavam suas viúvas.

-As viúvas -no tempo de Elias- eram um pouco mais que amantes do cunhado (Dt 25.5,7-10).

PROFETAS DE DEUS SÃO HOMENS QUE VISITAM A CASA, A MALOCA, 0 CORTICO DOS ESQUECIDOS E PISOTEADOS DA SOCIEDADE E RESTAURAR-LHES A ESPERANÇA!

A situação nestas casas são trágicas. No verso 10 lemos: Profeta também tem sede e quando tem sede pede água. Olha eu sou de carne e osso e sinto sede de como qualquer mortal.

Nem só sinto sede como também sinto fome. Me dá pão ...Dona!!! (verso 11). Olha, a minha barriga também ronca. Uma picanha suculenta ao ponto é uma tentação para qualquer profeta.

Quando Elias confessa que também sente sede (verso 11) acontece a identificação entre o profeta de Deus e a filha de Deus.

Aí se rompem as barreiras e surgem as confissões das almas angustiadas (verso 12). Profetas de Deus são homens que são capazes de confissões mais escabrosas que se escondem nos porões das almas humanas.

Nesta confissão da penúria, da miséria, da falência material se esconde uma intenção trágica. Ela não diz: “A hora que o pirão acabar eu vou roubar”, mas “A hora que a gororoba acabar eu vou morrer”.

Em (Lc 4.24-26) nos diz que esta mulher era gentia. Nesta última refeição -de mãe e filho- se esconde uma intenção matricida!

PROFETAS DE DEUS SÃO HOMENS QUE NÃO ESCOLHEM LUGAR PARA DEUS AGIR POR INTERMÉDIO DELES!

Elias superou o preconceito. O que os da casa de Israel vão pensar? Na casa desta mulher anônima (como anônimos são todos os sofredores) Elias presenciou mais um milagre (1 Rs 17.15-16).

Antes Deus manteve Elias vivo pelo sobrenatural (corvos), agora dá e de forma natural (uma viúva estrangeira) e sobrenatural (farinha, azeite e botijas que nunca se esvaziam).

Comem tanto bolinho que o menino adoeceu. Adoeceu e morreu (v. 17). 0 colesterol e a gastrite matam em qualquer época. Deus estava dando o milagre da alimentação, mas não estava dando o milagre da saúde! E aqui surge a dor da perda humana.

PROFETAS DE DEUS SÃO HOMENS QUE, AO INVÉS DE ACUSAR CORAÇÕES DESTROÇADOS, LUTAM COM DEUS.

A) Quando morre o filho da viúva, as feridas "interiores desta mulher afloram". (v. 18) Ela era uma mulher que tinha mágoas profundas com Deus dentro dela. Lembranças machucadas são reveladas.

B) A atitude de Elias só pode ser a atitude de um homem de Deus. Ele pega o menino, sobe para o quarto e luta com Deus (v. 19-21).

C) E aí acontece o primeiro milagre da ressurreição na Escritura Sagrada. E vocês sabem qual é a surpresa deste texto.

A ESPERANÇA DA RESSURREIÇÃO É UMA EXCELENTE NOTÍCIA A QUALQUER CORAÇÃO ENLUTADO.

Quando ela vê o filho vivo, aí recém acontece a sua verdadeira cura interior e conversão.

0 milagre do azeite, da farinha e da "dispensa" pode até lhe ter impressionado, mas foi só.

0 encontro dela com Elias foi planejado por Deus. Ela, mulher, viúva e estrangeira -numa seca medonha- precisava ver o poder de Deus. A ressurreição do filho reatou laços que ela havia perdido com Deus.

O QUE 0 TEXTO QUER DIZER PARA NÓS HOJE NESTE DIA DE REFLEXÃO?

Deus providência alimento das formas mais esquisitas possíveis (corvos, dispensas acanhadas de viúvas, etc).

Corvos, panelas, botijas e ressurreição são assuntos importantes neste texto. Porém, o mais importante é a cura da alma de uma mulher.

Ela estava machucada, ferida (verso 18) e decepcionada. Ela estava distante de Deus e Deus queria resgatá-la, curá-la.

Muitos profetas batem a nossa porta. E alguns fazem "milagretes" fantásticos. Mas cuidado! Profeta que não coloca a nossa alma diante de Deus, diante de Jesus Cristo, é o diabo disfarçado de anjo (1 João 1.7-11).

Os profetas de Deus nem sempre trazem fortunas, fausto e opulência. 0 texto não diz que quando Elias chegou a mulher ele contratou empregadas, construiu jardins, redecorou a casa e esta virou a maior mansão de Sarepta. A maioria dos milagres de Deus são discretos, não são milagres fanfarrentos!

Nesse dia de reflexão sobre a vida Deus poderia ter-me colocado em milhões de lugares neste mundo. Colocou-me aqui, exatamente aqui, diante de vocês e a pergunta é:

0 que é que nós precisamos perder para voltarmos a conversar com Deus? 0 que é que Deus precisa nos tirar para novamente aprendermos a lutar com Deus?Amados!

A pedagogia de Deus é loucura! Esta mulher quase perdeu um filho para voltar, para curar-se, para se reencontrar e para retornar ao coração de Deus! A história desta mulher termina com a ressurreição do filho! E a nossa como vai terminar?

Séculos mais tarde Deus enviou um profeta maior que disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida"! Quem seguir este profeta viverá eternamente! vamos orar ao profeta da vida!





RUBEM OLINO

Nenhum comentário: