sábado, 1 de maio de 2010

EXPECTATIVAS ADVÉM DO EGOÍSMO HUMANO PORÉM A ESPERANÇA PROVÉM DE DEUS

A todo o momento estamos cercados por pessoas que criam expectativas a nosso respeito. Quando conhecemos alguém, por exemplo, esperamos ansiosos para saber o que essa pessoa nos pode “oferecer”. Seja em palavras ou atitudes, certamente esperamos alguma coisa, independentemente da forma.

Existe uma significativa diferença entre expectativa e esperança. A expectativa quer antecipar o resultado que nos é mais favorável. A esperança espera sabendo que vai acontecer sempre o melhor para quem vive na fé em Deus.


A expectativa é turbulência na mente. A mente dispara tentando prever cada detalhe daquele encontro, daquela viagem, daquele trabalho.

Os pensamentos correm na frente do tempo e a imaginação fervorosa controla cada movimento, como se essa fosse à garantia da conquista, a segurança de que tudo vai sair exatamente como você quer.

As noites são mal dormidas ocasionadas pelas expectativas dos dias que virão. Quem já não se enroscou nas teias da expectativa?

A expectativa: frustra, paralisa, esvazia o presente, exaure, cega, estreita, fecha os horizontes, é baseada no desejo de controle e na arrogância, gera dor e angústia.

Ter expectativa é viver de incerteza. Ter esperança é ter certeza para o futuro. O que acontece quando esperamos que o outro aja do jeito que pensamos? Algo diferente de quando nossa esperança trabalha para auxiliar na transformação.

A expectativa freqüentemente nos frustra, porque nem sempre alcançamos o resultado que queríamos. Assim, quando acumulamos expectativas, estamos escalando a perigosa montanha da ansiedade, de idéias e idealizações. Caso tudo não se concretize exatamente como traçamos, o tombo pode ser grande e rápido.

Já a esperança oferece um terreno mais seguro. Pois espera pelo melhor resultado possível. Está projetada para seguir o caminho confiando no melhor de Deus para nossa vida. E pelo próximo.

Às vezes não é exatamente como tínhamos pensado. Mas, frequentemente, é muito melhor do que poderíamos ter sonhado. A expectativa pode abater. A esperança, reerguer.

Falando especialmente de nossa vida, fé, futuro, sonhos, conquistas e necessidades, quando deixamos um pouco de lado nossas expectativas humanas e passamos a viver mais a esperança Divina, é aí que a frustração é mandada para mais longe e a segurança é chamada para mais perto.

Porque a esperança em Jesus é sinônimo de certeza. De sabermos estar nas mãos Daquele que não vai nos decepcionar. Principalmente, porque nos conduz seguro em suas mãos. Nela, Ele abraça, direciona, nos mantém caminhando. Uma esperança que não costuma nos deixar frustrados. Porque supera todas as nossas expectativas.

CONCLUSÃO

A esperança acalma. Por isso é importante "deletar" as expectativas e ficar somente com a esperança".

"Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na aflição, perseverem na oração." (Romanos 12:12)

Nenhum comentário: