sexta-feira, 9 de abril de 2010

SONHOS O FATOR MOTIVADOR

“Onde não há visão, o povo perece”(Provérbios 29.18)

Sonhar não é apenas um capricho, é o combustível que faz o carro andar, o alimento da alma.

Sem o objetivo de realizar nossos sonhos, não temos razão para crescer, nem o que desfrutar da vida.

Muitas coisas, porém, minam nossos sonhos ou nossa habilidade em lutar por eles! São barreiras que precisamos transpor. Se não o fizermos e desistirmos de nossos sonhos, deixaremos de experimentar a alegria do Senhor em nós e perderemos o alicerce de nossos chamados.

Vejamos algumas barreiras:

1. Falta de foco: nossa vida se dispersa em tantas atividades que perdemos o foco da nossa visão. Não podemos dizer como Paulo “Uma coisa faço…” (Fp 3.13).

2. Cansaço e esgotamento: a correria nos deixa sem fôlego para aproveitar a vida, sem energia e tempo para sonhar. Não andamos no ritmo do Espírito, fazendo apenas o que vemos o Pai fazer (Jo 5.19).

3. Ausência de perspectiva divina: ouvimos tantas vozes ao nosso redor, de nosso passado e de nós mesmos que perdemos a sabedoria e o poder de Deus. Não separamos tempo para ouvi-Lo (Sl 46.10).

4. Decepção: invade-nos um sentimento de fracasso pelos sonhos que não deram certo.

5. Feridas emocionais: sugam nossa energia e ficamos sem disposição para sonhar. Desânimo e até depressão podem nos ameaçar. Medo, ira e estresse nos amarram.

6. Dificuldades financeiras: geram preocupações sérias; sem recursos, é difícil pensar além de um certo tipo de sobrevivência.

7. Solidão: a falta de companheiros de sonhos, de pessoas que compartilham a mesma visão e que nos amam, aceitam e apóiam nos impede de criar algo novo; sozinhos, apenas reproduzimos aquilo que já somos.

8. Ausência de um orientador /incentivador : precisamos de alguém que acredita em nós e nos estimula, provoca e desafia para sermos mais do que somos, para irmos além do que imaginamos conseguir.
Vamos refletir:
1 - Alguns dos elementos acima minam seus sonhos?

2 - Quais passos você pode tomar para superar essas barreiras?

Exemplo de expressão de sonho:

Os sonhos ministeriais se expressam através de um grupo ou equipe que anda conosco, compartilhando e lutando juntos por uma mesma visão, um mesmo sonho a alcançar.

Sem uma equipe, na verdade, nossos sonhos são apenas desejos ou fantasias.
Nesse contexto, refletiríamos assim: “Você tem entregado os seus sonhos para Deus sobre esta equipe? Se sua resposta for negativa, gostaria de fazê-lo neste momento?”

Atenda ao chamado de Deus e entregue neste caso a equipe e seus sonhos a Ele. Pode ser que no primeiro momento não seja ainda o momento da realizção deste sonho, mas persevere e creia no sonho de Deus para você.

Agora que já entendemos um pouco sobre esses sonhos vamos mudar a conotação da pergunta:

“O que eu sonho para minha equipe de sonhos?” Tome o tempo para ouvir seu coração e o coração de Deus até ter dez respostas:
Encorajamos você a fazer o mesmo. E se fizer, encorajamos você a pedir que os membros da sua equipe também respondam à questão e compartilhem suas respostas em algum momento. É possível que nesse encontro vocês experimentem uma nova unção do Espírito e o nascimento de novos sonhos, como em (Atos 2) e (Atos 13.1, 2)

O exemplo aqui citado, foi algo meramente trazido para reflexão, mas podemos e devemos agir assim para todo e qualquer sonho que tivermos em nosso coração e desejamos para nossa vida.






p/: Ministério Carvalhos de Justiça

Nenhum comentário: