terça-feira, 13 de abril de 2010

NÃO TENHA PENSAMENTOS ANTECIPADOS OU PRECIPITADOS

Sofrer por antecipação é quando projetamos ou visualizamos uma dor futura, que poderá realmente acontecer e, portanto, já começamos a sofrer antes mesmo que o fato que irá ocasioná-la aconteça realmente.

Essa dor é emocional, mas não necessariamente relacionada ao amor ou paixão, por exemplo. Alguém que irá fazer uma prova de concurso público e pressente que não irá passar porque não está estudando o suficiente, já começa a sofrer, às vezes, antes mesmo do edital ser publicado, apesar de ser iminente.

Este sofrimento é o pior de todos, pois ele é essencialmente racional, visto que a pessoa tem conhecimento dos fatores que lhe ocasionam. A dor inevitável, aquela que nos pega de surpresa tem, geralmente, um período de assimilação menor, pois só sofreremos depois de ter ocorrido o fato doloroso.

Quando antecipamos o sofrimento, sofremos duas vezes: antes de ocorrer a causa e depois. No campo dos relacionamentos, muitas vezes conhecemos alguém, apaixonamo-nos imediatamente, e com o tempo ou logo após percebemos que aquela paixão "é confusão na certa", ou em outras palavras, não tem futuro. Mas insistimos, qualquer razão que seja, e o vôo da paixão cega aumenta a altura da provável queda quando tudo terminar.

Pior é quando estamos cientes que estamos ganhando altura e vai acabar o combustível em algum momento, sem antes a gente aterrisar, traduzo esta imagem como sofrer por antecipação, já que temos nestes casos a clara idéia da causa da dor e da suas consequencias.

Muitos diriam que sofrer por antecipação é masoquismo, para quem gosta de sofrer. O problema é sabermos identificar que estamos diante desta situação e aceitá-la (e solucioná-la), ou seja, é bastante complexa a equação.


VISÃO BÍBLICA

Nós sempre temos a tendência de sofrer por antecipação. Na maioria das vezes as coisas pelas quais sofremos nem mesmo acontecem. Assim perdemos energia sofrendo muitas vezes à toa.

Também quando sofremos antes, geralmente, não ajuda a resolvermos o problema.Temos que pensar nas soluções para nossos problemas, mas o sofrer muitas vezes gera em nós uma ansiedade que obscurece nosso entendimento e nossa inteligência fazendo com que não visualizemos a solução mais adequada e que de repente, está tão óbvia.

É como se você estivesse no meio de um nevoeiro; a nuvem; ansiedade atrapalha que você veja. Logo que o nevoeiro passa, tudo fica tão claro. Isto você pode fazer mudando o foco de seu pensamento.

Quando vier em sua mente pensamentos preocupantes os quais não adianta você ficar remoendo, já que isto não iria ajudar, rebata esses pensamentos com outros pensamentos. Diga a você mesmo não vou sofrer por antecipação, não há nada que eu possa fazer agora. E pense em outra coisa que você possa evitar o estresse desnecessário.

O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima. (Pv 12.25). Seja bondoso com você mesmo. Saiba que o maior carrasco do homem é ele mesmo. Lançando sobre ele (Deus) , toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. (I Pe 5.7).

Por isso digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai Celeste as sustentam. Porventura não valeis vós muito mais do que as aves do céu? Qual de vós que por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da vida? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios dos campos: eles não trabalham, nem fiam, Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. (Mt 6: 25)

Não andeis ansiosos de coisa alguma ;em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. (Fp 4:6)




Nenhum comentário: