terça-feira, 6 de abril de 2010

SOMATIZAÇÃO DE FERIDAS NA ALMA É PREJUDICIAL AO CORPO

Fontes de diversos estudos, nos mostram que 80% das enfermidades que se instauram, que se enraizam na vida do homem moderno, tem como causa suas desordens psíquicas e emocionais e no sistema nervoso abalado.

Como fonte geradora do mal, alguns traumas que nos atingiram na infância, as vezes inclusive no útero materno, outras em situações do dia a dia, talvez em face de desagregações familiares profundas, ou nascidas da dor e do desprezo, da indiferença do trato, hostilidade do mundo.

Enfim, por várias razões, mas todas atreladas à vida humana cujo centro é a psiquê, a alma, sensivel ao ponto de assimilar marcas, impressões, feridas, golpes, lembranças; capaz de captar lembranças monstruosas.

Como consequência desses fantasmas na mente, no inconsciente, muitas vezes a alma vai se desestruturando, se arruinando, reagindo a essa série de situações de modo a ir gerando na pessoa aquilo que é chamado de somatização. Ou seja:

Nossa soma, nosso corpo, nossa carne, começa a receber as influências de toda uma desestruturação psiquica, surgindo variadas enfermidades, que atingem niveis diferentes, orgãos de choque diversos do organismo.

Por isto vão nos adoecendo, vão nos prejudicando.

Quando estudamos a Biblia, percebemos que há pelo menos 3 tipos de enfermidades possíveis de atingir a vida humana.

1 - ENFERMIDADES ADQUIRIDAS:

Nosso universo é um lugar caido, a natureza esta em crise, em juizo, natureza envolta no pecado.,
A Biblia nos mostra que quando Adão e Eva pecaram, foram destituidos do paraiso, e após isto a terra começou a produzir cardos e abrolhos. (Gn 3: 17, 18),ou seja a terra começou a produzir aquilo que iria nos ferir.

A decisão pelo pecado, nos fez perder a plenitude daquilo que era a vontade de Deus, e influenciada por isto também a terra começou a se desequilibrar naquele momento até os dias de hoje.

Os vegetais vivem em crise, os animais em guerra, o parto é feito em dor, e é com o suor do rosto que se ganha o pão.

E por causa disto, seja você espiritual ou não, cheio do Espirito Santo ou não, você adoece, como qualquer outro ser humano. Basta para isto respirar, estar vivo num mundo cheio de contaminação.

2 - ENFERMIDADE CAMUFLADA PARA APERFEIÇOAMENTO:

No caso de Jô, ficou com câncer de pele porque Deus queria proporcionar a seu servo a chance de manifestar-lhe a profundidade do seu compromisso com ele. ( permissividade de Deus, para um propósito definido).

Por uma razão simples e definida, ninguém aprende coisa alguma na alegria. A alegria é a pior mestra que existe, ela não tem nada que faça o ser humano tornar-se sábio, não promove nenhuma grandeza interior.

A tribulação produz tratamento.

No Novo Testamento, a palavra "produz" só aparece depois do termo tribulação. Tribulação produz caráter, produz perseverança, produz paciência, esperança, produz peso de glória. O que se gera na vida humana é em meio a dor, em meio ao Getsêmani, ao aperto, a prensa do azeite.
(Rm 5: 3, 4, 11).

3 - ENFERMIDADES AUTOPRODUZIDAS:

É o que chamamos de doenças psicossomáticas, é o que resultam de desarmonia, traumas rachaduras psicológicas, pecados não confessados, sentimentos de culpa, coisas que nos esmagam e que carregamos durante anos sem ao menos percebermos que estão nos causando peso e estão nos abrindo feridas na alma que com certeza ficará tão doente que não aguentando mais, jogará para o corpo e este na tentativa de liberar-se denunciará a doença e somatizará no corpo.

Em (Jõao 5:14), Jesus diz ao homem paralitico a 30 anos. "Não peques mais, para que não te suceda coisa pior."

A culpa consumia aquele homem.

Outra passagem, é o homem da mão mirrada, ele escondia sua deformidade, mas quando teve coragem de mostrar a Jesus ou seja, coragem de lidar com o problema indo em direção a Jesus e não em direção a razão própria, ele foi curado instantaneamente.
Muitas vezes o que nos aflige é a falta de perdão, a tristeza, todos os sentimentos humanos.
A Biblia nos diz que enganoso é o nosso coração mais que TODAS as outras coisas.
Temos verdugos psicológicos, carcereiros na nossa consciência, que nos maltratam, nos punem, nos privam de vida, nos fazem enfermar.

Em (Mateus 18: 35) Jesus nos fala que aquele que não perdoa é entregue aos verdugos.
Por vezes também escutamos as vozes que nos acusam, nos trazem pesos, e acreditando que todos estão certos a nosso respeito nos vemos pequenos, inferiores e massacrados.

Em Êxodo, quando os homens chegam a porta da terra prometida eles se assustaram ao ponto de dizerem que pareciam gafanhotos perto dos gigantes. Mas esta era a imagem que tinham de si mesmos, não a imagem que Deus tinha deles.

As vezes nos vemos como gafanhotos e esquecemos de ver o que Deus tem para nos mostrar.
Quantas vezes na porta de terra prometida por insegurança não entramos no plano de Deus para nós, e simplemesmente adoecemos.

Outras vezes necessitamos ficar doentes pois assim seremos notados, amados, e os outros que geralmente não nos percebem, terão que gastar tempo conosco. E isto nos manterá enfermo por um bom tempo.

O amor encobre uma multidão de erros.

E o Senhor nos dá um mandamento necessário para a nossa vida e nossa saúde:

"TEMOS QUE AMAR AO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS.... "

REFLEXÃO:

E você tem obedecido a este mandamento? Tem se amado o suficiente para amar ao próximo verdadeiramente? Pense nisto!!

Nenhum comentário: