quarta-feira, 12 de agosto de 2009

TEMPERAMENTO - QUAL O SEU ?

Temperamento é a combinação de características congênitas que subconscientemente afetam o procedimento da pessoa e que envolve os gens recebidos dos avós e pais e ainda uma imprevisibilidade, algo de imprevisto que pode acontecer; em outras palavras, temperamento é a natureza do homem, que é formada por fatores hereditários, que se encontram profundamente enraizados na pessoa. Temperamento é aquilo que chamamos de meu jeito de ser… E este jeito muitas vezes traz deficiências, como:
Reagir de modo diferente do desejado, dificuldade de entender as pessoas e a si próprio. Daí é importante entender o que é temperamento, para ser melhor pra si mesmo e para os outros e não cultivar a “síndrome de Gabriela”. E o que é esta síndrome de Gabriela? É quando alguém, como na música diz: “Eu nasci assim, eu vivi assim, vou morrer assim, ô Gabriela…”
Na verdade, todo mundo pode mudar e preciso lutar pra isto, não dá pra se acomodar com as atitudes, com o temperamento que se tem. Todo temperamento pode ser mudado, controlado pelo Espírito Santo. Exemplos não nos faltam: A Bíblia nos fala por exemplo do apóstolo João que era um jovem de temperamento difícil e agressivo. Certa vez Jesus precisando de abrigo em uma cidade, manda João conseguir tal local, mas o povo não acolhe e João com seu temperamento difícil e impetuoso pede a Jesus a autorização de mandar fogo do céu para consumir aquela cidade. Isto está no evangelho de São Lucas, capítulo 9, versículo 51 a 56. Porém, este mesmo João já depois da experiência que teve com o espírito santo em Pentecostes, ao escrever as suas cartas fala de amor, de perdoar os irmãos… Vale a pena ler a primeira carta de São João, capítulo 4, versículos 20 e 21.
Compare e perceba que nem parece o mesmo João; mas é! É que João permitiu ao espírito Santo controlar o seu temperamento.
Sobre temperamento é importante saber que nenhum temperamento foi criado pelo diabo, que nenhum temperamento é bom ou mal em si mesmo, que todos os temperamentos foram criados por Deus, que todo temperamento possui fraquezas e virtudes, que o inimigo pode influenciar e trabalhar por meio das fraquezas do temperamento do homem e que podemos ser mais felizes quando compreendemos nosso temperamento e o entregamos ao controle do Espírito
Também é importante tomar alguns cuidados quando se estuda ou se analisa o temperamento. Tais cuidados são: Não ficar tentando discernir ou concertar o temperamento dos outros; não esconder o temperamento que possui, pois as falhas podem ser concertadas; não considerar um temperamento mal ou bom; não entristecer-se com o temperamento, nem desejar ter nascido com outro.
Os quatro temperamentos básicos são:

Sanguíneo: Cordial, receptivo, sempre tem amigos, fala antes de pensar, toma decisões na maior parte pelos sentimentos…
Fleumático: Calmo, frio, bem equilibrado, jamais parece perturbar-se, sempre diz: “alguém devia fazer alguma coisa”, mas ele mesmo não faz…
Colérico: É prático, decidido, teimoso, não se compadece com facilidade dos outros, possui firmeza inabalável…
Melancólico: Analítico, perfeccionista, introvertido, amigo fiel, é inclinado a ser muito correto em tudo…
Uma última palavra sobre temperamento: Por mais difícil que você seja ou esteja, com o Espírito Santo, tem jeito!!!

Nenhum comentário: