sexta-feira, 21 de agosto de 2009

PERNONALIDADE E CARÁTER


Personalidade

É o modo como projetamos a nós mesmos no mundo, ou seja, a maneira pela qual desejamos que as pessoas nos vejam; máscaras. Pode ser apresentada de diversas maneiras: Dentro dos rígidos padrões da ditadura da beleza, através de expressões da vida, sempre nos projetando ao mundo. Ela elabora princípios para a vida onde o que “fazemos para ser” é mais importando do que “somos para simplesmente ser”. Nos tornamos casas na areia e vemos estas se desmoronarem todos os dias. Basta lermos as notícias. Há impérios construídos e destruídos pelo seu poderio. Vidas investidas e destruídas pelas suas meias verdades.


Caráter

Qualidade inerente a um indivíduo, desde o nascimento; temperamento, índole. Esse nós não queremos mostrar, é difícil de aceitar e às vezes até de olhar para ele, mas ele existe. O escondemos, inibimos, tentamos apagar. Afinal, esse sou eu! Quem sou eu? Ele pode forte e intempestivo, outras manso e calmo, mas quase nunca é o que queremos ser. Quando conhecido e reconhecido nos faz autênticos e verdadeiros, mas nem sempre aceitos ou perdoados.
O mestre Jesus em frente a homens de “personalidade” lança o veredicto: - Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade. (Mateus 23.28)
O Senhor Jesus diante de uma mulher que se escondia em sua “personalidade” mostra que conhece o seu caráter: - porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade. Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta.. (João 4.18-19)
Deus [Jesus] muda o nosso caráter, transforma o que somos e não o que desejamos ser. Ele transcende em muito o que “fazemos para ser” e enxerga a nossa verdade, aquela que não queremos reconhecer. Precisamos compreender quem somos e irmos além do que simplesmente queremos mostrar. É necessário abrirmos o mais profundo do nosso ser e entregar-se ao poder transformador da graça e do amor de Deus; enfim desfrutar das transformações que acontecem cada dia e no tempo de Deus.

Nenhum comentário: