sexta-feira, 28 de agosto de 2009

COMO FUNCIONA A PERSONALIDADE HUMANA - PARTE 1


Embora parece novo, o conceito de inconsciente, na verdade já é antigo. O que acontece é que Freud deu um novo nome ao que Jesus chamou de “trevas”. Tanto Jesus, quanto Freud, disseram que a tendência da natureza humana era a sexualidade. Jesus nomeou de “carne” os instintos básicos e Freud nomeou de “id”. Jesus coloca Deus no centro do homem, este deve fazer a vontade de Dele e isso implica em que o nosso desejo esteja em conformidade com os desejos Dele.

Freud tirou Deus e colocou o Superego no lugar. A verdade genuína é a verdade de Deus, quem age em conformidade apenas com o seu desejo, com isso fere o outro, não está na luz, mas nas trevas, pois quando respeitamos o outro, respeitamos as leis espirituais divina e dessa forma preservamos tanto a nossa felicidade quanto a do outro. É um amor incondicional, que visa o meu renunciar em prol da felicidade do outro. Freud centraliza a cura no saber do homem, enquanto para Jesus, a cura esta centrada na aplicação dos princípios divinos, a verdade de Deus que liberta e a obediência que O agrada. Como a criatura não é maior que o criador, mas o que a criatura, homem entende está contido dentro da sabedoria de Deus. Por isso, creio que a psicanálise vem a ser um instrumento importante para se adentrar em motivações obscuras do comportamento humano e valem a pena serem utilizadas, pois Jesus tinha um pleno entendimento da natureza humana, era o Psicólogo dos Psicólogos.

Veja bem, o entendimento do funcionamento da personalidade pode ser aplicado, ao mesmo tempo que se aplica as leis espirituais dadas pôr Deus para obtermos a felicidade plena. Em I Cor 4:5 está escrito: “Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará a plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus”, portanto, através da busca de Deus, quando ficarmos com o nosso foco ajustado com o Dele, temos revelações sobre motivações ocultas da nossa personalidade, é o tratamento que Deus promete. Jesus percebeu que o comportamento desadaptativo do homem tinha como origem o desconhecimento do funcionamento das trevas, quando Ele diz: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos, conhecereis a verdade, e a verdade vos livrará”. Portanto, embora Freud nominou diferente a dinâmica de nossa personalidade, a psicanálise é um instrumento importante para trazer luz a aspectos sombrios da nossa personalidade, pois ela não nos direciona, então Deus tem o seu lugar no norteamento de nossas decisões.

Escrito por Maristela Nicaretta







Nenhum comentário: