segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O ORGULHO É UMA TRAGÉDIA

“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda” (Provérbios 16.18)

Introdução:

O orgulho é uma tragédia, uma desgraça na vida de uma pessoa, em especial porque ele só encontra defeito nos outros. Está acoplado a impaciência e ao descontentamento. E assim o foco está em concentra-se em si mesmo e na auto-suficiência.


Quando vem o orgulho, chega a desgraça, mas a sabedoria está com os humildes.” (Pv11.2) A palavra orgulho vem do latim: “superbia” (daí supérfluo). Uma palavra similar em português é a presunção.

o sentimento que mais provoca dor em nossa vida, sabe por que:porque o orgulho encabeça outros sérios pecados..
retém a mágoa, o ódio e o desejo de vingança, ele nos engana a ponto de nos levar a ilusão de que somos intocáveis e os únicos que nunca podem ser machucados, e que sempre devemos ser poupados.

O orgulho não é a característica boa ou ruim de uma pessoa, o orgulho é um pecado porque a pessoa orgulhosa, é indiferente, é egoísta, é avarenta, geralmente é mentirosa.
Você nunca viu um curso para a pessoa deixar de ser orgulhosa, porque o orgulhoso nunca teria humildade suficiente para se matricular neste curso.

O orgulhoso odeia ouvir a verdade sobre ele!

Características do orgulho

A maioria de nós temos um apetite muito grande por louvor.
Uma alma orgulhosa não se satisfaz com nada.
Não há nada de que o orgulho humano se ressinta mais do que a correção e a repreensão.

Orgulho é Igual a Queda!

O orgulho sufoca, destrói, mata, derruba, etc. É um pecado mencionado com bastante freqüência nas Escrituras e todas as suas menções indicam que Deus o odeia. Deus realmente abomina o sentimento de orgulho! Toda criatura que cai nesta perigosa cilada enfrenta o Deus todo poderoso sem o menor temor.

Isto porque o orgulho cega o entendimento. Ele faz seus escravos pensarem que podem tomar o lugar do Onipotente Deus ou que podem ser uma criatura superior às outras. Mas isto é engano, um caminho que leva tudo à destruição.

O primeiro pecado mencionado na Bíblia é o orgulho. Satanás queria ser como Deus, queria destroná-lo. Assim nasceu a primeira contenda no céu. Um terço dos anjos foram seduzidos. Acreditaram nas promessas do suposto futuro “senhor” de tudo. Se encheram de orgulho influenciados por Satanás.

A propósito, aqueles que pensam que o sentimento de orgulho não traz contenda e desordem, estão completamente errados. O orgulho causa confusão, contenda, mágoa, brigas, discussões, divisões, etc.

Além disso, o cristão quando é orgulhoso envergonha o nome de Cristo, pois isto contraria tudo o que o Mestre ensinou e viveu.

Características do Orgulhoso

O pecado do orgulho pode ser facilmente detectado. Preste atenção:

Quando não aceitamos exortação de nossos pastores, líderes e até mesmo de nossos companheiros de ministério;
Quando sempre achamos que estamos certos;
Quando não damos ouvido às outras pessoas;
Quando achamos que somos melhores do que alguém;
Quando achamos que somos dignos de receber alguma glória e louvor;
Quando achamos que a obra que executamos está tendo sucesso pela nossa capacidade;
Quando achamos que a nossa espiritualidade é a mais correto perante Deus;
Quando humilhamos, subestimamos ou não valorizamos aqueles que estão iniciando no ministério.

Amor-próprio muito acentuado: contraria-se por pequenos motivos;
reage explosivamente a qualquer observação ou crítica de outrem em relação ao seu comportamento; necessita ser o centro de atenções e fazer prevalecer sempre as suas próprias idéias; não aceita a possibilidade de seus erros, mantendo-se num estado de consciência, fechado ao diálogo construtivo; menospreza as idéias dos outros.

Ao ser elogiado por qualquer motivo, enche-se de uma satisfação presunçosa, como que dizendo eu mereço mesmo; preocupa-se muito com a sua aparência exterior, seus gestos são estudados, dá demasiada importância à sua posição social e ao prestígio pessoal; acha que todos os seus familiares e amigos devem girar em torno de si.

Como vencer o orgulho

Vencemos o orgulho com a humildade.

O que é humildade?

Humildade refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas.

Humildade vem do Latim “humus” que significa “chão”, ou “filhos da terra”, ou “perto do chão”
A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, modéstia, respeito, pobreza, reverência e submissão.

Ser humilde é ser mais humano, ser humilde é ser mais parecido com Jesus;
Ser humilde é considerar os outros superiores a você.

Vamos ler uma passagem das escrituras, que nos dá um exemplo claro de humildade:(Filipenses 2:5-8).

Jesus, além de ser o nosso Salvador, foi o maior Mestre que pisou na face da terra. Suas maiores lições sempre tinham a ver com humildade. Ele sabia que a falta de humildade causava destruição, ruínas, separação, tristeza, e o pior de tudo, entristecia a Deus. Foram de Jesus as palavras:

“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. ” (Mateus 5.5)

“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. “ (Mateus 5.11).

“Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus. “ (Mateus5.18)

Jesus não só ensinou sobre a humildade, mas sua vida refletia isto em cada atitude. Dia a dia ele mostrava que o orgulho não fazia parte do seu caráter. Não foi o Rei Jesus quem lavou os pés dos discípulos na noite da Ceia? É importante ressaltar que nenhum dos 12 homens merecia isto.

Outra prova de humildade foi a sua terrível morte na cruz. Na época de Jesus, a morte de cruz era um dos piores e mais humilhantes tipos de morte existente. Na polida sociedade romana até a sua menção era proibida. Você consegue imaginar o rei da glória, o filho de Deus se submetendo aos soldados romanos, apanhando, levando chutes, socos, chicotadas e tendo sua cabeça furada por uma coroa de espinhos? É difícil compreendermos isto, mas entendemos que foi uma das grandes, senão a maior prova de humildade de Jesus.

A soberba é a marca do homem caído.

O que podemos retirar para nós deste texto?

Ter a mesma atitude de Jesus, nosso maior exemplo de humildade;

Esvaziou-se abriu mão em prol de outro;
Humilhou-se, tornou-se húmus, abaixou-se para que outros fossem levantados.

Queridos…O orgulho aprisiona a pessoa, mas a verdade SOBRE JESUS liberta, Jesus nos liberta desse orgulho que nos consome e nos ensina o caminho da humildade.

É fácil se humilhar? Sozinho é muito difícil!

Como posso ser mais humilde para que assim eu vença o orgulho em minha vida?

Vamos orar: Jesus quero ser igual a Ti, quero ser humilde igual a Ti, quero ter a mesma atitude sua Jesus.

Declare: Neste dia Eu quero expulsar o ORGULHO da minha vida.

CONCLUSÃO:

Querido(a) irmão/irmã, faça o possível para viver uma vida de humildade, refletindo este ensinamento de Cristo em cada atitudes, palavras e até pensamentos. Lembre-se sempre: sem humildade, não há verdadeira adoração. Por isso, dedique um bom tempo de sua oração pedindo a Deus um caráter livre do orgulho, derrame-se aos pés do Pai e peça para Ele te curar de qualquer tipo de soberba e espere os desafios que aparecerão a você, porque, certamente o seu coração será posto à prova em muitas ocasiões.

Perguntas para Compartilhar:

1 -Você se considera uma pessoa orgulhosa?
2 -Quais atitudes revelam que você é uma pessoa orgulhosa?
3 -Qual a sua reação quando os outros corrigem você?
4 -Para o mundo ser humilde é sinal de fraqueza de pobreza. Para Jesus é virtude e atitude de honra e caráter transformado. E para você o que significa humildade?
5 -Em que momento você percebe que precisa calçar as sandálias da humildade?
6 -Na sua opinião, o que Tiago quis dizer nessa expressão“Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”
7 - Existem pessoas que quando passam por situações difíceis, preferem morrer do que pedir ajuda. Esse tipo de orgulho é destruidor, é egoísta. Outros são tão orgulhosos e amargos que recusam a ajuda dos outros. Outros, aceitam a ajuda, mas com o coração fechado. E você como age diante de uma situação difícil?

Frases para você meditar:

“O cúmulo do orgulho é desprezar-se a si próprio.” (Gustave Flaubert)

“O orgulho é o complemento da ignorância.” (Bernard le Bovier de Fontenelle)

“Há dois graus no orgulho: um, em que nos aprovamos a nós próprios, o outro, em que não podemos aceitar-nos. Este provavelmente o mais requintado.” (Henri Frédéric Amiel)

“O orgulho divide os homens; a humildade une-os.”(Henri Lacordaire))

Nenhum comentário: