quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

JESUS E OS SEGREDOS DO CONTROLE DO ESTRESSE

Você se sente como se sua vida e sua agenda estivessem fora do controle? Você não pode eliminar o estresse mais pode controlá-lo. Não é o quanto de estresse você suporta, mas sim como você lida com ele que faz a diferença.
Jesus Cristo experimentou estresse e pressões tremendas, com tudo, eles não perturbaram sua paz interior. Apesar das oposições, exigências constantes e escassa privacidade, sua vida refletia uma calma sensação de equilíbrio. Qual era o seu segredo? Um exame mais profundo do seu estilo de vida revelam sete segredos “demolidores de estresse”.

1. Princípio da identificação - Saiba quem você é! (João 8:12) Dezoito vezes Jesus se defendeu publicamente. Não havia nenhuma dúvida em sua mente acerca de quem Ele era. Se você estiver inseguro quanto à sua identidade, vai permitir que outros o pressionem para que se enquadrem em seus moldes. Tentar passar por alguém que você não é, provoca estresse!

2. Dedicação - Saiba a quem você quer agradar ! (João 5:30) Você não pode agradar a todos. Nem mesmo Deus pode fazê-lo! No momento em que você fizer o “Grupo A” feliz, o “Grupo B” está aborrecido com você. Jesus jamais deixou que o medo da rejeição o manipulasse. Ninguém pode pressionar você sem sua permissão.

3. Organização - Estabeleça metas claras! (João 8:14) Jesus disse: “Eu sei de onde vim e para onde vou”. A preparação evita as pressões, ao passo que a procrastinação as gera. Você trabalha movido ou pela suas prioridades ou pelas pressões.

4. Concentração - Focalize apenas uma coisa de cada vez! (Lucas 4:42-44) Você não pode perseguir dois coelhos ao mesmo tempo! Jesus sabia como lidar com as interrupções, sem permitir que o distraíssem do Seu objetivo principal.

5. Delegação - Não tente fazer tudo pessoalmente! (Marcos 3:14) Ficamos tensos quando sentimos que tudo depende de nós. Jesus convocou 12 discípulos. Não permita que o perfeccionismo, ou o temor de que os outros possam fazer um trabalho melhor, o impeça de envolver outras pessoas na realização de uma tarefa.

6. Meditação - Crie o hábito de orar! (Marcos 1:35) Não importava o quão ocupado Jesus estivesse, Ele encontrava tempo para estar a sós para orar todos os dias. Um “Tempo de Quietude” diário é uma grande câmara de descompressão para o estresse. Use este tempo para conversar com Deus sobre suas pressões e problemas. Avalie suas prioridades e descubra as regras para uma vida bem sucedida através da leitura da Bíblia.

7. Relaxe - Separe tempo para curtir a vida! (Marcos 6:30-31) O equilíbrio é chave para o controle do estresse. O trabalho deve ser dosado com diversão e adoração.


p/: Witt Criswell

Nenhum comentário: