quarta-feira, 6 de outubro de 2010

AS DOZE PORTAS DE JERUSALÉM - AS PORTAS DE NOSSA VIDA

(Neemias 3)
Faremos uma analogia sobre AS DOZE PORTAS de Jerusalém (as portas da nossa vida)


Uma cidade sem muros está sujeita à invasão inimiga. Imagine a cidade de Jerusalém como uma pessoa composta de corpo, alma e espírito.

CORPO: A forma da cidade (no caso aqui Jerusalém)

ALMA: Muros (a nossa personalidade). Aquilo que é visível, a parte exterior, o que mostramos quando temos o primeiro contato com alguém.

ESPIRITO: Templo (a cidadela de Davi, onde está o templo). Onde Deus habita tem vida, lugar de adoração. Há um santuário em nós e todo ambiente deve ser condizente com essa realidade.

Os muros de Jerusalém, são a proteção da cidade interior, onde habita o Espírito da cidade quem ela é de fato.

Como em toda cidade, tem entrada e saída.
Ninguém só entra ou só sai tem portas de entrada e saída.
Para entrar ou sair de algum lugar é preciso decidir - Passar por uma porta envolve decisão.

Portas falam de lugar de decisão. Nessa cidade também havia:

Torres= lugar de vigilância

Fontes= material usado para apagar as flechas incendiárias do inimigo.

Quais eram AS PORTAS DESSA CIDADE?

(Em Neemias 3:1) - A porta das ovelhas seria o encontro com o cordeiro de Deus.
Era a porta onde passavam as ovelhas destinadas ao sacrifício da Páscoa. (João. 1:29) Ele é o cordeiro que tira o pecado do mundo. Essa porta aponta para Jesus.

A porta das Ovelhas, é o lugar da rendição a Cristo e da experiência de conversão, quando somos lavados pelo Seu sangue e regenerados em nosso espírito. É a porta da decisão por Jesus.
Já entramos por esta porta?

(Em Neemias 3:3) - A porta dos Peixes (Damasco) significa lugar de crescimento e reprodução.
No hebraico peixe tem a conotação de reprodução, crescimento, mover-se rapidamente.
Isso nos lembra de crescimento numérico, reprodução de nossas vidas em novos filhos .

É por essa porta que deixaremos entrar os novos filhos de Deus.
Exige a decisão de não vivermos para nós mesmos mas em busca daqueles que também precisam de Jesus. É a porta da multiplicação.

É a porta da decisão de ser frutífero. (Mc.1:17). Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens. Já entramos por esta porta?

(Em Neemias 3:6) A porta velha (Jafa) é a Libertação do Passado. Essa porta fala das coisas velhas existentes em nossa alma e que devem ser removidas.
Ilustra um passado que deixa marcas no caráter; memórias feridas que teimam em permanecer machucando; padrões de pensamento e hábitos alheiros aos princípios do Reino de Deus, enfim, tudo quanto é herança contrária à nova vida em Cristo.

Em (Romanos 5:17) a palavra diz Se alguém está em Cristo é nova criatura, as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo. É por essa porta que devemos remover tudo que faz parte de nosso passado, tudo que faz parte da natureza adâmica (os pensamentos, os velhos padrões,as velha maneira de viver), encarar as coisas, hábitos, muito do que faz parte da velha natureza.

Tudo isso deve ser retirado pela porta velha, pois agora nossa vida em Cristo é uma completa novidade de vida. (Em Efesios 4:21-24) a palavra diz quanto ao trato passado....despoje, renove e revista.

(Em Neemias 3:13) A Porta do Vale (Dourada) significa O milagre da salvação. É a porta da libertação do inferno.

Por essa porta saía todo lixo que deveria ser queimado. Era um lugar onde os vermes eram constantes e o fogo ardia constantemente.

Ali, o vale, era um lugar muito bonito, era o vale do Hinon, mas passou ser usado para sacrifícios a Moloque e por isso foi amaldiçoado (Jer, 32:35; 7:30; 8:3) é chamado o vale da matança.
No livro do profeta (Isaias 66:22-24). É apresentado como lugar escatológico de punição, onde o “seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará”

Passou a ser chamado também de Geena, lugar de morte e tormento e podemos ver em (Marcos 9:43-48). Essa é a porta em nossa vida que se abre para os livramentos e milagres de Deus. Serve para nos alertar de não deixar queimar ali, nenhum fogo estranho dentro de nossa alma. O único fogo que deve queimar é o Espírito Santo.

Não nos esqueçamos dos horrores do inferno, porque são reais, e sem Jesus era para lá que estaríamos caminhando a passos largos. É a porta da decisão de não permitir fogo estranho e perfeita fidelidade ao Senhor. Já entramos por essa porta?

(Em Neemias 3:14) A porta do Monturo que significa Remoção do lixo. É a porta em que todo lixo devia ser removido. Nenhuma cidade sobrevive com lixo acumulado.
O lixo prolifera toda sorte de doenças, mal cheiro, esconde a beleza da cidade e soterra a possibilidade de frutificação devido aos gases mortais que libera.

Nossa alma deve estar aberta ao Espírito Santo para que todo lixo acumulado seja jogado fora e nenhum outro volte a entrar. Será que você tem lixo no porão da sua alma?
Nós já chegamos a Jesus cheio dele.

Nosso espírito foi recriado, mas nossa alma está em processo de restauração. Isso significa que ainda estamos diante da remoção de coisas que se acostumaram a conviver conosco e que nada têm a ver com a vida de Deus. Tudo que não se enquadra dentro do fruto do Espírito, é lixo e deverá ser rejeitado.

Todas as obras da carne são imundas e devem ser erradicadas da própria personalidade dando lugar ao fruto do Espírito.

Só o Espírito Santo pode penetrar nos porões de nossa alma e descobrir as sujeiras escondidas tão incorporadas em certas áreas que até parecem naturais.
Como entra lixo em nossa alma então?

Através dos nossos sentidos, especialmente visão e audição (que são meios de comunicação) e como nos relacionamos com as pessoas (o que fazemos e o que fazem conosco). O contato com o sistema imoral, cheio de tanta impureza, numa época em que os poderes do inferno estão soltos e têm suas garras violentas sobre tantos, tenta também nos manchar.

Precisamos decidir rejeitar toda essa contaminação que vem do lado de fora e que ainda está presente, impedindo a entrada de novo lixo. Mesmo com tantos apelos, é possível manter a imundície do lado de fora, conservando a porta do lixo fechada. Como?

Nos expondo ao Espírito Santo e à Palavra de Deus. Assim, ficaremos sensíveis e alertas na possibilidade da entrada de algum lixo, mesmo na forma mais sutil.
(Em Neemias 3:15) A porta da Fonte aqui O Espírito Santo fala das águas que correm. É um dos símbolos do Espírito Santo. É Ele quem nos gera em Cristo e nos consola (João. 14:16). É o Espírito que flui em nossas vidas (João.7).

Entrar por esta porta é um desafio constante para crescimento e comunhão do Espírito Santo.
Na porta da Fonte, o Espírito Santo nos gerou em Cristo, batizando-nos em Seu Corpo, tornando-nos filhos de Deus. Ali Jesus batizou no mesmo Espírito e nos equipa para servi-lo. Já decidimos beber dessa fonte diariamente?

(Em Neemias 3:25) O Pátio do Cárcere que significa o Livramento das amarras, das correntes que nos prendem. Aqui é o átrio, ou pátio do cárcere ou prisão. É o lugar onde as prisões devem ser quebradas. Prisões de medo, depressão, falta de perdão, amargura e tantas outras. Tudo quanto tem poder de fascínio ou domínio sobre nós, é uma prisão.

Em tudo que dizemos “não consigo deixar isso, ou não fazer isso, ou viver sem isso, servimos como escravos”.

Toda e qualquer forma de prisão enfraquece a alma, e a personalidade. (Em Gálatas 5:1) O Apóstolo Paulo nos diz que foi Para a liberdade que Cristo nos libertou, permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jugo de escravidão. Prisões da alma, manifestam incapacidade de dominar os apetites da carne, nas carências afetivas, insegurança, acomodação, pensamentos descontrolados, dificuldade de tomar decisões, letargia, enfim.

Toda forma de prisão tem origem em satanás e o remédio é JESUS, cujo poder libertador é ministrado pelo Espírito Santo. O (Salmo 142:7) diz: Tira a minha alma da prisão e louvarei o Teu nome. Você Já tomou essa decisão? Decisão de sair da prisão e louvar o nome do Senhor?

(Em Neemias 3:26) A porta das Águas que significa A Palavra de Deus.
Em (Ef. 5:26) A palavra diz: Tendo-a purificado com a lavagem da água pela palavra.
Essa porta deve estar aberta para a verdade da Palavra e cerrada para as falsas doutrinas.

A palavra de Deus está para nossa alma como a comida está para o nosso corpo. É nossa fonte de alimento, sustento e vida. Por ela conhecemos a Deus; é canal de comunhão com Seu autor, Deus mesmo; é fonte de oração, confissão e vitória; é instrumento de combate espiritual, sendo arma contra as investidas satânicas; por meio de princípios pelos quais viveremos e reinaremos; são de fato “espírito e vida” conforme Jesus disse em (João. 6:63) A porta da Fonte nunca deve estar fechada, mas sempre escancarada para a Palavra de Deus.

Você Já decidiu entrar para essa porta?

(Em Neemias 3:28) Porta dos Cavalos que significa livres das cargas. E pressões.

Cavalos são meio de transporte e levavam cargas, pesos. Era por essa porta que os cavalos passavam com as cargas. Em Jesus podemos ter nosso fardo trocado e os pesos então não fazerem mais parte de nossa vida. (Em Gálatas 6:2), nos exorta que também devemos levar as cargas uns dos outros.

Em (1 Pe. 5:7) Diz para lançarmos sobre ele toda nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós.

Você quer continuar carregando fardos ou decide hoje entregar para Jesus? Passe hoje pela porta dos cavalos.

(Em Neemias 3:29) A porta Oriental significa O Regresso de Jesus. É a porta da entrada do Messias, do Rei. Para nós é a porta da espera do Rei Jesus e seu Reino eterno quando ficaremos para sempre com Ele. É o símbolo da vitória final onde estaremos finalmente livres da presença do pecado.

Você Já decidiu não desanimar de esperar por essa ocasião?

(Em Neemias 3:31) A Porta da Atribuição (Mifcade) ou seja, A comissão Divina

É a porta da guarda. É a porta da atribuição, do mandato, da ordem, do lugar apontado. Fala do lugar onde Deus delega uma missão, onde atribui-nos uma responsabilidade. A palavra traz o sentido de uma tropa que é convocada para receber suas diversas atribuições.

É a porta que Deus nos delega responsabilidades. Ele sempre nos capacitará para essas responsabilidades. Em (2Cor. 3:5) A Palavra diz que Somos capacitados por Deus.
Em (Neemias 8:16) A porta de Efraim significa A porção dobrada.
Efraim significa = fruto dobrado, porção dobrada da herança, frutífero. A porção dobrada é dada por direito da primogenitura. Jesus é primogênito, mas nós temos direito a mesma herança de Jesus através da igreja. Nós pertencemos à igreja? Em (Oseias 11:8), diz que Deus diz: Como te deixaria ó Efraim?

Qual rumo você decide tomar em sua vida?

Vai se expor ao Espírito Santo para continuar sendo tocado por ele e usufruindo da igreja de Jesus e amando-a como Ele o amou? Neemias fala todo tempo da reconstrução das portas, dos ferrolhos e das trancas.

Sómente Deus pode fortalecer as trancas das suas portas e te abençoar.

Entregue a reconstrução de sua vida a Ele.

2 comentários:

robrval v silva disse...

GOSTEI DA ESTUDO SÓ N ACHEI AS 12 PORTAS E SIM 11 PORTAS E UM OUTRO ITEM.

OBRIGADO

MINISTÉRIO CARVALHOS DE JUSTIÇA disse...

Querido amigo Roberval,

Obrigado pelas suas considerações e com relação ao texto, a 12ª porta seria a de Efraim que se o amado notar está contidatambém no texto.

Que Deus te abençoe ricamente, estamos aqui para qualquer dúvida.