terça-feira, 8 de junho de 2010

AMOLECENDO UM CORAÇÃO DURO

“O QUE ENDURECE O SEU CORAÇÃO VIRÁ A CAIR NO MAL”(Prov. 28:14)

O coração endurecido arruína, não somente sua vida, mas a vida de seus familiares. Há muitos acontecimentos em nossas vidas que ocorrem porque foram originados de um coração duro. Há conseqüências dolorosas em nossas vidas porque tomamos atitudes inspiradas num coração duro. Há sentimentos que permanecem ruindo nossas emoções porque são sentimentos alimentados por um coração duro.

Coração duro é aquele que não quer mudar, não quer se curvar à vontade de Deus e insiste em permanecer envolvido com a carnalidade humana. Um coração duro não permite a ação de Deus, mas da carne, que gera ódio, rancor, ciúmes e coisas semelhantes.

Por outro lado, o salmista Davi, no (Salmo 51), diz que Deus não rejeita um espírito quebrantado e um coração contrito. Portanto, podemos concluir que Deus rejeita toda ação de natureza carnal, porque Ele não pode agir num coração que não se submete a Ele.

A natureza de Deus é amor. Ele é essencialmente amor e nEle não cabem sentimentos incompatíveis com a Sua essência. Sendo assim, um coração doente pela carne impede a ação de Deus. Mas graças a Deus que podemos contar com Ele para nos ajudar nessas horas em que o coração insiste em permanecer duro e fechado à ação do Espírito Santo.

Vamos, então, aprender com Jesus, que nos ensina ser manso e humilde de coração (Mateus 11.29). Ora, Jesus conhecia a natureza humana e sabia justamente o que agredia essa natureza, fazendo-a adoecer, e incompatibilizar o homem com o seu Criador. Após dizer essas palavras, Jesus conclui, “e achareis descanso para a vossa alma”.

É o que Deus quer para todos nós: descanso. Mas um coração duro pesa em nossas vidas e a torna amarga e sofrida.

Há muitas pessoas aprisionadas a sentimentos que as fazem sofrer justamente porque não põem o coração nas mãos de Jesus, clamando a Ele que mude a sua forma de pensar, agir, e lidar com determinadas questões da vida. Há pessoas que são capazes de preservar um ressentimento por alguém durante anos. Isso é falta de perdão, de vontade de liberar o ofensor da sua ofensa, sendo que o grande prejudicado é quem não libera perdão.

Há pessoas que se entregam a sentimentos gerados por uma frustração, uma mágoa, uma derrota que seja, e ficam cultivando aquele fato em suas lembranças e tornam-se incapazes de viver qualquer outro sentimento. Há pessoas que já estão tão acostumadas a viver assim que facilmente são atingidas, seja por uma palavra equivocada de alguém, ou um juízo precipitado de situações que às vezes nem se tornam um fato, mas que o coração duro já se encarregou de provocar perturbação a partir do que nem existe.

A rotina desses sentimentos e dessa forma de reagir com as emoções vão minando a vida, levando a uma infelicidade que nem sempre tem um motivo real, a não ser no coração duro de quem não deixa Deus agir e esclarecer que não é nada disso, que a coisa é diferente, que Ele está presente, que nos defende, que nos enxuga as lágrimas, que supre todas as nossas necessidades e sempre está conosco.

Há tanta coisa boa que Deus tem feito e quer fazer em nossas vidas, mas, enquanto não liberamos o nosso coração de determinados sentimentos, vamos continuar presos a eles. Esses sentimentos vão reger nossas vidas, e podem até apagar-nos a visão de que há um Deus maior que qualquer frustração, decepção, angústia, o que for.

Jesus foi afrontado, humilhado, maltratado, ferido, traído, abandonado. Ele levou sobre si a culpa de todos os homens diante de Deus para dizer, “Pai, perdoa-lhes...”.
Não houve afronta, frustração, angústia, traição, maltrato e abandono que mudasse o coração de Jesus, disposto em agradar ao Pai, intercedendo pelos seus ofensores, clamando pelo perdão deles, confiando que Deus cuidaria dEle mesmo na morte, e que O ressuscitaria dentre os mortos para estar ao Seu lado para sempre.

Uma das passagens mais comoventes do Novo Testamento diz respeito à conversão de Paulo, até então - veja só você - perseguidor de cristãos: "Eu estava viajando, já perto de Damasco, e era mais ou menos meio-dia. De repente, uma forte luz que vinha do céu brilhou em volta de mim". (Atos dos Apóstolos, 22:6).

Por conta da vida nova que abraçou, Paulo foi incompreendido. De perseguidor, passou a perseguido, mas Cristo o incentivou a ir adiante:

"Tenha coragem, Paulo! Você falou a meu respeito aqui em Jerusalém e vai falar em Roma". (Atos dos Apóstolos, 23:11)

CONCLUSÃO

Queridos a nossa libertação de sentimentos que nos aprisionam está em olhar para Jesus. Paulo vai dizer, “...tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus...” (Filipenses 2.5). É preciso colocar a vida nas mãos dEle, dizer que deseja que Ele interfira nos seus sentimentos, que Ele mude o seu coração, de um coração duro para um coração quebrantado, cheio de amor e de esperança que Deus age num coração que se submete ao que Ele quer fazer.

Deus quer libertar, curar vidas, mas somente fará isso com aquelas vidas que depositam seus corações nas mãos dEle, para que Ele transforme sentimentos que geram dor em sentimentos que geram vida e alegria.

Peça sinceramente para Deus controlar sua vida, a partir da origem de todos os sentimentos, o coração. Peça que Ele toque em seu coração e liberte sua vida a partir da renovação da sua mente (alma), para que experimenteis qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus (Romanos 12.2).

8 comentários:

Erika Rodrigues disse...

Meu marido é muito duro, não escuta nada que ninguém fala, ele sempre está certo, e vive tentando mudar as pessoas a ser como ele. Não crê em nada, não acha que os acontecimentos em sua vida seja obra de Deus, acha que tudo é fruto de seu próprio esforço. Não perdoa ninguém, não chora, não defende sua própria irmã dos maus tratos do marido. Leva a vida profissional ao extremo, e dinheiro e conhecimento é tudo o que vale em seu ponto de vista.
Ele machuca muita gente com seu rancor e sua forma grossa de falar. Eu vejo nele uma vida vazia, uma vida sem cor, pois tudo tem que ser como ele quer, não aceita nenhum tipo de opinião, não aceita Deus em seu coração. E tudo isso acaba me machucando também, a forma fria dele me tratar e tratar minha família e a dele. Não é grato por nada que as pessoas fazem, e acha que fazem para se sentir por cima.... Queria muito que ele mudasse, pois sei que no fundo ele é uma pessoa boa !!!! :(

MINISTÉRIO CARVALHOS DE JUSTIÇA disse...

Prezada Erika deixamos para você meditar está mensagem e creia no Deus que tudo pode:

"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação" - Habacuque 3:17-18.

Ore e Creia.

Senhor, Tu pareces tão distante,
Hoje eu sinto como se Tu estivesses a mais de um milhão de milhas distante
E apesar de não ter perdido a minha fé, tenho que confessar agora que me é difícil orar
Mas, eu não sei o que dizer,
E não sei por onde começar,
Mas quando Tu me dás graça
Com tudo que está em meu coração
Eu cantarei, eu louvarei
Até nas minhas horas mais difíceis
Sentindo mágoa e dor
Eu cantarei, eu louvarei
Elevo minhas mãos para Te honrar
Porque a Tua Palavra é verdadeira
Eu cantarei

Fica na Paz....

Pra. Eliane Almeida

Patrick Borges disse...

Eu já fui um cristão exemplar em minha igreja e comunidade sou conhecido até hoje em algumas instituições de ençino de minha região como o melhor aludo e um grande cristão sou líder de jovens que mudarão não só um bairro mas marcou uma cidade jovens exemplos en tudo, sou pregador e sempre fui apaixonado pela palavra de Deus e por Jesus Cristo e sempre deixei isso claro aonde eu passei apesar de minha pouca história tenho muitos testemunhos de vida, mas infelizmente uma torrente de coisas que acontecerão em minha vida me deixarão amargo frio e de coração duro fui traído por uma companheira traído e defamado por meus amigos caluniado pelas outras lideranças de minha igreja e até perseguido com minha outro companheira tenho passado muitas dificuldades pós a família dela costuma me humilhar constantemente e com toda essa pressão infelizmente eu e minha companheira atual na estamos en um relacionamento íntimo mesmo não sendo casados e isso tem me destruído por dentro e todas essas coisas me desanimado de me levantar novamente o pecado e tristezas endureceram meu coração e tenho vivido assim mas não consigo exerce meu chamado nem minha liderança e vivo como um robô sem sentimentos e sem confiar nas pessoas por causa das traições ...

Patrick Borges disse...

Eu já fui um cristão exemplar em minha igreja e comunidade sou conhecido até hoje em algumas instituições de ençino de minha região como o melhor aludo e um grande cristão sou líder de jovens que mudarão não só um bairro mas marcou uma cidade jovens exemplos en tudo, sou pregador e sempre fui apaixonado pela palavra de Deus e por Jesus Cristo e sempre deixei isso claro aonde eu passei apesar de minha pouca história tenho muitos testemunhos de vida, mas infelizmente uma torrente de coisas que acontecerão em minha vida me deixarão amargo frio e de coração duro fui traído por uma companheira traído e defamado por meus amigos caluniado pelas outras lideranças de minha igreja e até perseguido com minha outro companheira tenho passado muitas dificuldades pós a família dela costuma me humilhar constantemente e com toda essa pressão infelizmente eu e minha companheira atual na estamos en um relacionamento íntimo mesmo não sendo casados e isso tem me destruído por dentro e todas essas coisas me desanimado de me levantar novamente o pecado e tristezas endureceram meu coração e tenho vivido assim mas não consigo exerce meu chamado nem minha liderança e vivo como um robô sem sentimentos e sem confiar nas pessoas por causa das traições ...

Unknown disse...

O meu é deste jeito,ai com tou sofrendo.nao sei o q fazer só oro muito pois creio q vou vencer maior e deus.

Andreza Andrade disse...

Eu me vejo assim com o coração duro, distante, rancoroso. Já não sei mais o que fazê pois quero deixar Deus agir na minha vida mais não sei por onde começar.

Anônimo disse...

oração para amolecer coração
Meu glorioso Santo Amanso, amansador de touro bravo no campo acalentador de leão furioso, amansador da serpente do amor, te peço:

Onde ele estiver, de mim se lembrará imediatamente, e que seja manso e brando como cordeiro de Cristo.

Peço pelo meus cinco sentidos, que saberão com a ajuda do Santo, amansar o coração de [colocar as iniciais dele ou dela].

Com esses poderes, eu quebro todas as forças dele(a), com a ajuda divina e o poder de Santo Amanso, Deus em cruz, [colocar as iniciais dele ou dela] há de ficar tão manso e tão dócil para mim, assim como Santo Amanso deixou o touro bravo tão manso como cordeiro.

Assim seja, para que eu e ele(a) possamos levar uma vida de harmonia e muito amor, sem brigas e discussões e nenhum tipo de violência.

Obrigada(o), querido Santo Amanso.






Rezar durante 7 dias seguidos, ou publicar durante 7 dias seguidos (uma oração apenas por dia!)

anonima disse...

Cheguei até essa pág dá internet pois ando muito triste sinto uma dor na alma insuportável, só permaneço a viver por ter covardia e medo do suicídio. Como eu até tempos atrás rezava muito e não houve resposta então resolvi parar. Nunca achei que minhas preces não eram ouvidas pela divindade mais como dizem entra por um lado e sai por outro. Comecei a refletir muito e percebi que talvez uns dos motivos é que estava orando errado. Começava com muita lamúrias uma encontrada de pedidos e poucos agradecimentos e gratidão. Em outras postagens fui aprendendo que o louvor a Deus é a forma correta de oração, todavia sinto meu coração um tanto endurecido e assim nessa busca por desejar ter uma alma leve e grata cheguei aqui, gostei muito dos ensinamentos e espero colocar em prática pois sem Deus tenho sofrido muito. Sou grata paz e luz