quinta-feira, 4 de agosto de 2011

HONRA PAI E MÃE E TUA ALMA VIVERÁ

(Ef. 6.2-3): “Honra a teu pai e tua mãe para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra (que é o 1º mandamento com promessa)”.




Honrar pai e mãe é tão importante para Deus que Ele incluiu entre os 10 mandamentos, logo antes de NÃO MATARÁS. É tão importante que Deus adicionou uma promessa ao seu cumprimento. É tão importante, pois serve para demonstrar o cuidado de Deus com a FAMÍLIA, uma de suas maiores instituições.

Mas, se é assim tão importante, porque tem sido tão negligenciado pelos homens? Seria por desconhecimento, ou pelo acúmulo de cicatrizes sentimentais adquiridas ao longo da vida?

1. O que é honrar? a. Não é somente obedecer – Esaú obedecia a seu pai, agradava-o, mas tomou atitudes que vieram a desonrá-lo gravemente (Gn 25.34,35);

b. Não é buscar somente a prosperidade material – Absalão foi amado por seu pai desde o nascimento até a morte. Seu interesse materialista resultou na desonra do pai e em sua própria morte (2Sm 18.9);

c. Honrar é adquirir para si um nome respeitado pelas virtudes que só podem ser implantadas pela ação do Espírito Santo na vida do homem. Precisamos prosperar na vida material e principalmente na espiritual (Pv 22.1).

2. Exemplos Bíblicos de Honra. Os filhos de Noé (Gn 9.1,18-27).Um desonrou, outro honrou e o outro acompanhou. A desonra traz maldição. Jabez (1 Cro 4.9-10) – buscou a Deus e achou a solução. Jefté (Jz 11) – preservou o contato com Deus, mesmo vivendo entre os malfeitores. José (Gn 50.15-21) – cresceu porque foi fiel a Deus, e soube perdoar os irmãos.

Ester (Et 2.7) – na falta de pai e mãe honrou o tio. Eunice (2Tm 1.5) – sendo boa mãe, honrou sua mãe.

3. A maior Honra que se pode dar ao pai e à mãe é adquirir: a. uma vida pura e irretocável: (Is 6.5) – a brasa restauradora de (2Co5.17).

b. uma prosperidade sólida, a ponto de sermos apresentados com orgulho por nossos pais. Este é meu filho amado (Mt 3.17). O desejo de Deus para tua vida é que você se torne um ponto de referência na comunidade,

c. a certeza da vida eterna - (Jo 3.16,17) mesmo que os pais não tenham conseguido ver a honra nos dois aspectos anteriores, este é sem dúvida o aspecto mais nítido de honra que um pai pode receber dos filhos.

CONCLUSÃO

(Atos 4.12) Nos mostra que nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (Hebreus 3.7,8) nos orienta a não endurecermos o coração. Em (João 15.5) Jesus oferece a ajuda. Ele só precisa do teu arrependimento para começar a operar a transformação que tua vida está precisando.


Ninguém é tão velho que não possa tornar-se em motivo de honra para seu pai e sua mãe. Mesmo que o pai e a mãe já tenham falecido, as pessoas que os conheceram em vida serão canais de honra para sua memória. O Espírito Santo está falando contigo, não continue endurecendo o coração, Aceite a ajuda de Jesus.

Nenhum comentário: