sábado, 7 de agosto de 2010

PRESERVANDO A ALMA DO IDOSO

"Todas as coisas viventes nascem, crescem, amadurecem, se repruduzem, envelhecem e morrem "(Ec 3:2).

Todos nós esperamos um dia também envelhecer. Mas será que um idoso pode ter uma vida feliz e frutífera, mesmo em meio ao cáos social e as injustiças sofridas por eles em todas as esferas da sociedade moderna?

O que a Bíblia diz sobre a velhice? Que promessas podemos observar para a terceira idade no (Sl 92:12-15)?

1º O QUE É A VELHICE OU A CHAMADA “TERCEIRA IDADE” ?

Segundo o dicionário Houaiss velhice significa “estado ou condição de velho” “idade avançada, que se segue à idade madura”, “ancianidade”.

A Terceira Idade é a idade da maturidade, conhecimento e experiência. Normalmente uma pessoa atinge a faixa da Terceira Idade entre os 60 e 70 anos. Porém, alguns médicos, pedagogos e psicólogos dizem que a velhice está na mente e não no corpo. Vejamos algumas frases de alguns homens célebres sobre essa fase:

a) “ A ancianidade é o outono da vida” (Cícero, escritor romano)

b)“ A velhice aumenta a sabedoria e dá conselhos mais amadurecidos” (Jerônimo, pensador cristão);

c)Respeita os cabelos brancos e presta ao velho sábio aquelas mesmas homenagens que tributas a teus pais” (Fócilides, poeta grego).

2º QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DA TERCEIRA IDADE ?

Muitas dificuldades surgem quando a idade vai chegando. As causas dos problemas entre os idosos podem ter origem :

a) Física – à medida que envelhecemos, nosso corpo se deteriora. Aparecem os cabelos brancos e escassos, pele enrugada, diminuição da visão, audição, olfato, paladar e tato; muito embora tais mudanças se dêem de maneira gradual.

b) Mental – Há uma diminuição na memória, criatividade, capacidade intelectual ou aprendizado de coisas novas.

c) Econômica - a aposentadoria, na maioria dos casos, é pequena e invibializa a continuidade do padrão de vida que vivia antes, provocando enormes conflitos pessoais.

d) Interpessoal e Auto-estimaconceitos errados e preconceitos na sociedade atual, tais como “Você está ficando velho”, “Lugar de velho é no asilo”, “Velho não serve para nada”, “velho só dá despesa”, têm levado muitos que estão nessa fase a se sentirem inúteis no meio social e por consequência terem a alma completamente amargurada e dilacerada.

3º A BÍBLIA FALA SOBRE A VELHICE?

Sim, os antediluvianos tiveram vida longa. Adão, Matusalém e muitos outros foram além dos 500 anos (Gn 5:27). Mas com o efeito do pecado e seus males no corpo, alma e espírito, esta idade foi muito reduzida. Biblicamente, quando o homem alcança 70 ou 80 anos é considerado “Velho e farto de dias (Sl 90:10).
Mesmo nos tempos bíblicos, as pessoas velhas aparentemente enfrentavam a rejeição e frustrações. Embora fosse reconhecido que a sabedoria com freqüência crescia com a idade (Jó 12:12), é interessante notar que o salmista orou “ Não me desampares, ó Deus, até a minha velhice e às cãs”(Sl 71:18). Eclesiaste 12 talvez dê a descrição bíblica mais clara sobre a velhice, onde percebemos a descrição poética do autor ao mostrar a fragilidade do ser humano ao atingir essa idade, que tem como conseqüência a morte (Ec 12:6,7).
Mas que mesmo em meio à “vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade”(Ec 12:8), o idoso pode encontrar significado na vida quando “teme a Deus e guarda os seus mandamentos(Ec 12:13). A Bíblia ainda mostra que os idosos:

1.Devem ser honrados e respeitados por sua sabedoria e experiência (Lv 19:32; Pv 16:31; 20:29);

2.Devem ser temperantes, respeitáveis, sensatos, sadios na fé, no amor, na constância; ensinando o que é bom, não sendo caluniadores, nem se excedendo na bebida (Tt 2:2,3);

3.Devem ser honrados como pais, pois a obediência a esse mandamento, trará ao filho a benção da longevidade de vida (Ef 6:3).

4º É POSSÍVEL TER UMA VELHICE FELIZ E FRUTÍFERA?

Sim, e podemos ver isso evidenciado na vida dos seguintes servos de Deus:

1. Jó - (Característica: Sabedoria): “Com os idosos está a sabedoria, e na abundância de dias, o entendimento.” (Jó 12:12);

2. Jetro - (Característica: Capacidade para aconselhar): “O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes. Ouve agora a minha voz; eu te aconselharei, e Deus será contigo. Sê tu pelo povo diante de Deus e leva tu as coisas a Deus” (Ex 18:17,19).

3. Zacarias - (Característica : Espiritualidade): “Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote, chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; o nome dela era Isabel. E eram ambos justos perante Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade.” ( Lc 1:5-7);

4. Ana - (Característica: Oração): “E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade, e era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia.” (Lc 2:36-37);

5. Paulo – (Característica: Dedicação à Palavra): “Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.”Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos." (2 Tm 4: 6-8,13).

Outros Exemplos:

6. Charles Finney – é considerado o apóstolo dos avivamentos. Ensinou e inspirou estudantes até a idade de 82 anos, já no final de sua vida.

7. João Wesley – ao completar 88 anos, escreveu:”Durante mais de 86 anos não experimentei qualquer debilidade de velhice. Os olhos nunca escureceram, nem perdi o vigor”. Aos 86 anos fez uma viagem à Irlanda, na qual, além de pregar seis vezes ao ar livre, pregou cem vezes em 60 cidades.

8. Jorge Muller – chamado o apóstolo da fé, aos 69 anos pregou centenas de vezes em 42 nações, e aos 90 ainda permanecia cheio de fé.

5º QUE PROMESSAS SÃO DIRIGIDAS AOS ANCIÃOS NO SALMO (92: 12-15)?

No (Sl 92:12-15) podemos observar algumas promessas de Deus para a Terceira Idade, são elas:

“O justo florecerá como a palmeira” - o justo florescerá como a palmeira saudável, que resiste a todas as enfermidades e elementos da natureza e floresce (Saúde e resistência) (v. 12);
•“Crescerá como o cedro do Líbano” - O cetro era uma árvore que se notabilizava por sua beleza e vigor. Ela atingia uma idade muito avançada e ficava prodigiosamente volumosa (Longevidade e produção de frutos) (v.12);
•“Plantados na casa do Senhor” – Estando no terreno do templo, essas árvores gozam seu crescimento vistas a florescer na presença de Deus ( Firmeza e perseverança) (v. 13);
•“Na velhice ainda darão frutos” – mesmo uma árvore velha, mas boa, continuará produzindo frutos (v.14; Jo 15:16);
•“Para anunciar que o Senhor é reto” - além da saúde, resistência, longevidade, produção de frutos, firmeza, perseverança, o ancião conta com a maior de todas as promessas: saber que o Senhor é a sua rocha (v. 15).

CONCLUSÃO:

Aprendemos que podemos obter uma velhice feliz e frutífera quando observamos os princípios da Palavra de Deus, no que concerne à saúde física, social, emocional e espiritual.

A Bíblia não só promete vitalidade, longevidade, firmeza, perseverança, como também prova através da vida de diversos personagens como “morreu velho e fardo de dias” (Jó 42:17);
Calebe “ (...) eis que já sou da idade de oitenta e cinco anos. E, ainda hoje, estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou” (Js 14:10,11);

Davi “tendo desfrutado vida longa, riqueza e glória”(1 Cr 29:27,28); que é possível ser idoso e viver uma vida feliz produzindo fruto, vivendo em paz, segurança e amor, mesmo em um mundo de guerras, insegurança e desamor e ter a alma presevada.

Nenhum comentário: