terça-feira, 17 de agosto de 2010

DISTORÇÕES DO EU

Querido e amado leitor...

O texto a seguir nos foi presenteado como colaboração por um querido irmão em Cristo Marcelo de Carvalho, que é Bacharel em Teologia e Bacharelando do Curso de Psicologia e acima de tudo Servo de Deus. Este estudo têm o intuito de trazer conhecimento, edificação e entendimento único e exclusivo para cura interior, texto esse de profunda reflexão.

Pedimos ao caro leitor que no momento da leitura peça ao Espirito Santo um entendimento claro e preciso desta que consideramos uma abordagem altamente esclarecedora e necessária para uma vida plena com Cristo.

(Ministério Carvalhos de Justiça)


Nos teatros da Grécia antiga e nas religiões tribais e animistas, houve-se falar muito em máscaras. Neste texto iremos parafrasear a enorme semelhança entre mascaras e religião. Para começar queremos enfatizar que o termo máscara, em algumas religiões como dizia o escritor francês Jean Delumeau, que a mascara tinha muito relação como o sentimento de medo.

Veja um trecho do seu livro: “ História do medo no Ocidente “ pág.21 -

“ ... sendo a máscara ao mesmo tempo tradução do medo, defesa contra o medo e meio de espalhar o medo.”

As máscaras eram meios para fugir e se defender de seus medos e inimigos, uma forma de querer ser invisível, de mostrar uma outra face, de se não revelar. Para fazer isso, quer dizer, fugir de seus medos e dos inimigos, era preciso se distorcer, formar uma vertigem subjetiva, para poder ocultar medos e fugir. As mascaras nascem dos temores, da descrença, das frustrações , do desconhecido, das derrotas....

Fazemos-nos de ilusionistas, para poder causar vertigens na reflexão de nossa imagem. Tem coisas em nós que nós odiamos, não gostamos, mas não conseguimos tirar ou extrair, ficamos assim encurralados, espremidos e isso causa em nós uma claustrofobia psicológica. Chega uma hora que ela pesa muito, e ficamos cansados, cansados da existência, de se fingir, somos violados pela depressão, pela falta de identidade, pela angústia de ser, existimos mas, não consistimos, fugimos ....

E você foge disso ou daquilo? Foge de que ? Interessante que ás vezes fugimos do desconhecido, ás vezes nem sabemos de que fugimos.
Temos medo de nós mesmos.

A máscara está pesando? Deus quer te libertar, através da pessoa de Jesus, quer trazer à tona o desconhecido e nos ajudar, como registrados em (Mateus 11:28)“ Vinde a mim todos que estais cansados e oprimidos, que eu vos aliviarei...”

Cansados de existir e cansados da opressão, da claustrofobia psicológica do medo e das máscaras. O medo espreme.... nos reduz a escravos....

E você acredita que em muitos lugares ou igrejas ( algumas ) existi isso? Pessoas cansadas da religião humana? Onde todos os dias se sentem um lixo de gente? Pois não conseguem mais segurar as mascaras da religião, todos os dias tem que cumprir ordens, dogmas, RI de igreja, estão presos à rotina do culto de domingo, centralizam sua fé nisso, nas rotinas, e não vêem mudança interior, são todos os dias violados, violação de identidade, ou seja violentados, seqüestrados, enclausurados pelos dogmas humanos, são encarcerados..... por pessoas que não são esclarecidas por Deus.

Religiões humanas escravizam mais pessoas do que as barras de ferro das cadeias... como ratificado em (Mateus 23:4)“ Pois atam fardos dificeis de suportar, e os põem sobre os ombros dos homens; eles, porém nem com o dedo querem move-los.....”

Estar em Cristo é justamente ser livre, ser eu mesmo, usar minha individualidade pra servir a Deus. Não me amputar, como alguns lugares pregam por ai. Pessoas vazias de Deus e cheias de religião. É impossível expressar Deus em minha vida, sem expressar minha individualidade á Deus. Impossível ser usado por Deus, com medo dele. Espremido pela máscara da hipocrisia.

O que quero expressar neste capítulo é a liberdade em Jesus, a liberdade de ser, de existir como pessoa através de Jesus, Viver é Existir, espero que essa palavra vá de encontro com você ou que te inspire a ajudar alguém que passe por isso, tanto dentro da igreja como fora.

Pessoas não conseguem largar de seus medos, de seus temores, de seus monstros e inimigos. Isso não significa que estão endemoninhados ou vão para o inferno, depende muito, esse processo aqui é sobre o desenvolvimento do cristão. Todos os dias, tem alguém chamando você de imprestável, de lixo, de perdedor, o emprego que não dá certo, a dor da perca de alguém amado, o sentimento de fracasso, a dor assassina da rejeição e etc....

Algo lhe incomoda... as ruínas de um homem são feitas exatamente das mesmas coisas que são feitas as suas máscaras, as duas coisas são irmãs, nascem do medo, da frustração, da ignorância de si mesmo, da prepotência, da falta de sensibilidade, do ódio, da falta, .... algo incomoda... é preciso fugir, como não podemos fugir de nós mesmos, vamos se maquiar, se esconder nos labirintos da alma, vamos nos envenenar de ego e de ilusão.

Viver num mundo de fantasia, a essência da fantasia é a essência da anestesia, a mentira entorpece, e cada dia precisamos de uma dose do veneno. Pessoas fazem assim se distorcem, tem medo do espelho, Jesus quer um encontro com você exatamente no espelho, na dor , na ferida. As máscaras nossas são feitas de que ? As máscaras para alguns são esconderijos, mas esconderijos que oprimem, que alejam, que encarceram, que escravizam ... que enganam...

A palavra esconder está muito ligado a medo. Medo é Prisão. Não crescemos, não evoluímos como crentes em Deus.

(Estou falando aqui de medo psicopatológicos que nos incomodam, não dos medos naturais nossos de sobrevivência.)

Quando Adão pecou, ele se escondeu de Deus, veja a sua palavra, em (Gênesis 3:10)“ Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e me escondi.” Essa foi a resposta de Adão para Deus, sabe qual foi a pergunta de Deus anteriormente? Onde estás ?

Onde está você eu pergunto agora? Indago isso num plano psicológico e não físico. Deus quer te ver !!!! Deus quer te ajudar !!!!!!

Que o seu esconderijo não seja a máscara da religiosidade humana, ou outras mascaras por ai, mas que seja o Senhor Deus Altíssimo, como registrado no (Salmo 91:1) – “ Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente Descansará..” Se esconda aliiiiiiiiii.

Onde você está? Muitos se distorcem para sobreviver nesse mundo. Não existem, mas sobrevivem. Muitos não são mais elas mesmas. Jesus disse um dia que onde estiver o vosso coração ai estará o vosso tesouro, ou seja, onde você está ? Você está onde está vosso coração, e onde está o vosso coração? Está enraizado no vosso tesouro.

E o que é o vosso tesouro ? Tesouro aqui, neste versículo registrado em (Mateus 6:21), significa a centralidade da nossa existência, o que nos faz viver e sonhar, Tesouros são sonhos, determinam e caracterizam quem somos. Tesouros são nossos maiores valores ou maiores símbolos da nossa existência de ser.

Somos aquilo que sonhamos. Está na essência da alma.

Tem muita igreja por ai, que fazem da religião meios de fuga e de se esconder, não de procurar a Deus e adorá-lo. Jesus quase não é mencionado. Para podermos adorar a Deus, temos que aparecer e não se esconder. A instituição é mais venerada do que Jesus. Muitas religiões transformam as pessoas em outros seres diferentes, ou ate piores, é difícil escrever isso, mas ás vezes é verdade.

Onde moro tem muitas pessoas feridas de alma, por causa de algumas “igrejas” por ai. Igrejas que excluem a pessoa em vez de incluir, nos momentos mais difíceis da vida dela à rejeitam em vez de abraçar e ajudar.

Religiões humanas que reduzem o ser humano à capacho de Cristo, não a amigo de Jesus. Vão á igreja com medo do inferno, não pelo amor a Deus. Pessoas que falam muito de morar no céu e falam pouco de Jesus, precisam ver e rever seus conceitos, o céu não valerá nada sem Jesus.

ELE é o que mais vale pra nós. Ser transformado por Jesus, ter comunhão com ele, ser amado por Ele é isso que vale, o céu é uma conseqüência do amor de Deus, só uma conseqüência. Ser esmerado por Jesus é o que vale !!!! É o maior milagre, mas tem pessoas que mais amam o céu do que amam a Jesus.

Muitas religiões enclausuram cada vez mais o crente, fazendo dele, igual os fariseus ou ate pior. Nós somos quem Deus queria que fossemos, o que Deus queria que fossemos? Adoradores Dele ! Servos Dele ! Amigos Dele ! Não capachos ou religiosos, cheios de sacrifícios, de obras mortas.

Tem gente na igreja (infelizmente) que segue todas as regras possíveis, mas por dentro estão mortos, fedidos, vazios, pobres. Não perdoam, guardam rancores, invejas, mas cortam o cabelo, vestem saias, andam de gravata, nunca de shorts, e andam sempre com a bíblia debaixo do braço, de tanto andar com a bíblia debaixo do braço, e possível sentir seu cheiro na própria bíblia dele.

Não esquecem a bíblia para ir ao culto demonstrando sua aparência, mas, esquecem da bíblia na hora de perdoar e de amar o seu próximo, sempre dão os dízimos e as ofertas, terno passado e saia bonita, mas xingam as esposas ou esposos, falam mal de irmãos, maltratam seus filhos, mentem e etc.

O que Deus queria que fossemos? Adoradores Dele ! Não é isso? Como podemos ser adoradores, adorando com máscaras? Adoração é irmã da Liberdade. Não existe Adoração sem Liberdade. Deus não procura aspirantes á perfeição e sim quebrantados de Alma ! Sinceros consigos mesmos ! Liberdade é Humildade. Aceitar seus erros e lança-los aos pés de Jesus.

Como está registrado no Evangelho de (São João no capítulo 4:23)“ Mas a hora vem e agora é, em que os adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, por que o Pai procura a tais que assim o adorem. “

Seja sincero consigo mesmo e VERDADEIRO , lança seus temores ao Senhor, abra o porão do seu coração ao Senhor, o que está escondido, guardado, lacrado a sete chaves, aquilo que te aprisiona, que te bloqueia, que te sufoca. Lance ao Senhor......... Seja livre em Jesus.

Pessoas que adoram a Deus em espítiro e em verdade. A verdade liberta o ser humano. E a mentira o aprisiona.

Tem muito gente com medo de viver, medo de ser, distorcido pelas mascaras. Deus trabalha com a verdade, ser verdadeiro é ser Real para com Deus. Tem pessoas que não existem que não são reais. Deus trabalha nessa esfera de situação. Ser vivo pra com Ele é ser real para com Ele. Ser morto para com Deus é ser mentiroso para com Ele. Santidade é isso.... Espiritualidade é isso....

Outra coisa para finalizar .... falei anteriormente de que tem gente com medo de ser, medo de existir... No livro de João, Jesus fala que tereis Vida e tereis com abundância.. (Jo 10:10), seremos nós mesmos para com Deus e alcançaremos tanto intimidade com nós mesmos que o melhor de nós irá brilhar , a Vida aqui é a Vida de Existir, de Ser para com Deus em Jesus, o segredo são duas coisas.

O amor e a extração do melhor de nós em Jesus, uma é conseqüência da outra. Falamos de adoração e liberdade, sendo a liberdade a impulsão real da adoração, só que só vai existir isso se tivermos também algo chamado amor. O amor só existe na liberdade de ser. O amor é única coisa que desperta a naturalidade real do ser humano. O amor desarma a armadura. Deus é um gênio!! Um grande arquiteto !! Ele arquitetou isso.

Não consigo adorar a Deus com mascaras, então preciso ser eu mesmo para adora-lo, me desarmar, mas pra isso existir preciso do amor de Deus em mim.

Amor é a marca da igreja, como registrado no Evangelho de João ( João o apóstolo do amor 13:35)“ NISTO TODOS CONHECERÃO QUE SOIS MEUS DISCIPULOS, SE VOS AMARDES UNS AOS OUTROS.” Essa é marca da igreja ! O amor de Deus derramado nos corações.

È diferente eu ir para a igreja para Adorá-lo por tudo aquilo que ele fez por mim, me sentir amado por Ele e amá-lo por isso, ir com um coração voluntário, pois isso expressa, a liberdade a voluntariedade nossa, impulsionado pelo amor. Do que ir para a igreja com medo do inferno. É diferente e muito.

Muitas igrejas e religiões humanas, ensinam seus membros a temer o inferno e ficar esperando o arrebatamento, que não deixa de estar certo, mas isso não pode ser maior do que nossa relação de Amor com Deus. Medo e Amor são diferentes e muito, onde um está o outro não está . Como registrado em (I Jo 4:18)“ Na caridade, não há temor; antes, a perfeita caridade lança fora o temor; por que o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em caridade......”

O avivamento não surgirá de línguas estranhas somente, curas e milagres, profecias e somente, mas o verdadeiro avivamento só poderá surgir do ventre do amor. Como muitos ensinam que a igreja avivada tem que ter isso, tem que ter mesmo, mas sem amor não adianta nada disso. (I Co 13).

Tem muitas pessoas sendo curadas de câncer e outras doenças em algumas igrejas por ai, mas será que o coração está limpo? Será que aprenderam a perdoar, a amar ?
Deus não quer pessoas distorcidas pela religião, mas que venham perante Ele, mesmo em pedaços, mas que estejam quebrantados, sinceros e verdadeiros. Deus quer extrair o melhor de nós. Tire a máscara e se encontre com Deus no espelho.

PALAVRA DO AUTOR

Caro leitor esse artigo é um livro incompleto, ele possui buracos, lacunas. As lacunas aqui nesse livro são da forma do seu coração, é você que irá completar esse livro. Esse livro só será completo, significativo e de utilidade quando tocar no seu coração, quando fizer diferença. Você é o complemento final deste artigo.

Autor : Diácono Marcelo de Carvalho Araujo
Bacharel em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo
Contato para Palestras: e-mail: mca.tiger@hotmail.com
Tel: (55) 11-7176-7951

Nenhum comentário: