terça-feira, 6 de setembro de 2011

EMOÇÕES SAUDÁVEIS... ALEGRIA PARA O ESPÍRITO !!!

Levanto a Deus a minha voz; a Deus levanto a minha voz, para que ele me ouça.  No dia da minha angústia busco ao Senhor; de noite a minha mão fica estendida e não se cansa; a minha alma recusa ser consolada. Lembro-me de Deus, e me lamento; queixo-me, e o meu espírito desfalece. Conservas vigilantes os meus olhos; estou tão perturbado que não posso falar. Considero os dias da antigüidade, os anos dos tempos passados. De noite lembro-me do meu cântico; consulto com o meu coração, e examino o meu espírito. Rejeitará o Senhor para sempre e não tornará a ser favorável? Cessou para sempre a sua benignidade? Acabou-se a sua promessa para todas as gerações. Esqueceu-se Deus de ser compassivo? Ou na sua ira encerrou ele as suas ternas misericórdias? E eu digo: Isto é minha enfermidade; acaso se mudou a destra do Altíssimo? Recordarei os feitos do Senhor; sim, me lembrarei das tuas maravilhas da antigüidade. Meditarei também em todas as tuas obras, e ponderarei os teus feitos poderosos O teu caminho, ó Deus, é em santidade; que deus é grande como o nosso Deus? Tu és o Deus que fazes maravilhas; tu tens feito notória a tua força entre os povos.  Com o teu braço remiste o teu povo, os filhos de Jacó e de José.  As águas te viram, ó Deus, as águas te viram, e tremeram; os abismos também se abalaram. As nuvens desfizeram-se em água; os céus retumbaram; as tuas flechas também correram de uma para outra parte. A voz do teu trovão estava no redemoinho; os relâmpagos alumiaram o mundo; a terra se abalou e tremeu. elo mar foi teu caminho, e tuas veredas pelas grandes águas; e as tuas pegadas não foram conhecidas. 20 Guiaste o teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão. (Salmo 77)

Há momentos que nos angustiamos, estamos abatidos, e sem entender por que estamos nos sentindo assim, na maioria das vezes somos movidos por pensamentos e sentimentos que nos deixam mais tristes e abatidos ainda, mas ao meditar nesse texto perceberemos algo revelador de Deus para nossa vida e para a vida daqueles que tem o Espírito de Deus.

Para começar precisamos compreender que o fato de termos o Espírito Santo não significa que estamos isentos de termos momentos de tristeza e perturbações, no texto de salmos percebemos um homem de Deus, descrevendo o que está no seu coração, Asafe era diretor de música, ministrava no Santuário do Altíssimo, e mesmo assim ele descreve sua angustia e a necessidade de restauração da sua alegria e desejo pela vida, em muitas passagens Bíblicas vamos encontrar os heróis bíblicos, homens de grande fé, mas que em determinado momento foram perseguidos pela angústia e perda da vontade de viver, isso nos mostra que não somos os primeiros a passarmos por uma crise emocional.

Tudo começa no emocional, afeta o espiritual e finaliza no corpo, causando males que em muitos casos levam as pessoas a cometerem loucura, perdem completamente o sentido da vida, não reconhecem a existência do Deus vivo e são acometidos de enfermidades que pode finalizar com a perda da vida.

A alma anela por refrigério, e esse refrigério vem do Altíssimo, por isso precisamos buscar em Deus a completa felicidade nos guardando de sentimentos que trazem perturbações, um emocional fragilizado tem a capacidade negativa de permitir o crescimento da tristeza e conseqüentemente causa o abatimento do nosso espírito que por sua vez perde a comunhão com Deus, ao permitirmos a angústia abrimos portas para o sentimento de culpa, desejo de vingança, e sentimento de abandono.

Somos motivados a pensar que estamos nesta situação por que não somos dignos de desfrutarmos dos benefícios que Deus nos proporcionou. Quando isso acontece satanás tem a oportunidade de alimentar ainda mais esse sentimento destrutivo que invade o nosso ser e destrói a esperança de que receberemos a vitória que temos buscado em Deus.

Uma pessoa sem esperança não pode confiar na promessa de Deus, ela deseja agir por conta própria, uma voisa muito comum também é a pessoa angustiada buscar responsabilizar alguém e claro alimenta a vingança no seu coração gerando uma crise emocional gigantesca, esta vingança dar-se pelo desejo de ver o outro em uma situação pior a que ele se encontra, aumentando também a sensação de abandono, começamos a pensar, estou sozinho, ninguém se importa comigo, nem mesmo Deus tem se importado comigo.

Para uma pessoa que tem o Espírito Santo, é de suma importância que ela perceba que ela tem o que muitos gostariam de ter mais não sabem como ter, que é a presença real e gloriosa do Deus onipotente habitando no seu interior, invisível ao olho humano, porem presente e atuante na vida dessa pessoa.

Se permitimos que o nosso espírito venha conduzir nossa alma, veremos as coisas de um modo mais otimista, teremos uma perspectiva mais positiva e com certeza vamos perceber que temos o privilégio ímpar para desfrutarmos das obras maravilhosas que Deus criou, por que certamente o nosso espírito nos mostrará o milagre que Deus tem operado em nossa vidas, ele nos mostrará os livramentos que Deus nos tem dado dia após dia...

p/: Pr. Valdenir Soares






Nenhum comentário: