sexta-feira, 31 de julho de 2009

JESUS CURANDO O SEU INTERIOR

Image Hosted by ImageShack.us


“Senhor mil anos diante de vós, é como o dia de ontem, como uma só vigília da noite”. (Sl 89,4)
"Somos irmãos, mas somos diferentes uns dos outros, somos únicos e Deus quer cuidar pessoalmente de cada um de nós. Ele quer curar o nosso passado, o “eu” interior, as lembranças dolorosas na nossa mente consciente e inconsciente".
Muitas coisas vão se armazenando em nossa alma e vão gerando doenças, enfermidades em nosso corpo. O ódio, o rancor, a mágoa, a falta de perdão, dificultam muito o nosso relacionamento com a família, com as pessoas em geral e também com Deus.
Muitas pessoas têm dificuldades de aceitar seus pais, têm traumas que podem gerar dificuldades de aceitar Deus Pai…
Todos nós trazemos heranças de pecado, pois fomos gerados no pecado, e o mundo continua a nos oferecer caminhos que reforçam o pecado: a sensualidade, o egoísmo, a violência, a traição, a injustiça, o desamor…
Há uma troca de valores e passamos a viver estes valores, a conviver com tudo isto normalmente. E tudo vai entrando no nosso EU INTERIOR, vai refletindo na família, no trabalho, no dia-a-dia. Todos lutam para encontrar a paz e ninguém tem paz, todos lutam pelos seus direitos e ninguém quer ter deveres… Há uma desordem social.
Somos ingratos com Deus, com nossos pais, com os irmãos, conosco mesmos. Somos muitas vezes desleais, devassos… Tudo em conseqüência do pecado, e passamos a ser amigos do prazer e inimigos de Deus.
A cura interior gera a ordem interior e exterior. Ela é diferente de uma psicanálise ou de um tratamento psiquiátrico, onde abrimos o nosso coração para os homens.
Na cura interior, nós abrimos o coração para Jesus nos curar. Ele volta conosco ao passado e vai nos curando, nos libertado, removendo todas as lembranças dolorosas, ele vai curando as feridas no mais profundo de nosso ser, seremos, pela misericórdia de Jesus, pela nossa fé em seu poder, libertados de todas as cadeias, de todas as dores morais, psicológicas, seremos curados e livres para amar e servir a Deus e ao próximo…
Jesus Vem caminhar conosco nos primeiros dias de vida, os traumas de dores de barriga, de ouvido, de resfriado, febres, todo mal-estar físico e psicológico, toda lembrança dolorosa nos primeiros dias de vida, liberta-nos de todo ciúme, toda inveja das pessoas que nos rodeavam em criança, liberta-nos Senhor, obrigado. Vem Jesus, curar os tempos de escola, todo trauma da fase escolar, toda insegurança, repreensões, rejeições, castigos, gritaria, brigas, toda incerteza, incompreensões, desamores. Vem Senhor, curar estas feridas e suprir toda carência afetiva, toda solidão desta fase em cada um de nós. Obrigado Senhor Jesus.
Jesus perdoa nossos pais, professores, irmãos, amigos, nós queremos perdoá-los também, pedimos Senhor, que sejam eles libertados e curados de toda culpa e conseqüência de maus tratos para conosco, perdoa e tira um bem maior de tudo. Obrigado Senhor!…
Jesus cura toda nossa rebeldia, toda dúvida, incompreensão, incerteza, toda angústia, toda frustração, todo impacto sofrido na adolescência e juventude. O Senhor estava lá, nos conduzindo para que ninguém se perdesse. Cura em nós toda lembrança dolorosa, toda ferida de desamor. Supre, Senhor, toda carência afetiva. Obrigado Senhor. Houve em nossas vidas, muita mentira, muita desconfiança, muita confusão, por favor, Jesus, vem desprogramar em nossa mente, consciente e inconsciente, tudo o que é falso, tudo que é imperfeito e põe o Teu amor, a Tua santa e divina verdade, Tua santa e divina ordem em nosso EU INTERIOR, queremos que o Senhor faça parte de todos os momentos de nossas vidas e entregamos tudo a Ti, Senhor, nada nos pertence, tudo é Teu, muito obrigado Senhor.
Vem, Senhor Jesus, curar o nosso relacionamento, em todas as fases de nossas vidas, criança, juventude, adulta e velhice, cura Senhor todos os desencontros, decepções e frustrações familiares, profissionais, amorosas, no casamento, com os filhos, amigos. Senhor passamos por dificuldades financeiras, infidelidades, injustiças, perdoa a nós e aos nossos devedores, cura-nos Senhor, por compaixão. Obrigado Senhor!…
Vem Senhor Jesus, substituir todos os falsos valores pelos verdadeiros valores, pelas suas verdades. Vem Senhor nos fazer fiéis aos Teus ensinamentos e lições de vida. Vem Senhor, nos libertar de todo emocionalismo, de todo falso amor, de toda ambição, de toda sensualidade desordenada, toda impureza, salva-nos, cura-nos, dai-nos vida nova em Ti Senhor. Dá-nos aceitação de nós mesmos, que possamos, com Tua graça, aceitar todas as nossas fraquezas e defeitos. Tira de nós todo sentimento de culpa, todo remorso, dai-nos plena convicção desta libertação, desta cura completa e perfeita. E nós, renunciamos a todo pecado, tudo o que for falso, toda enfermidade e queremos aceitar o Teu amor curador e misericordioso. Queremos dizer que nós o amamos Senhor, e queremos pedir para que o Senhor continue caminhando conosco em todos os momentos de nossas vidas, agora e até a hora de nossa morte, amém! Glórias e Glórias a Ti Senhor Jesus!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

COMO CUIDAR DA NOSSSA VIDA EMOCIONAL

Vemos que através da vida de Jeremias, em Lamentações, que ele passou por muitas tribulações ligadas à alma, à dor do abandono de Deus.
Sabemos que para cuidar da vida espiritual, precisamos orar, jejuar, ler a Palavra de Deus. E da mesma forma acontece com a vida emocional.

Na verdade vemos que na Palavra de Deus não só Jó como Jeremias passaram por tribulações talvez bem piores que muitos de nós passamos.

Lemos no livro de Lamentações que, se Jeremias, um homem de Deus passou por isso, nós também podemos passar. E hoje o Deus quer nos dar a mesma estrutura que deu a Jeremias.

Precisamos estar atentos a determinadas colocações, a determinadas atitudes que o inimigo quer nos roubar, para ficarmos vulneráveis a ele. E Jeremias no livro de Lamentações dá-nos uma dica, nos mostra toda a sua dor, e ele diz que já perdeu toda a sua glória, inclusive a esperança no Senhor.
A esperança é o que nos mantém em contacto com Deus, que mantém você em saúde emocional.

E a esperança é muito importante nas nossas vidas.
Sabe como a esperança é quebrada em nossos corações??? Quando nós fazemos o que Jeremias fez. Sempre recordando-se das suas próprias desgraças.

Normalmente, o ser humano tem a tendência de se lembrar mais das coisas negativas do que das positivas. Vemos muito isso quando trabalhamos com terapia.

E isso é uma tendência do homem. Você sabia que para cada palavra negativa que o ser humano fala para ser esquecida, temos que falar 10 palavras positivas para que você esqueça a negativa??? Por isso é que durante a nossa infância nós ouvimos 100 vezes que éramos burros, imagine quantas vezes teremos de ouvir que não somos, para apagar a imagem negativa que ouvimos durante toda a vida?

Mas quero lembrar que Deus é um Deus de esperança. Quero dizer que se nós não tivermos esperança, não teremos vitória, sem esperança não teremos felicidade, sem esperança não teremos cura na sua alma. Você entende isto?

É muito importante na cura interior a confissão, de nos abrirmos uns com os outros, de compartilhar tanto as nossas dores como as vitórias, as alegrias. O ser humano foi feito por Deus para compartilhar. Deus nos fez assim, foi Deus. Esta necessidade foi dada por Deus. Deus quer que falemos das nossas dores, mas ele quer que as esqueçamos, ele quer tirar o poder da dor daquilo que nós passamos na vida. E Jeremias fez justamente o contrário, ele lembrou-se e se abateu. E é isso que acontece conosco.

Lembre-se, quanto mais você lembra das desgraças da sua vida, mas você fica abatido. Então esqueça a dor que já passou.

“Ah, então eu não posso lembrar-me?”
Pode, mas tem um momento que isso tem que ficar no seu passado. Por vezes tudo o que restou em nossas lembranças é a dor.

Então como vencer isso? E Jeremias depois descobriu isso.
“Quero trazer à memória aquilo que me dá esperança.”

Devemos procurar sempre falar para Deus as nossas dores: “
Senhor Deus, eu quero ser curado, eu quero lembrar das coisas boas que eu tenho passado, eu quero trazer à minha memória somente aquilo que pode me trazer esperança.”

E o que nos pode trazer as lembranças?

No livro de 2ª Samuel – a Bíblia fala das últimas palavras de Davi.

Davi fala de duas coisas importantes:


1º- Deus quer que todos prosperem na sua salvação. Salvação que recebemos pelo ato de Fé, acreditando em Jesus. Mas depois diz que nós desenvolvemos e prosperamos também a nossa salvação. E salvação prospera também? Sim. Deus prospera a nossa salvação e a nossa esperança.
Muitas pessoas ficam frustradas e desanimadas na vida. Sabe porquê? Porque perderam a esperança, que é muito importante para a nossa vida emocional.


Vamos refletir e pensar quando foi que perdemos a esperança.
Sabe o que te faz ter energia positiva como o mundo fala?
Sabe o que move o homem, a humanidade para continuar não só a sobreviver, mas a viver, a ter a verdadeira esperança que é tão importante na vida emocional?

É saber que Deus tem uma aliança eterna com você e comigo. Saiba isto de uma vez por todas. Deus nos ama e ele nunca nos deixará mal!

Se falarem mal de você, é porque você é um vencedor. Você sabia?
Falam mal muitas vezes porque as pessoas têm inveja. Sabia? Se você não deu motivo, então creia que se você tem esperança nesse mundo, você irá incomodar.
O mundo quer frustrar a nossa esperança.

Na Bíblia, o livro de Provérbios, capítulo 24 e versículo 14 fala de sabedoria.
E o que significa aqui sabedoria?

É você deixar para trás as coisas que lhe fazem mal, o antigo, o velho, deixar para trás a amargura, deixar para trás aquele ressentimento, apagar de verdade tudo.

E apagar tudo é quando você fala como Jesus falou:
“Oh Deus, perdoa, pois eles não sabem o que fazem.”
Quando Deus permite que algo lhe aconteça é porque Ele sabe que lá na frente iria acontecer algo. Deus não é um Deus de acidentes.

Muitos vivem uma vida cativa, mas na realidade estão mortos, porque perderam a esperança em Deus, no homem, na vida.
Pessoas que não confiam que Deus pode fazer o melhor para nós. Como alguém pode viver assim?

Zacarias convidou o povo de Israel: “Voltai, oh presos de esperança, voltai à fortaleza de Sião". Vamos voltar a Deus. Voltar a ter esperança. Sofrimento todos nós teremos, mas eles não apagarão a sua esperança que está em Deus.

Diga assim: “Senhor, eu quero trazer à minha memória o que pode me trazer esperança. Senhor, eu quero! Anula na minha vida hoje, todos os momentos de um passado de derrota. Eu quero libertar todas as pessoas que me traíram, que me fizeram mal, eu libero perdão e quero receber esperança, restaura a minha esperança o meu coração em nome de Jesus.

terça-feira, 21 de julho de 2009

QUEM PRECISA DE CURA INTERIOR?

Você se aceita assim como você é (aparência, limitações, cor, sexo, casado, solteiro, situação econômica). Ou usa de vários artifícios para mudar?

Se eu não gosto de mim dificilmente vou gostar dos outros.
É impossível agradar uma pessoa que não está contente consigo mesma.
Se você fosse desenhar a si mesmo, como se desenharia?
Você aceita as responsabilidades de ser homem ou mulher?
Aceita a si mesmo sem revolta?

Você se acha, ou acha que as pessoas lhe consideram uma pessoa amarga?

não tolera a si mesmO?
Está sempre de mau humor?

É difícil para você se aproximar de outras pessoas, estabelecer diálogos, romper ambientes?

Medo de rejeição (não ser aceito)?
Timidez? (esconde o verdadeiro "eu")
Carência?
Complexo de inferioridade?

Você está sempre na defensiva ou sempre no ataque? Desconfia de todos?

Por desconfiar fica na defensiva ?
Por desconfiar ataca?
Não se abre para relacionamentos?
É ferino?


Quando você vai numa reunião você vai cumprimentar os outros? Ou fica esperando que eles venham?

Fica observando quem não veio cumprimentar?
Fica chateado com isso.

Você acha que é demasiadamente tímido, áspero ou duro com os outros?

Se passa por humilde.
Sempre dá respostas grosseiras.

Você usa com freqüência ironias, zombarias, sendo ferino em suas observações?(Sarcástico)

Faz caretas trejeitos
É irreverente

Você usa ares de suficiência, prepotência com os outros? (Auto-suficiência)

Não existe complexo de superioridade. Isso é apenas uma capa para esconder um sentimento de inferioridade e insegurança

Você tem dificuldade de olhar nos olhos das pessoas para conversar?

Medo de se expor
Pode estar escondendo algo

Você faz caretas, trejeitos ao conversar? É hipócrita, superficial? (fermento, máscara para impressionar)

Hipócrita - ator
Você é o que é na sua intimidade (em casa)

Você acha que as tarefas que os outros fazem são sempre mais importantes que as suas?

Nunca está contente com o que faz.
Se acha sem valor.


terça-feira, 14 de julho de 2009

COMO TER A ALMA LIVRE E APEGADA AO SENHOR





Sl 63:8
A minha alma apega-se a ti; a tua mão direita me sustém.



Davi registra neste salmo maravilhoso que sua alma estava apegada ao Senhor. Por sinal, a alma de uma pessoa pode estar cativa por muitas coisas – e para que ela possa estar verdadeiramente apegado ao Senhor, precisa primeiro ser tratada e liberta de toda espécie de cativeiro.

Proponho que cada um de vocês busque viver no nível que Davi viveu diante do Senhor. Para tanto, procure hoje, à luz da Palavra, identificar os possíveis cativeiros que prendem sua alma. Decida ter a alma livre de todo e qualquer cativeiro para então “apegar-se ao Senhor”.
Eis alguns exemplos do que pode tornar a alma cativa e afastá-la do Senhor:

a) Bens – a avareza é denunciada como idolatria, uma prisão para a alma. Em Mateus 19.16ss, Jesus desafiou um homem a libertar-se do apego aos bens, recomendando que vendesse todos os bens e distribuísse aos pobres e que, então, viesse a segui-lo. O apego do homem aos bens era tal que foi-se embora tomado de tristeza. Quem é apegado aos bens, conforme a Palavra ensina, é insatisfeito. Por isso o mesmo salmista alerta: ... se as suas riquezas aumentam, não ponham nelas o coração (Sl 62.10). Jesus tinha a alma livre destes cuidados. A carteira de Jesus ficava aos cuidados de um discípulo desonesto. O cartão de crédito de Jesus era a boca de um peixe! (Mt 17.27).

b) Mundo – em II Tm 4.9, temos o lamentável registro de que Demas, discípulo de Paulo, abandonara as fileiras “amando este mundo”. O apóstolo João registrou que a “não podemos amar o mundo nem o que nele há” e resumiu as cadeias que o mundo usa para prender: a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens (I Jo 2.15-17). Jesus tinha a alma livre destas cobiças. O apóstolo Paulo registra em Fp 3.7-8, que considerava todas as coisas “como esterco”, para poder ganhar a Cristo!

c) Sucesso – trata-se da “cobiça pelo primeiro assento na sinagoga ou pelo lugar de honra no banquete”, conforme as palavras de Jesus: Quando notou como os convidados escolhiam os lugares de honra à mesa, Jesus lhes contou esta parábola: Quando alguém o convidar para um banquete de casamento, não ocupe o lugar de honra, pois pode ser que tenha sido convidado alguém de maior honra do que você. Se for assim, aquele que convidou os dois virá e lhe dirá: Dê o lugar a este. Então, humilhado, você precisará ocupar o lugar menos importante. Mas quando você for convidado, ocupe o lugar menos importante, de forma que, quando vier aquele que o convidou, diga-lhe: Amigo, passe para um lugar mais importante. Então você será honrado na presença de todos os convidados. Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado. (Lc 14.7-11). Ananias e Safira foram vitimados por conta de suas almas estarem cativas por esta ambição, conforme Atos 5. Jesus mostrou ter sua alma livre quando não se importava em ser visto com pecadores, publicanos, leprosos.

d) Traumas – são feridas na alma. Cada ferida é uma prisão na alma. O campo dos sentimentos é onde residem as mais terríveis prisões para a alma. Uma alma livre é uma alma curada, tratada. (Jesus demonstrou sua alma livre mesmo quando na cruz, em meio a tanto sofrimento e escárnio, orando ao Pai em favor daqueles que o agrediam!).

Há um teste para saber se sua alma é curada e apegada ao Senhor. Chamo este teste de “o teste da madrugada sem sono”. Quando foi a última vez que você despertou de madrugada e ficou deitado sem conseguir dormir? Em que você ficou pensando? Remoendo sentimentos não resolvidos? Lembrando de momentos difíceis da infância? Tramando vingança? Imaginando o pecado?

Quando se tem a alma livre e apegada ao Senhor você experimenta o que Davi relata no Salmo 63.6: Quando me deito lembro-me de ti, penso em ti durante as vigílias da noite. Você tem pessoas querendo mata-lo? Pois Davi afirma neste mesmo Salmo que tinha inimigos que tramavam sua morte e que mentiam a seu respeito (vs. 9-11). À noite ele não ficava imaginando a derrota e o sofrimento dos seus inimigos. Sua alma não era pequena a este ponto. Ele se lembrava do Senhor. Jesus é o nosso exemplo, nosso padrão. Ele tinha a alma livre, curada e apegada a Deus.

Vamos refletir no Salmo 63 e encontrar nele algumas evidências que apontam uma alma livre e apegada ao Senhor:

i) Quem tem a alma livre e apegada ao Senhor busca e adora ao Senhor naturalmente. Isto é evidente no testemunho dos dois primeiros versos do Salmo:

Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente. A minha alma tem sede de ti!

Todo o meu ser anseia por ti...

Quero contemplar-te no santuário e avistar o teu poder e a tua glória.

ii) Quem tem a alma livre e apegada ao Senhor reconhece no amor de Deus um motivo para adora-lo para sempre! Eis os versos 3 e 4:

O teu amor é melhor do que a vida! Por isso os meus lábios te louvarão.

Enquanto eu viver te bendirei, e em teu nome levantarei as minhas mãos.

iii) Quem tem a alma livre e apegada ao Senhor alegra-se no espírito com uma alegria que não é limitada pelas circunstâncias. Eis o testemunho de Davi nos versos 5 e 7:

A minha alma ficará satisfeita como quanto tem rico banquete; com lábios jubilosos a minha boca te louvará. (...) Porque és a minha ajuda, canto de alegria à sombra das tuas asas.

Sobre esta questão da alegria há muito que dizer. Jesus era alegre – em João 17.13, Ele orou assim: Agora vou para ti, mas digo estas coisas enquanto ainda estou no mundo, para que eles tenham a plenitude da minha alegria. Você já desfruta da “plenitude de alegria” do Senhor?

Quando o anjo anunciou aos pastores que estavam nos campos próximos a Belém o nascimento de Jesus quais foram as recomendações? Observe: Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. (Lc 2.10-11).

A vida de quem tem a alma livre e apegada ao Senhor é cheia de alegria. Eis a recomendação de Paulo em Fp 4.4: Alegrem-se sempre no Senhor (apegados ao Senhor). Novamente direi: alegrem-se! Neste texto o apóstolo revela sua alma livre e apegada ao Senhor ao testemunhar que sua alegria não era condicionada às circunstâncias. Nos versos 12 e 13, ele afirma: Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.

Os Salmos de Davi são repletos de menções à alegria e à celebração. Ele instruiu o povo de Deus 102 vezes nos salmos com expressões do tipo: grite com alegria, cante com alegria, salte com alegria, alegre-se. Alegria é um tema central na Bíblia. As palavras “alegre”, “alegrem-se”, “regozijar” e “exultar” aparecem cerca de 450 vezes na Bíblia. No Antigo Testamento o povo de Deus recebeu a ordem de fazer celebrações em várias festas religiosas.

Este é o tempo de você orar e submeter sua alma a tratamento. É preciso ser alguém tratável e ensinável para alcançar uma alma livre. Uma alma doente não consegue ser apegada ao Senhor. Hoje, o Senhor quer leva-lo a um nível mais profundo de cura.


Pr. Paulo Petrizi