terça-feira, 31 de julho de 2012

ESTAIS APERCEBIDOS !!! LIDERANÇA DOENTE, IGREJA FERIDA


“... porque as suas transgressões se avolumam, multiplicaram-se as suas apostasias”. – Jeremias 5:6b.
 ...Para refletirmos e orarmos...
O fato de muitos daqueles que aceitam as boas novas do Evangelho não permanecerem na igreja, e, às vezes, se afastarem da fé é bem conhecido. A maioria dos cristãos, porém, não tem muita consciência do número de líderes que têm de uma forma ou outra, naufragado no exercício do ministério.

Veja abaixo, os resultados de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos para traçar um panorama dos problemas da atividade pastoral...
- 70% dos pastores admitem sofrer de depressão e estresse.
- 80% deles sentem-se despreparados para o ministério.
- 70% afirmam só ler a Bíblia quando precisam preparar seus sermões.
- 57% deixariam suas igrejas locais, mesmo se fosse para um trabalho secular, caso tivessem oportunidade.
- 40% já tiveram casos extraconjugais.
- 30% reconhecem ter reduzido as próprias contribuições às igrejas após a crise financeira.
... E avaliar as conseqüências disso:
- 1,5 mil pastores deixam o púlpito todos os meses.
- 5 mil religiosos buscavam emprego secular no ano de 2009, mais do que o dobro do que ocorria em 2005.
- 2 a 3 anos de ministério é o tempo médio em que os pastores deixam suas igrejas, sendo em direção a outras denominações ou não.
Publicado na revista Cristianismo Hoje, edição 28, ano 5 – 2012.
Agora no Brasil:
- Estima-se que haja hoje, apenas no Brasil, entre 30 a 40 milhões que um dia frequentaram alguma igreja evangélica.
- Uma igreja de 10 anos que manteve a média de 200 membros viu passar por seu rol o dobro desse número. Isto é, 400 pessoas que passaram por essa igreja estão desviadas hoje.
- A porcentagem de desviados que retorna à igreja não passa de 10% no Brasil.
- Entre 60% e 70% dos desviados não receberam qualquer visita de líderes ou membros quando decidiram sair da igreja.
- Entre 40% a 50% receberam de uma a três visitas, que se revelaram na maioria das vezes de cobrança e condenação.
- Hospícios e presídios são os lugares de destino de boa parte dos desviados.
- De cada 10 andarilhos, 3 frequentaram uma igreja evangélica um dia.
- A maioria dos desviados (acima de 50%) é afetada pelo ressentimento com sua liderança.
                                                                          
  Publicado na Revista Impacto, Edição 31, ano 5 – 2003.
O que os jovens “evangélicos” pensam? (Pesquisa realizada por uma ONG – Botucatu – SP - entre 877 jovens, sendo 186 “evangélicos”).

- 50% dos jovens evangélicos acham certo ir à balada.
- 53% dos evangélicos acham certo “FICAR”
- 41% dos evangélicos concordam com sexo no namoro.
- 40% dos evangélicos concordam em manter a virgindade até um namoro sério e 10% até uma “boa ficada”.
Publicado na Revista Impacto, Edição 40, ano 7 – 2005.
Preocupante, não?
Portanto, amados, sejamos hábeis em defender nossa salvação dia após dia seguindo o conselho do apóstolo Paulo que disse: “Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro” – (Romanos 8:36).
...Ou ainda, do mesmo Paulo: “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia”(I Coríntios 10:12).
visite: www.vozdotrono.com.br
 Por Vilson Ferro Martins

quarta-feira, 25 de julho de 2012

DAI GRAÇAS POR TUDO!!! MINHA ALMA ESPERA POR TI

O  texto a seguir foi extraído das mensagens diárias do Ministério Voz do  Trono que nos chega através de e-mail e colocamos a disposição dos  nossos queridos leitores, que assim como nós fomos edificados com esta  mensagem também possam ser edificados. Recomendamos a darem uma passada  no site deste Ministério www.vozdotrono.com.br
"E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai". - (Colossenses 3-17).
Se fosse para nós aplicarmos um valor numa escala para determinar o grau de nossa satisfação em relação a nossa própria vida, que número atingiria? Estaríamos mais satisfeito ou menos satisfeito com ela e o que realizamos através dela?
Uma coisa é certa: a razão da maior parcela de fracasso nas pessoas, é porque fazem e executam tudo em suas vidas para si mesmas, pensando em si mesmas, buscando um fim em si mesmo e assim contrariam a vontade de Deus que disse: “Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”(João 15:5)
Trabalham para si mesmas, estudam para si mesmas, criam filhos para si mesmos, constroem para si mesmas, pensam por si mesmas... Suas vidas são egocêntricas!
De um modo geral as pessoas são condicionadas desde quando nascem a viver uma vida egocêntrica, uma vida mesquinha, cujo importante é ser o melhor, não importando como, dando origem a muita competição e pouco respeito pelo seu semelhante, conseqüentemente sonegando a comunhão. Essa conversa de que o importante é competir e não chegar em primeiro é pura balela. Todos querem é chegar primeiro sim e nem que para isso os meios justifiquem o “fim”.
Por outro lado, essa competição desenfreada cria um escudo protetor nas pessoas, isolando-as de Deus. A ideia é assim: O importante é o que eu penso, o que eu falo, o que eu faço, etc., gerando uma ingratidão tremenda... e se não vigiarmos, os próprios filhos do Altíssimo acabam caindo nessa armadilha diabólica.
O falar ou o fazer TUDO em nome do Senhor se torna muito estranho. Quantos que fazem votos de serem mais amáveis com seu cônjuge e com o próximo; ajudarem outros; ler toda a Bíblia durante o ano; congregar firme numa igreja; contribuir de forma mais efetiva com suas vidas... e já no dia seguinte se esqueceram de seus votos, pois o mundo e as coisas do mundo clamam mais fortes dentro de suas vidas, desvirtuando-os.

Os ímpios podem até viver assim, todavia, isso não faz parte do cristianismo.
Vamos dar a ELE louvores também pelas coisas simples da vida. Veremos como a cada dia Ele colocará maiores tesouros em nossas mãos, pois como Ele mesmo afirma: "seja fiel no pouco e sobre o muito te colocarei". (Lucas 16:10)!  
Louvemos a Deus! A alegria do Senhor é a nossa força. (Neemias 8:10).
É oportuno não esquecermos de que nossos esforços, quer por palavras ou por ação estão sendo vistos pelo Pai e que a graça deve sempre esta envolvida.
por Vilson Ferro Martins
 (Salvo citação contrária, todos os textos bíblicos são da Bíblia Sagrada - João Ferreira de Almeida - Edição Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original.)
 

segunda-feira, 9 de julho de 2012

SUA ALMA ESTÁ ABATIDA? CANTE LOUVORES!!!

O  texto a seguir foi extraído das mensagens diárias do Ministério Voz do  Trono que nos chega através de e-mail e colocamos a disposição dos  nossos queridos leitores, que assim como nós fomos edificados com esta  mensagem também possam ser edificados. Recomendamos a darem uma passada  no site deste Ministério. 

Vocês irão gostar!!! (MCJ)   www.vozdotrono.com.br

"Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face". - (Salmo 42.5. )
 

Alguém estar abatido é até comum, haja vista tantas situações perturbadoras que nos rodeiam; agora, perguntar a própria alma por que ela se encontra abatida, isso é ato um tanto reflexivo.

Encontramos tal declaração por duas vezes no Salmo 42 e novamente a mesma é repetida no Salmo 43.5, logo, a instrução É importante e, corações perturbados e almas abatidas devem levar em consideração tal diretiva.

Segundo os estudiosos da Bíblia, a expressão do hebraico traduzida em português como "estar abatido" significa literalmente "curvar-se até embaixo", "sentar-se no chão como um pranteador", e "inclinar-se totalmente em profundo gemido e lamento". É a expressão de uma completa entrega por parte de alguém até o pó.

Era assim que o homem segundo o coração de Deus - Davi - se encontrava. Ele demonstra toda a sua tristeza e perturbação, compartilhando momentos de infelicidade e também as circunstâncias que estavam contribuindo para isso. Como podemos notar o salmista não era diferente de nós. Ele também padecia com os infortúnios deste mundo.

Creio que em todas as épocas e principalmente nos nossos dias muitas pessoas passam por experiências semelhantes à do escritor sacro.

É frequente o número de pessoas que buscam ajuda "profissional" a fim de que saiam do seu estado de infelicidade, desânimo e abatimento. Fatos da vida cotidiana que antes eram fonte de prazer, agora parecem não ter significado algum.

No Salmo 42:1, a alma do salmista, deprimida, anseia por Deus como o cervo anseia pelas correntes de águas. No versículo 2 ele continua: "A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo"

Interessante que mesmo a intensa angústia, a sede dele CONTINUA sendo para com o Deus vivo. Ele não procura outra coisa, senão, dar ordens a própria alma que não se abata dentro de si e quem nem seu coração se perturbe, pois, a salvação vem do Senhor

Tantas outras situações, que na nossa ótica poderia resolver o problema. Ele procura Deus. Tem sede do altíssimo.

Uma grande ajuda para os nossos conflitos psíquicos e espirituais é sem dúvida saciar essa sede de Deus, ir ao Seu encontro.

Que a Palavra de Deus, dita pela boca do salmista seja nossa realidade de vida. "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia"
- (Salmo 46:1.)